O tema de hoje são os bulbos de gladíolo: prepará-los para o plantio é crucial. Para cultivar essa beleza exuberante em seu jardim, é preciso deixá-los em dormência durante o inverno. Os gladíolos são cultivados como plantas anuais, com os bulbos desenterrados e armazenados até o ano seguinte. Isso porque os melhoristas de plantas não conseguiram desenvolver variedades de gladíolo que resistam a invernos rigorosos. A planta é delicada e não tolera o frio. Mesmo o congelamento do solo a -3°C pode fazer com que a planta perca todas as suas funções vitais. Portanto, todos os jardineiros desenterram os bulbos no outono e os armazenam até a primavera. Vamos analisar algumas das nuances desse processo, mas por enquanto, dê uma olhada: Lírios: plantio e cuidados em campo aberto.
Preservação para o inverno
Após desenterrar os bulbos de gladíolo no outono, inspecione-os e separe-os. Os bulbos maiores, com até 5 cm de diâmetro, são os melhores, pois produzem plantas fortes e saudáveis com flores belíssimas. Separe-os, assim como os bulbos de tamanho médio e os mais jovens; isso facilitará a decisão de quais plantar e onde plantar na primavera. Para examinar os bulbos mais de perto e descartar os doentes, remova as escamas secas. O ideal é tratar todos os bulbos com uma solução fraca de permanganato de potássio, deixando-os de molho por meia hora, secando-os em seguida e armazenando-os. Isso desinfetará os bulbos e prevenirá doenças fúngicas.
Na primavera - preparação dos bulbos
Na primavera, após a remoção dos bulbos de gladíolo, para acelerar a floração após o plantio, eles podem ser tratados com micronutrientes contendo ácido bórico, zinco, permanganato de potássio, cobre e cobalto. Duas semanas antes do plantio, prepare os tubérculos mergulhando-os em uma solução rosa suave de permanganato de potássio por meio dia. Em seguida, seque-os e coloque-os em caixas, com a parte dos botões voltada para cima, em no máximo duas camadas, por alguns dias.
Por vezes, os bolbos começam a brotar já em fevereiro, o que é indesejável, pois não devem ser plantados antes de março e, em regiões mais frias, antes de meados de julho. Nesse caso, os bolbos devem ser retirados, secos e guardados em caixas num local com pouca luz indireta.
Plantando gladíolos
Na época de plantar os bulbos de gladíolo, o solo deve estar aquecido a pelo menos 10 cm de profundidade. Se desejar flores em setembro, plante-os no início de junho. O plantio sob plástico é possível em agosto e, em estufa, os gladíolos podem florescer lindamente em novembro, desde que a estufa receba aquecimento adicional.
Plante os bulbos maiores que você selecionou no outono um pouco mais fundo do que os menores, não mais do que 4 cm em áreas com primavera longa. No entanto, assim que as primeiras folhas surgirem, faça alguns pequenos buracos para acelerar o crescimento e o desenvolvimento. Plante-os a até 15 cm de profundidade em solos arenosos e a no máximo 6-7 cm em solos argilosos.
Mais informações interessantes: Flores perenes para o jardim e horta: fotos com nomes.

Poda, desenterramento dos gladíolos no outono e armazenamento para o inverno.
Como armazenar gladíolos em casa no inverno
Como controlar tripes em gladíolos
Gladíolos: Plantio e Cuidados em Campo Aberto