Quando as dálias poderão ser desenterradas no outono de 2020 na zona central?

Dália

As dálias devem ser desenterradas para armazenamento no outono, após o tubérculo terminar de florescer e acumular micronutrientes benéficos suficientes. Jardineiros que vivem em climas temperados devem fazer isso antes de outubro. O ideal é seguir os períodos de colheita recomendados de acordo com o calendário lunar. Dicas de armazenamento e fotos passo a passo ajudarão você a entender como preservar adequadamente suas plantas sem perdas.

Por que você precisa desenterrar dálias?

As dálias são plantas muito sensíveis, incapazes de sobreviver ao inverno ao ar livre. Isso fica evidente ao examinar seu sistema radicular. Ele é sensível e frágil, facilmente suscetível a danos e diversas doenças.

Um tubérculo de dália é composto por protuberâncias e raízes. A vida útil de um único tubérculo é de aproximadamente três anos. Durante o crescimento ativo, nutrientes e elementos se acumulam em seu interior. Em condições adequadas, esses nutrientes são preservados durante o inverno.

As raízes das flores não conseguem produzir novos botões, portanto, para garantir a viabilidade do tubérculo, seu colo — especificamente, a parte inferior do caule do ano anterior — deve ser preservado. As dálias devem ser desenterradas para armazenamento antes da primeira geada, pois essa cultura requer condições especiais durante a estação fria.

Realizar trabalhos em diferentes regiões.

Desenterrar dálias no outono Na zona temperada, em 2020, isso depende das condições climáticas locais. Essas plantas florescem durante todo o outono até a chegada da geada. Durante esse período, é importante amontoar terra ao redor dos arbustos e proteger a zona radicular para evitar que as baixas temperaturas os danifiquem.

Após a parte aérea secar naturalmente devido ao frio, desenterre os tubérculos em até uma semana. Caso contrário, pode ocorrer o apodrecimento do caule e da raiz. O momento ideal para essa tarefa depende do clima local. No final do verão, quando o clima esfria, cubra as flores com terra até uma profundidade de 20 cm. Isso é necessário para proteger o ponto de crescimento, principalmente o colo da raiz, da geada.

Após a amontoa de terra, as plantas florescem lindamente e encantam a vista com suas copas exuberantes. Os tubérculos são desenterrados após a primeira geada. Este trabalho deve ser concluído na primeira semana após a morte da parte aérea.

Atenção!
Durante a floração, é melhor marcar o caule da planta para ajudar a identificar a sua variedade. A folhagem queimada pela geada dificultará muito a identificação.

tubérculos de dáliasAs seguintes características podem ser identificadas como aplicáveis ​​a diferentes regiões:

  1. Na Rússia central, as dálias são desenterradas no início de outubro. Em setembro, o clima é quente e as variações significativas de temperatura são raras.
  2. Nos Montes Urais e na Sibéria, o frio chega de três a quatro semanas antes do que na região central do país, por isso as plantas são cultivadas em estufas e transplantadas para o exterior ainda jovens, por volta de junho. Somente essa condição permite a brotação precoce. A colheita e o armazenamento para o inverno são realizados no final de setembro.
  3. No sul da Rússia e na Ucrânia, o clima é quente e os invernos são amenos. Os tubérculos podem ser desenterrados no final de outubro, mas as partes aéreas das plantas podem não ser danificadas pela geada. Se possível, espere até mais tarde, caso contrário, o tubérculo pode não amadurecer completamente.

Os prazos recomendados variam de acordo com a região, devido às diferentes condições climáticas. Seguindo as orientações, as chances de colher e preservar a flor são maiores.

Recomendações do calendário lunar

Aos jardineiros que coordenam seu trabalho com o calendário lunar, recomenda-se seguir as orientações descritas na tabela.

Mês Dias favoráveis
Setembro 6, 10-19, 23-24, 26-30
outubro 1-3, 7 e 8, 10-16, 21-23, 25-30
novembro 3-6, 8-11, 17-20

Jardineiros experientes recomendam considerar mais do que apenas o calendário lunar ao trabalhar no jardim. Eles também levam em conta tudo, desde a condição da planta até o momento ideal para a colheita. É importante lembrar que as dálias são sensíveis à umidade, portanto, o ideal é desenterrá-las em solo seco. Após a colheita, o material deve ser seco ao sol ou em um local aquecido, e a superfície do tubérculo deve estar completamente seca antes de ser armazenada.

