O que significa a borda vermelha nas folhas da groselha e o que você deve fazer?

Groselha

groselhaA maioria dos jardineiros comete o mesmo erro depois de colher groselhas. Simplesmente param de cuidar da planta, voltando sua atenção para outras culturas. No final do verão, quando o trabalho no jardim se torna menos árduo, eles se lembram do arbusto.

Mas aqui você poderá encontrar algumas surpresas desagradáveis, uma das quais é uma borda vermelha nas folhas.

O que significa a borda vermelha nas folhas da groselha?

As folhas da groselha geralmente têm uma cor verde uniforme. Com o tempo, as folhas mais velhas desbotam e secam, enquanto novas surgem. No entanto, elas não devem desenvolver novas tonalidades. Se manchas, listras ou bordas aparecerem na planta, isso pode indicar:

  • falta de nutrientes;
  • doenças;
  • impacto negativo dos fatores ambientais.

Deficiências nutricionais

Para um desenvolvimento normal, as groselhas precisam de rega suficiente, boa circulação de ar, iluminação adequada e fertilização correta.

Isso envolve principalmente o uso de fertilizantes complexos contendo nitrogênio, potássio, cálcio, fósforo e outros componentes. Os nutrientes também podem ser aplicados individualmente na planta usando preparações prontas compradas em lojas ou remédios caseiros. As groselhas podem indicar uma deficiência nutricional de várias maneiras, mas o aparecimento de uma borda vermelha indica uma deficiência:

  • Nitrogênio. Nesse caso, a folha primeiro empalidece, depois fica verde-clara, em seguida amarela, perde a suculência e, por fim, aparecem manchas vermelhas. Inicialmente, elas podem estar localizadas em um lado, mas com o tempo, se espalham por todo o perímetro;
  • fósforo. A folha fica amarela das bordas para o centro, uma borda vermelha aparece ao longo da extremidade, e ao mesmo tempo, as nervuras e o pecíolo começam a ficar vermelhos ou roxos;
  • Potássio. A folha primeiro começa a amarelar, depois surge uma borda vermelha, marrom ou roxa bem na extremidade. Ao mesmo tempo, onde se forma, a folha seca e cai em pedaços;
  • cálcio. A folha fica amarela e uma borda vermelha aparece nas extremidades. Nesse mesmo ponto, a folha começa a se enrolar para dentro;
  • Magnésio. Manchas cinzentas aparecem primeiro entre as nervuras e perto do pecíolo, e depois a borda da folha começa a ficar vermelha. Elas podem se curvar para fora.
Preste atenção!

O excesso de cloro no solo também pode causar o aparecimento de uma faixa vermelho-bordô na borda das folhas. No entanto, essa faixa rapidamente fica cinza e a área afetada se desfaz em pó ao toque. Trata-se de necrose marginal — uma doença grave que não deve ser tratada por conta própria.

Doenças

A groselha é uma cultura bastante resistente a doenças e pragas. No entanto, isso tem uma pequena desvantagem. Quando infectada, a planta não apresenta imediatamente todos os sintomas. O problema real torna-se perceptível de 3 a 5 anos após a infecção, quando já é tarde demais para tomar medidas. Contudo, o aparecimento de uma borda vermelha pode indicar que a planta precisa de ajuda.

Este sintoma pode indicar as seguintes doenças:

  • A doença conhecida como murcha de Ascochyta é uma infecção fúngica que surge no final do verão e até mesmo no início do outono, quando as folhas da groselha ficam vermelhas e caem. É possível identificá-la pressionando o centro da folha (se infectada pelo fungo, ela se torna quebradiça e se desfaz) e examinando a parte inferior da folha em busca de esporos.
  • Ferrugem colunar. Aparece no início da primavera. Arbustos localizados perto de pinheiros e cedros estão em risco. O fungo prefere essas árvores para hibernar e, na primavera, "migra" para as culturas de frutos silvestres. Manchas marrom-avermelhadas se formam na face superior da folha, não na borda, mas a uma certa distância do centro. Essas manchas se fundem em uma única faixa e, eventualmente, ocupam o restante da superfície. A face inferior fica coberta por esporos alaranjados.
  • Mancha foliar, ou septoriose. O problema torna-se perceptível já no início de junho. Aparecem manchas amarelo-claras nas folhas, que eventualmente desenvolvem uma borda cor de vinho;
  • A mancha foliar causada por Cercospora, ou mancha marrom, pode ser notada em meados do verão. Manchas irregulares aparecem nas folhas, que posteriormente adquirem uma coloração marrom-avermelhada opaca e desenvolvem uma camada esbranquiçada em ambos os lados da folha.
Importante!

Todas as doenças da groselha têm um sintoma comum: a produção cai drasticamente, o crescimento de novos brotos cessa e as folhas caem do arbusto muito antes do esperado.

Ambiente

Fatores naturais não devem ser ignorados quando surgem bordas vermelhas nas folhas da groselha. Assim como outras plantas, o arbusto precisa de água da chuva. Em períodos de seca, mesmo com rega regular, a planta pode não receber umidade suficiente. Chuvas que deixam sedimentos nas plantas também são comuns atualmente. Água suja também pode causar essa reação.

Uma borda vermelha pode surgir como resultado de queimaduras solares. Esse problema ocorre com mais frequência quando as groselhas são transplantadas de um local com sombra parcial para um local aberto. Por exemplo, quando um galho de árvore que protegia o arbusto do sol quebra ou é removido, ou quando uma estrutura temporária é retirada. Nesses casos, é necessário usar uma rede de proteção especial. Caso contrário, há risco de danos graves à planta.

Importante!

A borda vermelha nas folhas nem sempre tem uma cor tão pronunciada. A tonalidade pode variar do rosa claro ao roxo vibrante e ao marrom escuro.

Tratamento - meios eficazes

No início da primavera, antes da floração, os arbustos devem ser pulverizados com uma solução de 1% de calda bordalesa. É recomendável repetir o tratamento na fase de formação dos botões, durante a floração, durante a frutificação e após a colheita. Se a infestação por pragas ou infecções for severa, a pulverização deve ser repetida duas vezes antes da chegada do frio. No entanto, este método é adequado tanto para medidas preventivas quanto para o tratamento de plantas afetadas no ano anterior.

Ao primeiro sinal de doença, remova todas as partes infectadas da planta e queime-as longe do jardim. Trate os arbustos com fungicidas.

Importante!

Não é apenas o arbusto doente que precisa de pulverização. Todas as culturas semelhantes no jardim precisam de tratamento. Isso significa que, além das groselhas, as framboesas e as groselhas-pretas também precisam de proteção.

Uma planta com deficiência nutricional precisa de ajuda com os fertilizantes necessários. Você pode comprar os produtos necessários na loja ou pode fazer isso da maneira tradicional:

  • Nitrato de amônio. A solução é preparada adicionando um balde de água e uma colher de sopa cheia de nitrato de amônio. Despeje meio balde sob cada planta jovem; um balde cheio pode ser usado para plantas adultas.
  • Cinzas de madeira. A solução é preparada misturando uma xícara de cinzas em um balde de água. Pode ser usada tanto como adubo para as raízes quanto como pulverização externa. Isso fertilizará a planta e repelirá pragas.
  • Caldo de batata. Encha uma panela até um terço com cascas de batata e complete com água. Leve para ferver, cozinhe em fogo baixo por alguns minutos e deixe esfriar. Coe o caldo, dilua-o em partes iguais com água e despeje de 3 a 5 litros sob cada planta, dependendo da idade da planta.
Conselho!

Para garantir que o fertilizante seja melhor absorvido pelo solo, regue as plantas um dia antes. Imediatamente antes de aplicar o fertilizante, afaste delicadamente a terra dos caules com um ancinho e, em seguida, incorpore-a levemente ao solo após a aplicação.

Variedades resistentes

Para garantir que as groselhas não só produzam uma ótima colheita, como também exijam o mínimo de manutenção, escolha as variedades mais comprovadas para o cultivo no seu jardim:

  • Grushenka. Nomeada devido ao formato ligeiramente alongado de seus frutos, distingue-se pela sua elevada imunidade e resistência às mudanças climáticas;
  • Amora Amarela Russa. Além de sua cor incomum e sabor rico, possui alta imunidade, é resistente a pragas e doenças e tolera bem geadas, alta umidade e seca;
  • Kolobok. A variedade foi desenvolvida para cultivo em áreas onde a antracnose, o oídio e outras doenças comuns são prevalentes;
  • Cooperator. Caracteriza-se pelo alto rendimento (mais de 5 kg de frutos podem ser colhidos de um arbusto) e é resistente às mudanças climáticas e à podridão dos frutos e das folhas;
  • Primavera. Ela consegue se adaptar a quaisquer condições ambientais e é resistente a infecções fúngicas.
Observação!

Qualquer variedade é suscetível a mutações. Portanto, os resultados prometidos pelos criadores podem ser esperados em no máximo três anos.

Prevenção

Um profissional consegue identificar facilmente o problema que surge no cultivo de groselhas. No entanto, para amadores, a semelhança dos sintomas causados ​​por influências ambientais, fertilização insuficiente e infecções pode representar um desafio.

Portanto, é mais fácil evitar problemas adotando as seguintes medidas preventivas:

  • Podar os arbustos anualmente, removendo os ramos velhos;
  • escave a terra ao redor do arbusto;
  • Aplicar fertilizantes complexos;
  • Para proteger contra pragas, pulverize com uma solução de sabão em pó ou cinzas de madeira pelo menos uma vez a cada duas semanas.

Mais importante ainda, não negligencie sua planta favorita durante a estação e realize inspeções visuais completas regularmente para identificar problemas precocemente e tomar as medidas necessárias.

Avaliações

Marina, 38 anos

As groselhas crescem ao redor do perímetro da horta. Nunca tive problemas com elas, mas no ano retrasado, as folhas de alguns arbustos começaram a secar na base, e notei uma borda vermelha nas folhas do meio. Arranquei-as, mas só depois percebi que foi um erro. Eu deveria ter observado melhor e descoberto o problema. Como resultado, três arbustos tiveram que ser arrancados e destruídos, e o restante foi tratado com calda bordalesa e fungicidas por dois anos consecutivos. Espero que o ano que vem traga uma ótima colheita. Os arbustos parecem ter "voltado à vida".

 

Oksana, 24 anos

Recentemente compramos uma casa de campo. Imediatamente planejei como plantar os arbustos de groselha vermelha, groselha preta e groselha-espinhosa. Vou usá-los para dividir o terreno em seções. Li bastante sobre os cuidados com essas frutas. Jardineiros experientes recomendam regar os arbustos com água fervente no início da primavera. Isso mata pragas e fungos, que são o principal perigo.

 

Semyon Stepanovich, 65 anos

Há anos que cultivo groselhas e as borrifo com sabão de lavar roupa. Basta pegar um bloco, despejar um balde de água por cima e deixar de molho até dissolver. É bom que comece a fermentar. Assim, além de proteger, também funciona como fertilizante. Pode-se aplicar com um pincel ou simplesmente borrifar com um borrifador.

Uma borda vermelha nas folhas da groselha pode indicar diversos problemas. Mas todos eles têm algo em comum: é preciso agir imediatamente para salvar não só a planta afetada, mas também toda a plantação.

 

groselha
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates