Lobélia ampelosa: plantio e cuidados

Lobélia


Lobélia ampelosa: plantio e cuidados, fotoComo a lobélia trepadeira (cujo plantio e cuidado são bastante fáceis com fotos e vídeos) é frequentemente usada para decorar jardins, os jardineiros também a utilizam para criar bordaduras. Essa variedade de lobélia também pode ser plantada em pequenos vasos ou floreiras, sendo uma ótima opção para decorar varandas ou sacadas. Vasos com essas plantas são muito comuns. flores Elas são penduradas na parte da frente das janelas para decorar a casa com flores.

Esta planta foi trazida para o nosso país da África do Sul e, hoje, os cientistas desenvolveram mais de trezentas variedades desta flor delicada e frágil. Ela prospera melhor em climas subtropicais e temperados, pois essas zonas têm clima mais úmido e temperaturas mais adequadas para o transplante. No entanto, para cultivar a planta corretamente, é importante comprar a variedade desejada com antecedência. Por exemplo, você pode plantar a lobélia ao ar livre em um jardim frontal ou escolher variedades anãs para vasos e recipientes pequenos.

Como cultivar uma planta a partir de sementes?

A melhor forma de propagação da planta é por sementes, e os jardineiros utilizam esse método para cultivar a lobélia-pendente, auxiliando no plantio e nos cuidados com a planta, com o auxílio de fotos e vídeos. No entanto, as sementes demoram bastante para germinar, por isso recomenda-se plantar as primeiras sementes não na primavera, mas no inverno, por exemplo, em meados de fevereiro ou no início de março, para desfrutar das flores mais cedo. Vale ressaltar que trabalhar com sementes é bastante difícil, pois elas são minúsculas — um pouco maiores que um grão de poeira. Mesmo assim, cultivar essa planta em casa será uma experiência gratificante. Para plantar as sementes em recipientes preparados, o ideal é usar uma pinça, pois será mais fácil segurar as minúsculas sementes com ela do que com os dedos.

Lobélia ampola

Se você não comprar a terra, mas simplesmente prepará-la você mesmo, ela deve ser muito leve e solta, só assim será mais fácil para as sementes criarem raízes. Não adicione húmus à terra.

Cada semente lobélia As sementes de Ampelous (plantio e cuidados com fotos em nosso artigo) são semeadas na superfície do solo preparado. No entanto, em hipótese alguma as sementes devem ser cobertas com terra, pois precisam de luz solar para germinar, e seu pequeno tamanho impedirá que os primeiros brotos rompam a fina camada de solo.

Para umedecer o solo, use apenas um borrifador e umedeça-o com muito cuidado para evitar compactá-lo. Cubra o vaso com plástico ou vidro. Areje o vaso diariamente — cinco minutos são suficientes. Monitore o nível de umidade do solo e regue conforme necessário. A temperatura ambiente deve ser mantida em 20 graus Celsius ou um pouco acima; essa temperatura é ideal para o cultivo da lobélia pendente. Veja fotos do plantio e dos cuidados com esta planta. Em apenas algumas semanas, você verá os primeiros brotos minúsculos, embora às vezes você possa nem notá-los, pois são muito pequenos.

Lobélia ampelosa: plantio e cuidados, foto

Quando os primeiros brotos aparecem acima da superfície do solo crescendo a partir de sementesA película pode ser removida, mas é importante monitorar o nível de umidade do solo. O solo deve estar moderadamente úmido; se ficar muito seco, isso afetará inevitavelmente a saúde das plantas pequenas. No entanto, o excesso de água também é muito perigoso, pois as raízes das plantas são finas e frágeis; se forem levadas pela água, as plantas morrerão.

Assim que os primeiros brotos aparecerem, você não precisa se preocupar com altas temperaturas no ambiente, pois as flores prosperam a 15 graus Celsius. No entanto, o replantio das mudas deve ser feito somente três semanas após o surgimento dos primeiros brotos; isso é necessário para permitir que as plantas ganhem força e cresçam mais.

Transplante as mudas para vasos individuais usando pinças, o que facilita bastante o manuseio. Sete mudas pequenas são transplantadas para cada vaso, já que ainda são pequenas. Esse tipo de transplante também permite que a planta cresça maior e mais viçosa quando as mudas amadurecerem. Se o jardineiro perceber que as mudas estão ficando muito compridas e finas, vale a pena podar as pontas com as folhas. Isso também ajudará a estimular o crescimento de novos brotos, fazendo com que a planta cresça mais robusta e forte.

Recomendamos:Quando plantar mudas de calêndula em 2016 de acordo com o calendário lunar

Lobélia ampelosa: plantio e cuidados

Plantar e cuidar de flores

Para obter flores verdadeiramente belas da lobélia pendente "Sapphire", o plantio e os cuidados (foto abaixo) devem ser feitos corretamente e no momento certo. Como a lobélia pendente se desenvolve melhor em vasos ou floreiras, o ideal é pendurá-las em um local que receba bastante luz solar — uma varanda, sacada ou parapeito de janela — desde que as plantas recebam luminosidade suficiente. Embora essas plantas possam prosperar em cantos sombreados da casa, é sob sol pleno que elas encantarão o jardineiro com flores belas e vibrantes.

Para o plantio em vasos, é preferível usar um solo mais solto e leve que permita a circulação de ar. Você pode até mesmo dispensar o solo e usar um solo argiloso para o plantio. Muitos jardineiros preferem fertilizar as plantas imediatamente com grandes quantidades de fertilizante orgânico, mas essa abordagem não é adequada para a lobélia. A adição de matéria orgânica ao solo libera nitrogênio, que, embora permita que a planta desenvolva uma folhagem verde e exuberante, impede a floração. Portanto, se você deseja flores brilhantes e vibrantes, é melhor evitar o fertilizante orgânico.

Recomendamos:Qual tipo de grama mata as ervas daninhas?

Lobélia ampelosa: plantio e cuidados, foto

Se as plantas forem cultivadas em uma varanda aberta, o plantio deve ser feito no final de maio, quando as noites de geada já tiverem passado. Cada arbusto deve ser plantado com 7 a 10 cm de distância entre si, mas um único arbusto grande fica melhor em um vaso. Como mencionado anteriormente, a planta gosta de água, então precisará de regas frequentes. Se a lobélia não tiver umidade suficiente, a floração será afetada imediatamente, por isso é importante prestar atenção especial à rega em clima quente. Lobélias rasteiras geralmente precisam ser regadas duas vezes ao dia, pois uma pequena quantidade de solo seca rapidamente em clima quente.

Vale ressaltar que essas plantas requerem poda adicional, que deve ser feita após a primeira floração. Isso permite o crescimento de novos brotos. Após essa poda, a floração recomeça com vigor renovado. Ao longo do verão, é recomendável fertilizar o solo pelo menos duas vezes por ano para garantir que a lobélia rasteira (fácil de plantar e cuidar) absorva os nutrientes do solo e floresça bem. Para esse tipo de fertilização, é preferível usar apenas fertilizantes minerais, que são vendidos em floriculturas.

Lobélia ampelosa: plantio e cuidados, foto

Inverno das plantas

Algumas variedades de lobélia florescem por vários anos, por isso precisam sobreviver bem ao inverno para florescerem novamente no ano seguinte. Por exemplo, a variedade Erinus precisa ser preparada para o inverno. No entanto, essa variedade anã é geralmente cultivada em vasos e floreiras. Você pode transplantar a planta, com as raízes, para um vaso comum de interior e deixá-la passar o inverno dentro de casa. Além disso, em um ambiente quente, as plantas florescerão lindamente por um tempo, assim como fazem no verão. Você pode podar a planta com um podador, para que, dentro de alguns meses, a lobélia produza novos brotos que florescerão novamente no verão.

Recomendamos:Boca-de-leão - crescendo a partir de sementes

Autopropagação de flores

Esta planta também pode se reproduzir independentemente por sementes, embora a floração ocorra bem mais tarde. Muitas vezes, os jardineiros simplesmente coletam as sementes no final do outono e as plantam no solo para produzir mudas. Essas plantas germinarão mais rapidamente, mas não se pode esperar que as variedades sejam homogêneas, já que a polinização ocorre por todas as flores.

Lobélia ampelosa: plantio e cuidados, foto

Essas flores são perfeitas não só para decorar sua casa e varanda, mas também para plantar em canteiros. Embora as lobélias-ampere sejam bem pequenas, elas ficam muito bonitas em um canteiro. Além disso, como mencionado anteriormente, podem ser usadas para criar bordaduras, plantando-as ao longo das laterais de um caminho de jardim.

Já falamos sobre a lobélia trepadeira, incluindo o plantio e os cuidados, com fotos – desejamos a você lindas flores!

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates