Pepinos crocantes em conserva, doces, para o inverno.
Os pepinos em conserva são um ótimo aperitivo e, no inverno, quando os vegetais frescos não são tão saborosos, são sempre uma adição bem-vinda. Existem muitas receitas para prepará-los: algumas adicionam mais vinagre, outras mostarda ou folhas de carvalho...
Nossa versão de hoje é diferente, pois adicionamos mais açúcar à marinada. O resultado são picles doces, deliciosos e crocantes. Experimente esta receita; você certamente vai adorar!
Ingredientes para 1 litro:
- 600 g de pepinos;
- Anel de pimenta malagueta com 0,5 cm de diâmetro;
- 1 guarda-chuva de endro;
- 5-6 cm - um pedaço de folha de rábano;
- 2 cm - um pedaço de raiz de rábano;
- 1 folha de cereja e 1 folha de groselha preta;
- 0,5 colher de chá de sementes de mostarda;
- 3-4 grãos de pimenta-do-reino preta;
- 3 dentes de alho.
Marinada para 1 litro de água:
- 2 colheres de sopa de sal;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 70 ml de vinagre a 9%.
Como fazer pepinos em conserva crocantes
É melhor conservar pepinos pequenos em vez de grandes — eles ficarão mais bonitos e saborosos. Lave bem os pepinos e corte as pontas. Eu usei pepinos em conserva caseiros, então não os deixei de molho. No entanto, se você estiver usando pepinos comprados no mercado ou supermercado, deixe-os em água fria por algumas horas antes de colocá-los nos potes.
Prepare os vegetais: lave bem todas as folhas, corte as folhas de raiz-forte em pedaços pequenos, de 3 a 4 cm de comprimento. Descasque a raiz-forte, lave bem e corte em rodelas. Lave as pimentas e corte-as em rodelas. Descasque e lave o alho. Corte os dentes de alho grandes ao meio no sentido do comprimento.
Coloque todos os temperos no fundo dos frascos previamente esterilizados.
O ideal é empilhar os pepinos inicialmente na vertical, o mais próximos possível uns dos outros. Se os pepinos forem pequenos, você pode empilhar a segunda fileira na vertical; caso contrário, disponha-os na horizontal.
Coloque algumas folhas de raiz-forte e endro por cima dos pepinos.
Para a marinada, ferva a quantidade necessária de água, adicionando primeiro o sal e o açúcar. É importante que o sal e o açúcar se dissolvam completamente. Em seguida, desligue o fogo e despeje o vinagre na marinada. Misture e adicione a marinada preparada aos potes com os pepinos.
Agora os frascos precisam ser esterilizados. Para isso, como em qualquer outra conserva, coloque os frascos em uma panela grande, encha-a com água morna e aqueça. Quando a água na panela ferver, comece a contar o tempo – após 15 minutos, os pepinos estarão esterilizados.
Feche imediatamente os frascos — enrole-os com uma chave ou rosqueie-os. Coloque os frascos fechados sobre a tampa, de cabeça para baixo. Deixe-os lá até esfriarem completamente.
Normalmente, os picles de inverno são armazenados em local fresco. Mas esta receita de pepino em conserva é esterilizada e contém uma quantidade generosa de vinagre na marinada, então você pode simplesmente armazená-los em casa — na despensa ou no armário da cozinha.
