Matthiola - como cultivar a partir de sementes

Matthiola

Cultivo de matthiola a partir de sementesExiste uma flor maravilhosa, despretensiosa e aparentemente discreta chamada matthiola, que exala um perfume tão delicado ao entardecer que dá vontade de sentar e inalar seu aroma. A Matthiola glabra é uma das mais populares entre as mais de 50 espécies de matthiola. A Matthiola bicornis, mais conhecida como flor-de-são-jorge, também é bastante apreciada.

O botânico Pietro Matthioli deu nome à flor. Até mesmo os antigos gregos decoravam salões de banquetes com braçadas dessa flor, que conferia um aroma mágico aos visitantes. Nativa do sul da Europa, a planta tem flores que variam do branco ao delicado roxo, caules eretos e floresce abundantemente.
Veja também: Plantio e cuidados com a aquilégia em campo aberto: foto.

Plantio por sementes

A Matthiola scaena pode ser plantada a partir de sementes em maio ou cultivada como muda em março para floração precoce. A Matthiola scaena só pode ser cultivada a partir de sementes; ela não tolera o transplante de mudas. Prefere solo bem drenado e úmido (mas não encharcado) e um local ensolarado. Uma ressalva: plante-a longe de repolhos e escolha um local sem plantas crucíferas, pois ela imediatamente contrairá as doenças e as mesmas pragas que atacam o repolho, não lhe dando sossego.

mudas de matthiola

Para plantar matthiola a partir de sementes, semeie-as em uma área preparada assim que o tempo aquecer, em abril ou maio. Repita a semeadura em uma área diferente duas semanas depois. Isso prolongará o período de floração da matthiola. Você pode plantá-la uma terceira vez e terá matthiola perfumada até o outono.

Em março, você pode plantar as sementes em caixas com uma mistura de relva e areia, e cobri-las levemente com terra. Não regue até que os brotos apareçam — então, regue um pouco e transfira as caixas para um local fresco, onde a temperatura não ultrapasse 12 graus Celsius. Após algumas semanas, transplante as mudas e, no final do mês, plante-as no solo com um torrão de terra (de preferência em vasos de turfa).

Cuidando de Matthiola

ações

Regue regularmente, mas sem excesso de água, remova as flores murchas e fertilize com minerais. Esse é o segredo para cuidar da matthiola.

Leia mais: Por que o alho fica amarelo na primavera? O que devo fazer?.

Cultivo de matthiola a partir de sementes
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates