O gladíolo é uma planta singular pertencente à família dos bulbosos. Durante a floração, encanta os jardineiros com suas flores delicadas e vibrantes. O gladíolo floresce de meados de julho a meados de agosto. Após esse período, os bulbos são desenterrados e armazenados em uma adega ou geladeira, onde passarão o inverno até estarem prontos para serem plantados novamente.
Para garantir que os bulbos de gladíolo sejam armazenados até o próximo plantio, não sejam afetados por doenças e encantem os jardineiros com floração abundante, é necessário seguir algumas das seguintes regras:
- Os gladíolos não florescem abundantemente no mesmo local por dois anos consecutivos. Depois que os bulbos forem transferidos de um local frio para um local quente para germinação, é hora de começar a procurar um local adequado para o plantio.
- A longevidade dos bulbos de gladíolo depende de quão bem eles são selecionados para o clima da região. Por exemplo, variedades que gostam de calor morrerão e não sobreviverão ao inverno se tiverem sido cultivadas anteriormente em climas frios.
- Bulbos de plantas adultas e plantas jovens não devem ser plantados próximos uns dos outros, pois as plantas mais velhas não permitirão que as plantas jovens se desenvolvam.
- A profundidade de plantio do bulbo é crucial. Isso depende da composição do solo e do diâmetro do bulbo. Em solos leves, a profundidade de plantio deve ser de, no mínimo, quatro vezes o diâmetro do bulbo, e em solos pesados, não mais que três vezes.
- Antes do plantio, as escamas dos gladíolos são removidas. Isso permitirá que a planta alcance a luz solar mais rapidamente.
- A rega dos gladíolos plantados é feita em dias alternados, na ausência de chuva.
- Para tornar a planta menos suscetível a doenças, ela é plantada em uma área ensolarada e bem ventilada.
- Assim que o gladíolo produzir suas primeiras flores, a rega deve ser reduzida para uma vez por semana e apenas à noite, quando o clima estiver mais fresco. A rega deve ser generosa. Pouca água é mais prejudicial ao gladíolo do que nenhuma água.
Após as últimas flores do gladíolo murcharem, você pode começar a colher os bulbos. Isso geralmente acontece a partir da primeira quinzena de setembro. Para isso, desenterre a flor, corte o caule rente ao bulbo e coloque o tubérculo em um local fresco e bem ventilado para secar.
Antes de secar os bulbos, é uma boa ideia tratá-los com agentes antibacterianos. Os mais populares entre os jardineiros são Maxim, Fitosporin e uma solução de permanganato de potássio.
Assim, os bulbos foram tratados contra doenças, secos e armazenados em local fresco, em caixas de papelão, para passarem o inverno onde ficarão até o próximo plantio. Verifique se há bulbos doentes pelo menos uma vez por mês.
Quando devo retirar os gladíolos do armazenamento de inverno? Retire os gladíolos da geladeira três semanas antes do plantio. Primeiro, remova as escamas. Isso facilitará a brotação dos caules e será mais fácil determinar a condição do material de plantio que passou o inverno em repouso. Se forem encontrados exemplares doentes, as áreas afetadas devem ser cortadas até atingir o tecido saudável e os cortes devem ser tratados com verde brilhante ou carvão ativado triturado.
Antes do plantio, é útil mergulhar os bulbos em uma solução antibacteriana por 20 minutos e depois secá-los completamente. Guarde os bulbos em um local aquecido, com os brotos voltados para cima, até o momento do plantio. Em um ambiente aquecido, eles brotarão imediatamente, revelando quais bulbos são adequados para o plantio.
As plantas podem ser plantadas no início de maio e encantarão o jardineiro com sua floração já no início de julho.
A flor possui uma beleza interessante. Eremuro, sobre o qual sugerimos que você aprenda aqui.

Poda, desenterramento dos gladíolos no outono e armazenamento para o inverno.
Como armazenar gladíolos em casa no inverno
Como controlar tripes em gladíolos
Gladíolos: Plantio e Cuidados em Campo Aberto