Preparação adequada do material para armazenamento.

Jardineiros experientes recomendam seguir estas regras:

  1. Você pode arrancar os tubérculos da terra quando estiverem completamente maduros. Não tenha pressa em desenterrar as dálias; o melhor é avaliar a condição do caule, que deve estar seco.
  2. O ideal é extrair os rizomas quando a temperatura do ar estiver acima de zero. O tempo deve estar seco e sem vento.
  3. Se possível, as dálias devem ser secas ao sol.
  4. Antes de cavar, certifique-se de aparar o caule, deixando um pecíolo de 10 a 15 cm na base. Em seguida, desenterre o arbusto por todos os lados e remova-o cuidadosamente do solo usando um forcado ou uma pá.
  5. Evite arrancar a planta do solo com força ou sacudir as raízes. Essa manipulação drástica pode danificar o caule do bulbo.

Para garantir que o armazenamento não resulte em perda de material de plantio, certas regras devem ser seguidas após a escavação:

  1. Inspecione cuidadosamente os tubérculos preparados para armazenamento. É importante conservar apenas material de plantio de alta qualidade, partes saudáveis ​​e aquelas livres de danos causados ​​por pragas.
  2. Caso seja detectada podridão na superfície, esta deve ser removida com um instrumento esterilizado e as dálias devem ser tratadas com um fungicida.
  3. Primeiro, o bulbo é seco até que toda a umidade seja removida e deixado em um local seco e quente por vários dias para permitir que as raízes endureçam.
Atenção!
Caso se pretenda propagar o arbusto, os rizomas são divididos em secções individuais no outono. As secções preparadas são então armazenadas.

Melhores métodos de armazenamento

Fornecendo armazenamento de inverno de tubérculos de dáliasPara o cultivo de dálias, algumas condições básicas devem ser atendidas. A chave é a temperatura ambiente, que não deve ultrapassar 8 graus Celsius. Temperaturas abaixo de 3 graus Celsius são inaceitáveis. Temperaturas abaixo de zero são prejudiciais às dálias, pois elas congelam. Em um ambiente quente, os bulbos mumificam, não conseguem crescer produtivamente na próxima estação e acabam morrendo. A umidade também deve ser monitorada; o ideal é entre 60% e 80%. Temperaturas mais altas podem causar apodrecimento, enquanto a baixa umidade faz com que o tubérculo encolha.

No porão ou na adega

O método ideal para conservar dálias durante o inverno sem perdas é armazená-las em um porão. Os tubérculos devem ser dispostos em uma única camada sobre bandejas largas e cobertos com terra de jardim, turfa ou areia. A camada não deve ter mais de 9 cm de espessura. É importante não cobrir o caule restante.

Vantagens da técnica:

  • boas condições de detenção;
  • Ventilação ideal e umidade suficiente;
  • Possibilidade de controle durante todo o inverno.

No porão, você pode simplesmente colocar as plantas em prateleiras, em uma única camada. Se você não tem um cômodo grande e o espaço no porão é limitado, coloque as dálias em uma caixa em camadas, mas cubra-as com um material respirável. O ideal é usar areia com turfa, perlita ou vermiculita. Terra comum não é adequada.

Na varanda

Se você não tem adega ou porão no seu apartamento, pode cultivar dálias na varanda em caixas de madeira ou plástico que não precisam ser hermeticamente fechadas. Antes de colocar os bulbos na varanda, seque-os bem, coloque-os nas caixas e polvilhe as camadas com turfa ou areia.

As caixas prontas são colocadas na varanda, perto da porta, o mais longe possível do radiador. Durante o inverno, o material é verificado várias vezes, revirado regularmente e quaisquer áreas apodrecidas são prontamente removidas com uma faca afiada. Depois disso, as extremidades cortadas são secas e polvilhadas com carvão vegetal triturado.

Em um apartamento comum

Jardineiros afirmam que é bastante difícil garantir boas condições de armazenamento para dálias em casa. Uma varanda envidraçada ou uma sacada é uma opção melhor. Caixas de armazenamento de vegetais equipadas com um sistema especial de aquecimento podem ser utilizadas. Se a varanda não for envidraçada, os recipientes podem ser colocados perto da porta da varanda ou no banheiro, embaixo da banheira ou da pia, onde passam os canos de água fria.

Você pode colocar vasos com dálias na entrada ou no vão da escada. Se tiver poucas, pode envolvê-las em jornal e colocá-las em um saco plástico com furos na parte superior. Guarde o vaso na gaveta de legumes da geladeira.

Para armazenar os tubérculos, use caixas cheias de areia ou turfa úmida. Aparas de madeira também podem ser usadas. As caixas devem ser colocadas dentro de sacos plásticos grandes. É importante garantir uma ventilação adequada. Faça vários pequenos furos no plástico.

Atenção!
Se as dálias forem armazenadas em ambientes internos, devem ser retiradas da caixa e inspecionadas regularmente, de duas a três vezes por semana. Isso ajudará a detectar o desenvolvimento de podridão ou outras doenças. Nesse caso, o tubérculo afetado poderá ser salvo. O tratamento oportuno das dálias evitará a propagação da infecção.

Usando parafina

Se outros métodos não forem possíveis, os jardineiros podem conservar as dálias em parafina. Para isso, derreta a parafina e mergulhe os tubérculos nela duas vezes, com intervalos de 1 minuto. Isso é necessário para criar uma camada espessa.

Depois que a parafina endurece, os elementos resultantes são colocados em sacos cheios de serragem ou vermiculita. Este método é raramente usado porque é bastante trabalhoso, especialmente se houver uma grande quantidade de material de plantio. Despertar as dálias para germinação na primavera é muito simples: basta perfurar a casca da semente em vários lugares, e ela se romperá e se soltará.

Erros de jardinagem e como corrigi-los

A lista de erros cometidos regularmente por jardineiros inclui:

  1. Divisão incorreta do rizoma em tubérculos. Cada bulbo deve ter um broto (parte do caule).
  2. Antes do processamento, todos os tubérculos devem ser completamente secos.
  3. Caso seja utilizado o método de imersão em parafina, o uso de fogo aberto é proibido; o uso de fogões elétricos ou de indução para aquecer o material conservante é permitido.
  4. Os níveis de temperatura e umidade no ambiente devem ser mantidos dentro de certos limites. Flutuações de temperatura levam à condensação e ao apodrecimento.
  5. É importante evitar a estagnação do ar; se não houver ventilação na adega, ela deve ser ventilada regularmente.
  6. A cada 2-3 semanas, o jardineiro deve inspecionar o material de plantio.
  7. Caso sejam encontrados tubérculos estragados, eles são descartados e o substrato utilizado para o armazenamento é então trocado.
  8. Se o rizoma estiver apenas ligeiramente danificado, o tubérculo afetado deve ser limpo da podridão e tratado com uma solução de manganês, verde brilhante ou fungicidas comuns. O tubérculo deve ser armazenado separadamente das outras partes da planta.
  9. Se os tubérculos começarem a murchar, significa que não estão recebendo umidade suficiente. Você pode borrifá-los levemente com um borrifador.
  10. Às vezes, as dálias produzem hastes precocemente. Em vez de quebrá-las, transplante-as para um vaso com terra de jardim e coloque-o dentro de casa. O tubérculo pode ser plantado no solo já em maio e florescerá em poucos meses. É assim que se força o florescimento.
Atenção!
Para economizar espaço e tempo, inspecione os tubérculos colhidos. Se um tubérculo não cresceu ou se desenvolveu bem durante a estação, ou não floresceu, não há motivo para armazená-lo.

Seguindo todas as regras e dicas, você pode armazenar dálias na adega até a primavera sem perdas. Todos os métodos descritos permitem economizar até 95% do material de plantio, desde que seja de alta qualidade.

Quando desenterrar dálias no outono
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates