Bulbos de lírio - onde encontrá-los
Os bulbos de lírio disponíveis nas lojas são provenientes principalmente da Holanda. Este país é conhecido pela sua vasta gama de plantas bulbosas, incluindo centenas de variedades de lírio. Os produtores holandeses selecionam e cultivam cuidadosamente diversas espécies, permitindo aos jardineiros escolher entre uma grande variedade adequada ao seu clima e preferências estéticas. Recomenda-se a compra e o plantio de bulbos de origem holandesa na primavera.
Existem também lírios de seleção russa (soviética) e variedades importadas para colecionadores. Esses lírios não são produzidos comercialmente, mas podem ser encontrados em jardins de amadores e colecionadores. A melhor época para comprá-los é no outono, após o término da estação de crescimento.
Como escolher
Ao escolher bulbos, é importante prestar atenção à sua aparência. Bulbos de alta qualidade devem ser firmes, sem danos visíveis ou sinais de apodrecimento. Devem ter uma cor saudável, geralmente marrom-clara ou amarelada. Evite bulbos com manchas moles ou mofo, pois isso pode indicar alguma doença. Evite comprar bulbos que foram forçados a florescer, pois são baratos e de qualidade inferior. Eles podem ser identificados por um bulbo fragmentado com um buraco desproporcionalmente grande no caule.
Sustentabilidade na região de Moscou
Nem todos os lírios conseguem crescer com sucesso na região de Moscou. Algumas variedades não sobrevivem aos invernos rigorosos, enquanto outras não têm verões quentes o suficiente para se desenvolverem plenamente. Elas florescem muito tarde e não têm tempo de regenerar seus bulbos antes da chegada do frio. Esses bulbos vão se esgotando gradualmente e morrem. Alguns podem até desenvolver vírus. Portanto, é importante escolher variedades adequadas para a região, ou seja, que tenham resistência suficiente ao frio, a doenças e floresçam cedo.
Grupos sustentáveis para a região de Moscou
Os lírios asiáticos são conhecidos pela facilidade de cultivo e pela variedade de cores. Essas plantas de porte baixo possuem flores sem perfume que medem de 10 a 15 centímetros. Elas toleram bem os invernos da região de Moscou e as geadas recorrentes, florescendo em julho.
Híbridos LA: híbridos de lírios asiáticos e lírios longiflorum. Essas plantas produzem flores grandes (até 20 cm) praticamente sem fragrância. Altas, de aparência imponente, saudáveis e fáceis de cultivar em jardins perto de Moscou, florescem de meados ao final de julho.
Híbridos OT: um cruzamento entre lírios orientais e lírios trombeta, são altos, com flores grandes (até 30 cm) e perfumadas, boa resistência ao inverno e a doenças. Florescem do final de julho até meados de agosto.
Híbridos OA e AOA: híbridos de lírios orientais e asiáticos. Plantas resistentes com cores vivas e alegres.
Martagons: altas, com numerosas flores pequenas em forma de turbante, a inflorescência é piramidal. São resistentes ao inverno, a doenças e não gostam de transplante. Florescem no final de junho.
Grupos moderadamente resistentes
Os lírios orientais distinguem-se pelas suas flores grandes e perfumadas, mas necessitam de mais dias quentes e podem ser menos tolerantes à geada. A humidade prolongada e a água estagnada são particularmente prejudiciais. Recomenda-se cobrir estes lírios com plástico durante o início das chuvas prolongadas de outono, removendo o plástico na primavera, após o derretimento da neve. Os híbridos orientais florescem em agosto. Os híbridos orientais mais recentes são mais resistentes e podem prosperar nesta região se receberem os cuidados adequados e proteção contra o frio.
Híbridos LO: combinam as qualidades dos lírios orientais e dos lírios longiflorum, sendo altamente decorativos. Em média, são mais resistentes que seus progenitores, mas a resistência ao inverno e o vigor podem variar bastante entre as variedades.
Tubular: semelhante em aparência às longiflorums, mas mais resistente a climas temperados. São cultivadas por jardineiros na região de Moscou, mas podem morrer durante épocas desfavoráveis.
Grupos instáveis
Lírios como o longiflorum, o candidum, o nepalês e o auratum não são resistentes ao frio na região de Moscou. Essas variedades podem não sobreviver ao frio do inverno e exigem condições de cultivo mais quentes.
Escolher as variedades certas, adaptadas ao clima da região de Moscou, ajudará você a criar um jardim bonito e florido que encantará os olhos durante todo o verão.
Não se deixe enganar pelo "marketing". Cuidado com alguns vendedores que oferecem lírios-arbóreos, lírios azuis, lírios azul-claros, lírios-bola, lírios-arbustivos e lírios-trepadores, se você não quiser se decepcionar. Essas plantas não existem na natureza; elas só existem na Wildberries.
O lírio Marlene merece uma menção especial. É comum vê-lo à venda com uma foto de uma enorme quantidade de flores em uma única haste grossa. De fato, acontece de várias hastes fundidas crescerem a partir de um bulbo. Este é um fenômeno extremamente raro chamado fascinação. Ocorre não apenas com o Marlene, mas também com outras variedades. O Marlene é apenas ligeiramente mais propenso a esse fenômeno. Mesmo que você compre 10 lírios Marlene, as chances de presenciar a fascinação são praticamente as mesmas de ganhar na loteria: não acontece todos os anos e não com todos os bulbos. O mais provável é que você acabe com um lírio rosa.
Como armazenar bulbos comprados antes do plantio
Os bulbos comprados no inverno ou na primavera devem ser armazenados em local fresco e escuro, de preferência na geladeira, até o plantio. A temperatura ideal de armazenamento é de cerca de 2 a 4 °C. Devem ser mantidos ligeiramente úmidos, mas com acesso ao ar para evitar o apodrecimento. Por exemplo, você pode embalá-los em um saco plástico perfurado preenchido com turfa úmida. Verifique regularmente para garantir que a turfa não seque ou que não apareçam sinais de excesso de água ou mofo. Certifique-se de que a temperatura de armazenamento correta seja mantida: os bulbos, especialmente os brotados, não devem ser congelados. Se as temperaturas subirem acima do normal, os lírios crescerão vigorosamente e você precisará transplantá-los para vasos para evitar que os bulbos se esgotem.
Se você comprou bulbos de lírio do jardim no outono, guarde-os em temperatura ambiente até o plantio.
Pousar
Os lírios devem ser plantados na primavera (retirados da geladeira) ou no outono (colhidos do jardim). Escolha um local ensolarado com solo bem drenado que não fique encharcado, tanto na primavera quanto no outono. A cova de plantio deve ter cerca de 15 a 20 cm de profundidade (ou o tamanho do bulbo multiplicado por 3). Plante os bulbos com 20 a 30 cm de distância entre si. Coloque o bulbo na cova, com a raiz voltada para baixo, e complete com terra, compactando-a levemente.
Cuidado
RegaOs lírios precisam de rega regular, especialmente durante o período de floração. É importante manter o solo úmido, mas não encharcado. Regue de manhã ou à noite para evitar a evaporação da água. Em dias quentes, pode ser necessário regar com mais frequência. O ideal é regar diretamente na raiz, pois as folhas molhadas queimam facilmente com o sol.
coberturaOs lírios precisam de nutrientes para crescerem e florescerem adequadamente. Recomenda-se o uso de fertilizantes para plantas floríferas que contenham fósforo, potássio e nitrogênio. No início da primavera, quando o crescimento ativo começa, utilize fertilizantes ricos em nitrogênio. Durante a floração, aplique fertilizantes potássicos. Após a floração, para preparar a planta para o inverno, aplique fertilizantes com baixo teor de nitrogênio e alto teor de cálcio e fósforo.
Fertilizantes orgânicos podem ser usados, mas apenas aqueles que não estejam em processo ativo de decomposição. Por exemplo, composto fresco não deve ser usado, mas composto bem curtido, que tenha estado em decomposição por vários anos, pode ser utilizado.
Tratamento contra doenças e pragasOs lírios podem ser atacados por diversas pragas, como besouros e pulgões. Inseticidas podem ser usados para controlá-los. Também é importante monitorar a condição das plantas e remover quaisquer folhas e flores afetadas. Para prevenir doenças fúngicas, recomenda-se tratar as plantas com fungicidas, especialmente em condições de alta umidade durante períodos prolongados de chuva.
O cuidado regular com os lírios ajudará a garantir sua saúde e uma bela floração durante toda a estação.
Inverno
Existem muitas variedades de lírios que sobrevivem bem ao inverno na região de Moscou sem cuidados especiais. No entanto, para quem prefere plantas exóticas, recomendamos algumas opções adicionais para ajudar os bulbos a resistirem ao inverno.
Preparando-se para o invernoNo outono, os caules devem ser podados. Isso ajudará a prevenir o apodrecimento e protegerá os bulbos de doenças.
cobertura mortaApós a poda, recomenda-se cobrir as plantas com cobertura morta. Turfa ou folhas secas podem ser usadas para isso. A cobertura morta ajudará a reter o calor e protegerá as raízes do congelamento.
AbrigoEm invernos rigorosos, especialmente quando não há neve, você pode cobrir os lírios com agrofibra ou materiais de cobertura especiais. Isso criará uma camada extra de proteção contra o frio.
RegaÉ importante monitorar os níveis de umidade do solo antes da chegada da geada. Os lírios não devem secar, mas o excesso de água também pode causar apodrecimento.
Desenterrar. Em alguns casos, especialmente para variedades sensíveis à geada, recomenda-se desenterrar os bulbos e armazená-los na geladeira até a primavera.
Seguindo essas recomendações, os lírios sobreviverão ao inverno com sucesso e encantarão você com suas flores na próxima estação.

Lírios no outono: cuidados e preparação para o abrigo de inverno, poda
Transplante de lírios para um novo local no outono: dicas passo a passo para jardineiros.
Cuidados com os lírios após a floração
Os lírios já terminaram de florescer: o que fazer agora?