Além de sua extraordinária beleza, as tulipas são um ingrediente popular em diversos pratos. Os componentes da flor podem ser consumidos sozinhos ou combinados com outros ingredientes. Ao contrário de muitas plantas bulbosas ornamentais, elas não contêm componentes perigosos, mas são ricas em amido e açúcar. As folhas e flores de algumas variedades são frequentemente usadas em sobremesas.
De que forma as tulipas podem ser consumidas?
Em alguns continentes, as partes subterrâneas da flor eram originalmente consumidas, sendo confundidas com pequenas cebolas. Elas contêm componentes importantes para a saúde e o metabolismo:
- gorduras;
- carboidratos;
- proteínas.
No Canadá, na cidade provinciana de Quebec, tulipas são cultivadas Como cultura gastronômica, os cardápios dos restaurantes de Quebec apresentam muitos pratos com tulipas:
- assado em molho;
- frito com diversas especiarias;
- serem incluídas em saladas, nomeadamente saladas vitamínicas feitas com pétalas e folhas;
- recheado com carne moída de frango ou peixe;
- sobremesas feitas com pétalas cristalizadas;
- São utilizadas para servir pratos festivos.
Preparando os bulbos
Somente bulbos de tulipa saudáveis devem ser selecionados para fritar. Diversas doenças conferem um sabor desagradável e, às vezes, até os tornam impróprios para consumo. Plantas tratadas quimicamente ou tulipas silvestres podem ser perigosas para a alimentação.
Para fritar tulipas, você precisa de:
- Despeje as cebolas preparadas em uma frigideira pré-aquecida com óleo vegetal.
- Se forem grandes, você pode cortá-las.
- Na hora de fritar, você pode usar farinha de trigo ou farinha de rosca fina.
Cebolas fritas têm gosto de batata-doce. Curiosamente, brotos de tulipa têm gosto de couve-de-bruxelas. Outro método de fritura:
- Passe a cebola preparada na mistura de ovos batidos;
- Polvilhe com farinha em ambos os lados;
- Frite até dourar.
Cebolas cozidas podem ser adicionadas a pratos de carne e peixe. Cozinhe-as em água adoçada, depois fatie-as e deixe-as de molho em vinagre e óleo vegetal por pelo menos uma hora, ou deixe-as de molho em água fria com sal por 30 minutos.
Usos das folhas
Para saladas, você precisa de folhas de tulipa frescas, sem manchas amarelas. As secas ficam duras e menos suculentas. Elas precisam ser:
- limpar;
- cortado em pedaços;
- Adicione cebola verde ou cebola;
- um pouco de vinagre de mesa.
Após cerca de uma hora, coe e adicione sal e pimenta, tempere com óleo vegetal.
As folhas jovens também podem ser usadas para fazer um prato de verão chamado okroshka. Elas podem substituir o pepino fresco. No entanto, as folhas frescas devem ser mergulhadas em vinagre antes de serem adicionadas ao okroshka para reduzir o sabor forte. De resto, a receita é idêntica à tradicional.
Não é sem razão que as tulipas são amplamente utilizadas na culinária:
- Graças ao alto teor de glicose e fibras, os processos digestivos são aprimorados e o metabolismo é normalizado;
- O óleo de tulipa melhora a saúde da pele humana, tornando-a mais perfeita;
- Infusões e decocções de pétalas e botões são utilizadas no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares.
Infelizmente, pessoas com alergia ao pólen não poderão desfrutar de pratos feitos com tulipas. Os bulbos de tulipa contêm alérgenos e o contato frequente pode causar dermatite.
Você também pode se interessar por:Como preparar botões
Os botões de tulipa podem ser usados na culinária para decorar qualquer tipo de bolo ou pão.
Recomenda-se selecionar botões firmes que ainda não estejam totalmente abertos. Eles devem:
- Enxágue com água e seque em guardanapos finos;
- Usando um pincel fino, cubra completamente os botões com clara de ovo levemente batida;
- Polvilhe com açúcar fino ou açúcar em pó, passando por uma peneira;
- O excesso de água deve ser retirado sacudindo-se a flor, e ela deve ser pendurada para secar de modo que as pétalas fiquem uniformes.
Mas os botões de tulipa não servem apenas para fins culinários; podem ser usados como recipientes para saladas de peixe, ovo e frango, bem como para servir diversos doces.
Não é recomendável usar flores compradas em lojas para cozinhar, pois elas podem ter sido tratadas com diversos produtos químicos durante o transporte para parecerem frescas, já que não são destinadas ao consumo. O ideal é usar flores cultivadas no seu próprio jardim. Elas serão seguras e não causarão nenhum dano.
É possível saber se uma determinada flor é segura para cozinhar pelo seu sabor. As pétalas têm um sabor levemente adocicado, e as folhas têm gosto de pepino ou alface. Pegue um pedacinho e experimente. Se você não tiver nenhuma reação alérgica depois de tocar na tulipa, a flor é comestível.
Mulheres grávidas e lactantes estão proibidas de consumir tulipas. Recomenda-se que crianças evitem o consumo dessas plantas, pois seu sistema digestivo ainda não está totalmente desenvolvido e isso pode ser prejudicial à sua saúde.

Peculiaridades do cultivo forçado de tulipas no inverno
É possível comer tulipas? Um prato inusitado feito com tulipas.
Como e onde armazenar bulbos de tulipa no inverno.
Como plantar tulipas corretamente no inverno