Compota de ameixa para o inverno sem esterilização
Sugiro preparar uma compota de ameixa simples e deliciosa para o inverno, sem necessidade de esterilização. Esta receita rende 3 litros de geleia, o que é muito prático. É fácil de fazer e será uma verdadeira mão na roda quando precisar.
Afinal, qualquer festa pede algumas bebidas não alcoólicas. Então, para evitar comprar bebidas e sucos açucarados no mercado, cuja qualidade e segurança podemos questionar, você pode simplesmente ir até a adega ou despensa e pegar alguns potes de compota aromática, deliciosa e, o mais importante, segura.
Esta receita é tão simples que até o cozinheiro mais inexperiente consegue prepará-la. Aliás, compotas são o tipo de conserva mais fácil de fazer e a melhor maneira de começar a conservar alimentos para o inverno. A compota de ameixa caseira é rica, deliciosa e refrescante. Além disso, tem uma cor linda e vibrante. Então, anote esta receita no seu caderno e prepare a bebida em breve.
Ingredientes (para um frasco de três litros):
- ameixas – 500-600 g;
- açúcar – 150 g;
- Água – 2500 ml;
- canela - uma pitada;
Como fazer compota de ameixa para o inverno
Basta lavar bem o frasco; não é necessário esterilizá-lo, pois colocaremos frutas não lavadas nele. Coloque a tampa na panela e ferva por cinco minutos. Vale ressaltar que a canela não é necessária para a compota. No entanto, essa especiaria realça o sabor da bebida. Portanto, você pode fazer um frasco de compota de ameixa clássica e outro com um toque especial. Lave as ameixas, selecione as que não estiverem boas e descarte-as. Com uma faca, corte cada ameixa ao meio e retire os caroços.
Encha um terço do frasco com metades de ameixa.
Despeje água fervente sobre as ameixas e deixe de molho por quinze minutos.
Em seguida, adicione a canela à água escorrida. Deixe ferver e adicione 150 g de açúcar. Prove a calda e, se necessário, adicione mais açúcar.
Agora podemos despejar no frasco até a borda.
Enrolamos a compota de ameixa pronta com as tampas.
