Transformar uma dacha não exige muito esforço; um canteiro de flores vibrante e original pode tornar o local mais pitoresco. Paisagistas costumam cuidar dessas transformações, mas você também pode criar belos canteiros de flores perenes por conta própria, sem a ajuda de um profissional.
Benefícios das plantas perenes
Razões para escolher plantas perenes para criar um canteiro de flores:
- As plantas perenes crescem e florescem novamente ano após ano.
- Elas se reproduzem por rizomas, sementes e brotos, então será possível expandir o canteiro de flores ou formar um novo.
- Elas exigem cuidados, mas não precisam ser plantadas todos os anos, pois as raízes não morrem, apenas a parte aérea das plantas.
- As plantas perenes não esgotam o solo.
- Muitas plantas perenes possuem propriedades medicinais; ao plantá-las, você pode criar seu próprio kit de primeiros socorros ecológico.
O que levar em consideração ao escolher plantas perenes para um canteiro de flores.
Para decorar com sucesso o seu jardim com um belo canteiro de flores perenes, você precisa considerar algumas regras:
- Todas as flores selecionadas para o canteiro devem se desenvolver bem no solo disponível. Solo fértil é adequado para tremoços e campanulas. Ásteres e milefólio, que preferem solos pantanosos, não devem ser plantados junto com elas.
- Não se esqueça da topografia natural do local. Elevações, planícies e diversas características do terreno podem ser usadas a seu favor na criação de arranjos florais.
- As plantas perenes devem ser adaptadas a uma determinada zona climática.
- Ao plantar, leve em consideração as preferências de luz das plantas. Evite colocar plantas perenes que gostam de sol na sombra.
- As plantas não devem ser plantadas muito próximas umas das outras para evitar problemas de crescimento.
https://youtu.be/_uzfzk9l7QU
Você também pode se interessar por:Tipos de canteiros de flores
Um belo arranjo floral pode ser criado não apenas em um canteiro de flores no sentido tradicional. Canteiros de flores vêm em uma variedade de estilos e formatos. Vamos dar uma olhada em alguns deles.
- Canteiro de flores.
Consiste em uma estreita faixa de flores de diversas espécies. É plantada ao longo de cercas e muros de casas.
- Fronteira.
Este é um canteiro de flores singular. Plantas rasteiras, dispostas em faixa, margeiam caminhos e trilhas. Sugere a presença de uma ou duas variedades de flores.
- Vaso de flores.
Elas podem ser movidas para diferentes locais da propriedade. Trepadeiras e plantas perenes incomuns são adequadas para vasos.
- Arabesco.
Um desenho floral geométrico original. Incorpora não só flores, mas também cascalho, pedras e seixos.
- Jardim alpino ou jardim de pedras.
A composição apresenta uma combinação de flores, formações rochosas artificiais e pedras grandes. Plantas trepadeiras também são utilizadas. O projeto é adequado até mesmo para um terreno de tamanho modesto.
- Mixborder.
As plantas que compõem o canteiro florescem em épocas diferentes, fazendo com que ele se transforme ao longo das estações. Esse tipo de canteiro é organizado em pontos isolados ou grupos.
Um vídeo sobre o processo de criação de um canteiro misto ajudará você a recriar o mesmo canteiro vibrante em seu próprio jardim.
Você também pode se interessar por:Combinações de cores em um canteiro de flores
Para criar um canteiro de flores bonito e harmonioso com as próprias mãos, vale a pena considerar combinações que sejam agradáveis aos olhos.
- Monocromático. Um canteiro de flores é plantado com plantas da mesma cor, mas em diferentes tonalidades. Ao criar um canteiro de flores perenes, você pode adicionar toques vibrantes e divertidos com plantas de cores variadas.
- Tons de branco. O branco também fica ótimo combinado com azul. Combinações de cores adequadas incluem margaridas, campânulas e tulipas.
- Gradiente. Para criar uma transição suave de uma cor para outra, plante plantas perenes de cores vibrantes no centro, rodeadas por plantas mais claras, e plantas ainda mais claras nas extremidades.
- Por exemplo, coloque flores vermelhas ao redor do centro, flores laranjas, e plante flores amarelas nas bordas.
- Tons de rosa, roxo e lilás ajudam a criar um tema romântico.
Canteiros de flores em terraços
Um dos canteiros de flores perenes mais espetaculares é o canteiro em terraços. Sua aparência única é alcançada pela seleção de plantas de alturas variadas. Esse tipo de canteiro não só é bonito, como também proporciona condições confortáveis para todas as plantas, evitando a competição.
Uma opção de design vantajosa para todos:
- Plantas altas são plantadas no centro.
- Ao lado deles encontram-se representantes da flora de porte médio.
- O canteiro de flores é emoldurado por gramíneas rasteiras.
Criando um canteiro de flores na Sibéria
As plantas perenes preferem um clima temperado. Em condições extremas, onde o solo congela, nem todas as espécies prosperam e acabam morrendo. No entanto, existem plantas perenes que prosperam no clima siberiano.
Tradicionalmente, na Sibéria, criam-se canteiros de flores em três níveis. Isso garante um jardim florido durante toda a estação. O efeito de floração contínua é obtido plantando-se plantas perenes em épocas diferentes. Assim, quando algumas terminam de florescer, outras começam a florescer.
- Primeiro nível. Plantas com até 30 cm de altura. Essas plantas são usadas para cercar árvores e delimitar caminhos. Geralmente são as primeiras a florescer. Plantas de porte baixo incluem lírio-do-vale, amor-perfeito e prímulas.
- Segundo nível. Altura inferior a 0,5 m. Tamanho médio: tulipa, narciso, íris reticulada, escila.
- Terceiro nível. Altura superior a 50 cm. Podem ser arbustos ou flores altas isoladas. Entre as mais altas estão a galium verum, o áster-da-nova-inglaterra e o flox.
Lindos projetos de canteiros de flores com plantas perenes.
Antes de plantar flores, é importante considerar como o canteiro ficará. Para isso, crie um diagrama mostrando a localização, os períodos de floração e as tonalidades das plantas selecionadas.
Exemplos de projetos simples para criar belos canteiros de flores perenes que qualquer iniciante pode fazer em casa:
Plano nº 1
Uma opção de canteiro de flores simples, porém harmoniosa:
- Phlox paniculado em tons de rosa.
- Astilbe rosa.
- Lírio-de-um-dia roxo-prateado.
- Heuchera com folhas cor de lavanda.
- O gerânio é magnífico.
Todas as plantas incluídas no diagrama da foto florescem no outono e começam a florescer em julho ou maio.
Você também pode se interessar por:Plano nº 2
Um canteiro de flores composto por plantas perenes de alturas variadas:
Plano nº 3
Um arranjo floral, disposto em diferentes tons da mesma cor, fica harmonioso quando as combinações são bem escolhidas.
Atenção! Se você não gostar da combinação de plantas perenes resultante no seu canteiro, não se preocupe. Você pode substituir algumas plantas por outras para obter o resultado desejado.
Plano nº 4
Canteiros de flores feitos com formas simples ficam atraentes e são fáceis de criar.
Utilizando um formato de coração como base e plantando flores de porte baixo ou médio ao redor de seu perímetro, você pode criar um canteiro de flores espetacular.
Evite usar plantas altas para criar as formas, pois a beleza completa do canteiro não pode ser apreciada sem vê-lo de cima. Flores grandes são adequadas para o contorno do coração. Flores pequenas em vários tons podem ser usadas para preencher o centro.
Plano nº 5
Esta ideia de canteiro de flores em formato de ilha é adequada para iniciantes, sendo fácil de criar e manter.
Criar um canteiro de flores assim não leva muito tempo e não exige delimitação precisa das plantas. A paleta de cores pode ser variada. Usar cores diferentes cria uma sensação natural, mas um design monocromático também é aceitável.
Ao criar um canteiro de flores como esse, é importante selecionar plantas perenes não apenas pela cor, mas também pela altura. Um jardim composto inteiramente por plantas baixas ou altas perderá seu encanto. A chave para o sucesso é ter plantas perenes de alturas variadas.
Plano nº 6
Uma opção bonita e simples para canteiros de flores perenes:
- Rosa híbrida de chá.
- Seringa.
- 3 esporas-de-cavaleiro.
- 5 floxes paniculados.
- 5 sinos com folhas de pêssego.
- 5 pétalas pequenas.
- 4 gerânios majestosos.
- 4 punhos macios.
Considerando as especificidades da construção de um canteiro de flores, você pode tentar criar seu próprio projeto e implementá-lo em seu terreno com suas próprias mãos.
Existem vários tipos de canteiros de flores:
- Unilateral. Plantas altas ocupam o fundo, deixando plantas baixas na frente.
- De dupla face. Sua principal diferença em relação a outros tipos é o centro, preenchido com plantas perenes altas, enquanto as laterais são destinadas a plantas mais baixas. A simetria não é obrigatória.
- Simétrico. Possui uma forma definida, mantém a simetria em torno do centro e está localizado entre dois caminhos ou passarelas.
- Assimétrico. Representa uma alternância de culturas de porte baixo e alto.
- Intermitente. Se as plantas forem muito altas, deixam-se espaços entre elas para plantas perenes mais baixas. Pedras planas e ladrilhos separadores também são aceitáveis. Esse tipo de decoração pode ser feito de granito com acabamento em madeira. Até mesmo folhagens podem ser usadas para criar bordas. É importante mantê-las limpas e organizadas para garantir que a borda permaneça agradável aos olhos.
Ao plantar um canteiro, lembre-se de que, em canteiros de flores perenes, onde manter limites bem definidos é importante, pequenos espaços podem ser deixados e preenchidos com plantas anuais. Isso se deve à tendência das plantas perenes de se espalharem com o tempo. Ao capinar, regar e fertilizar, você pode manter seu canteiro de flores com a melhor aparência possível até a chegada da geada.
Após adquirir experiência valiosa na criação de canteiros de flores simples, você pode ir além e explorar abordagens criativas para o seu design. Vale a pena usar a sua imaginação e criar composições originais, dando vida às suas ideias florais mais ousadas.
Você também pode se interessar por:Ideias originais para canteiros de flores perenes
Inspire-se para criar canteiros de flores perenes belíssimos e atraentes para o seu próprio jardim, observando fotos de canteiros espetaculares e únicos que decoram propriedades de outras pessoas.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso