Mudas de zínia - 19 passos desde o plantio das sementes até a floração em local definitivo.

Zínias

Para garantir que as zínias comecem a florescer no seu canteiro o mais cedo possível, você deve plantar as sementes em ambiente interno. Primeiro, começamos com mudas e, em seguida, transplantamos para o local definitivo quando o clima estiver mais estável. Vamos ver como e o que fazer corretamente. Mas primeiro, vamos falar sobre a época de semeadura, pois é importante considerar vários fatores:

  • calendário lunar 2024;
  • a região em que você mora;
  • variedade de cultivo;
  • Previsão do tempo feita por meteorologistas para os próximos dias.

O processo em si é bastante simples se você seguir as regras e os erros comuns descritos no final. Até mesmo um iniciante consegue fazer! Garantimos!

Você só lida com flores:
Sim
0%
Não, ainda são vegetais.
50%
E frutos silvestres
0%
A todos em geral!
50%
Votou: 2

Descrição

Esta flor anual pertence à família Asteraceae. A planta é nativa do México, o que determina em grande parte suas necessidades de cultivo. A altura e a cor das folhas variam de acordo com a variedade, assim como a precocidade de maturação.

As fotos confirmam a diversidade de espécies e variedades dessa cultura:

Observação!
A zínia foi a primeira flor a desabrochar na estação espacial, daí o segundo nome da planta: major.

Plantar zínias a partir de sementes em casa é mais comum, pois resulta em floração exuberante e bonita e, o mais importante, na floração mais precoce possível.

Naturalmente, semear a cultura diretamente em solo aberto em meados ou no final de maio (já que é suscetível a geadas recorrentes) é muito mais fácil. No entanto, a floração começará mais tarde (em agosto) e será mais esparsa.

A melhor época para transplantar as mudas para o local definitivo é entre o final de maio e o início de junho. Nessa altura, as temperaturas já estarão estáveis ​​em todo o país. Recomenda-se consultar a previsão meteorológica com antecedência.

As mudas estarão prontas para o transplante para os canteiros e para o exterior em 4 a 6 semanas. Nessa altura, deverão surgir botões inchados nos arbustos.
Observação!
Se você deixar as flores dentro de casa por muito tempo, as plantas irão desacelerar o crescimento após o replantio, pois as paredes do vaso provavelmente impedirão o desenvolvimento adequado das raízes.

Recomendações do calendário lunar

Se você seguir também as recomendações do calendário lunar para 2024, a probabilidade de cultivar mudas bonitas e fortes aumenta. A influência da Lua em todos os processos vitais da Terra é conhecida desde a antiguidade.

Lua
Mês Dias favoráveis ​​para semeadura e transplante
Fevereiro 12-22
Marchar 12-23
abril 10-22
Poderia 10-21
Junho 8-20

Dependência regional

As zínias florescem de 60 a 80 dias após a germinação. Com base nisso, é fácil calcular o período de semeadura para qualquer local.

  1. Em Moscou e na região de Moscou, bem como na região central da China, o plantio começa em meados de março.
  2. O clima na região de Leningrado é mais rigoroso, por isso o trabalho começa no final de março.
  3. Nas regiões do sul, as zínias são semeadas como mudas a partir de fevereiro e em campo aberto a partir do final de abril.
  4. Em regiões frias (Urais, Sibéria e Extremo Oriente) – no final de março ou início de abril. Transição para junho. Prioridade é dada às espécies e variedades de maturação precoce.

Também seria uma boa ideia verificar a previsão do tempo para garantir que as plantas jovens não sejam danificadas por ondas repentinas de frio.

Dias desfavoráveis

Os períodos de Lua Nova e Lua Cheia são desfavoráveis ​​para qualquer trabalho. Nenhuma movimentação de terra deve ser realizada durante esses períodos, assim como nos dias anteriores e posteriores a eles.

Este ano, é:

  • Fevereiro: 9-11, 23-25.
  • Março: 9-11, 24-26.
  • Abril: 7-9, 23-25.
  • Maio: 7-9, 22-24.

Todas as outras datas são neutras.

Dicas para cultivar flores

As zínias não agradam a todos, pois têm uma estrutura única e exigem condições de cultivo exigentes. Condições climáticas adversas (frio ou chuvas frequentes) podem deteriorar rapidamente sua aparência.

Solo adequado

A zínia requer solo fértil em todas as fases do seu desenvolvimento. O solo deve ser solto e permitir a livre circulação de oxigênio. Para um crescimento vigoroso, a planta necessita de alta umidade e um pH entre 7,0 e 8,0.

Observação!
Não é possível cultivar essa planta em solo argiloso.

Para um desenvolvimento adequado, a planta necessita de solo nutritivo e bastante adubo. A melhor opção é adicionar adubo líquido para flores ornamentais à água de rega a cada duas semanas.

Regras para semear sementes

O solo preparado é colocado em recipientes profundos (com pelo menos 10 cm de profundidade) e espaçosos. As mudas de flores são grandes, portanto, plante as sementes com cerca de 2 cm de distância entre si. A profundidade de plantio é de 1 cm.

Após a semeadura, umedeça bem o solo. Cubra o recipiente com vidro ou filme plástico até que os primeiros brotos surjam. O efeito estufa acelerará a germinação.

Cuidando das mudas

Se você proporcionar às plantas maiores as condições de crescimento necessárias, os cuidados se resumirão a medidas agrícolas simples.

Regue as plantas conforme o solo for secando. Após a germinação das mudas, borrife água ao redor delas com um pulverizador. Evite regar as flores em excesso para prevenir o aparecimento de podridão negra ou outras doenças fúngicas.

Durante o período de crescimento das mudas, aplique três fertilizantes adicionais a cada 2-3 semanas. Utilize fertilizantes complexos prontos para uso com uma quantidade mínima de nitrogênio.

Se as sementes foram semeadas em um recipiente comum, as mudas são transplantadas para vasos individuais quando atingem 10 cm de altura. Essas flores não toleram esse procedimento e são sensíveis a qualquer dano às raízes.

Para melhorar e estimular o perfilhamento, faça uma poda apical acima do quarto par de folhas. Aclimate a planta por 10 a 14 dias antes de transplantá-la para o local definitivo. Durante o tempo quente, leve os vasos de flores para fora diariamente.

O tempo de exposição ao ar livre deve ser aumentado regularmente. No momento do transplante, os recipientes com as mudas devem permanecer ao ar livre durante todo o dia.

Plantar flores num canteiro de jardim

O solo do canteiro deve ser fértil e solto. Se o solo não for muito nutritivo, adicione húmus. A localização do canteiro deve ser escolhida de acordo com a variedade da flor.

  1. As variedades altas (zínias da Califórnia) podem facilmente esconder áreas desagradáveis ​​do jardim. Elas são plantadas ao fundo.
  2. As variedades de porte médio podem ser plantadas em qualquer lugar. Geralmente são cultivadas no centro do jardim. Essas espécies prosperam em vasos.
  3. Variedades de bordadura de porte baixo são plantadas em primeiro plano. Essas espécies crescem bem em varandas.
Observação!
A planta tolera luz solar direta. Se plantada em local com bastante luz solar, as pétalas não desbotarão.

Como os arbustos se ramificam, deixe 30-35 cm entre as mudas. Isso garantirá que as plantas tenham nutrientes suficientes e facilitará muito o cuidado. Para variedades de porte baixo, use um padrão diferente: deixe 15 cm entre as flores.

Se as mudas forem inicialmente cultivadas em pastilhas de turfa, o processo de transplante é simplificado. A muda é colocada no solo juntamente com o vaso. Para prolongar o período de floração, use um pequeno truque: ao transplantar as mudas para o local definitivo, semeie as sementes restantes por perto. As flores plantadas a partir de mudas desabrocharão em meados do verão, enquanto as semeadas a partir de sementes florescerão no final de agosto ou início de setembro.

Cuidados de acompanhamento

Uma vez transplantada para o local definitivo, os cuidados não serão difíceis. É importante garantir regas regulares e abundantes. Se houver chuvas frequentes, regue com menos frequência. As zínias não toleram seca nem solo encharcado.

Após a rega, remova as ervas daninhas e afofe a terra. A crosta que se forma após a chuva impede o fornecimento de oxigênio às raízes. Se as mudas não foram podadas antes do transplante, faça-o depois que as flores estiverem estabelecidas em seu local definitivo.

Durante o verão, certifique-se de alimentá-los duas vezes:

  1. Os fertilizantes são aplicados após o transplante das mudas para o local definitivo.
  2. As zínias são adubadas novamente durante o período de formação dos botões.
Observação!
Se as flores não estiverem se desenvolvendo bem, você pode fornecer mais fertilizante. Deixe um intervalo de 10 a 14 dias entre as adubações.

Para estimular o processo de formação de novas flores, as inflorescências antigas e murchas são removidas conforme necessário.

Erros comuns

Para evitar erros no cultivo de zínias, siga todas as recomendações. A regra principal é garantir condições de cultivo favoráveis. Se estiver com dificuldades para obter mudas bonitas, revise os cuidados que está tomando.

  • As mudas estão estioladas. A principal razão é a falta de luz para as flores. Nesse caso, adicione uma camada de terra ao redor do caule. Isso estimulará a formação de raízes adventícias, que fortalecerão a planta. Outra causa do estiolamento são as condições de temperatura inadequadas. Se a temperatura estiver alta, coloque as mudas perto de uma janela. Beliscar as pontas também pode ajudar.
  • As flores podem ser suscetíveis ao mofo cinzento, ao oídio e à murcha de fusarium. Essas doenças se desenvolvem devido à rega inadequada. Para evitar isso, evite regar com água fria.

Para prevenir doenças fúngicas, são realizados de 2 a 3 tratamentos com fungicidas ao longo da temporada.

  • Se as mudas jovens forem infectadas por uma doença fúngica, elas são transplantadas. Durante esse processo, as mudas doentes são removidas e as raízes e o solo são tratados com uma solução de permanganato de potássio.
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates