É possível plantar berinjelas na mesma estufa que pepinos? Cultivo e cuidados.

Vegetais

Jardineiros debatem se é seguro plantar pepinos e berinjelas na mesma estufa. Botânicos concordam. Ambas as culturas requerem as mesmas condições. O segredo é colocar os vegetais em cantos diferentes da estufa. A segunda regra é plantar os pepinos de forma que não fiquem sombreados por plantas altas. Evite ervas aromáticas e verduras perto dos frutos mencionados anteriormente. Hissopo, manjericão e açafrão podem arruinar a colheita futura.

Quais requisitos são levados em consideração?

Jardineiros têm opiniões divergentes sobre se é aconselhável plantar pepinos e berinjelas na mesma estufa. Apesar de inúmeros estudos, não há consenso. Isso ocorre porque berinjelas e pepinos requerem condições ligeiramente diferentes para prosperar.

Parâmetro

Condições necessárias

Beringelas

pepinos

Solo

Leve e solto. O solo contém nutrientes em quantidade suficiente.

Como berinjelas

 

Pousar

Realizado após a temperatura do solo atingir +25°C.

A uma temperatura não inferior a + 22 °C

Ventilação

Sentido único. Acesso constante a ar fresco.

Correntes de ar são contraindicadas. Ventilação moderada é permitida.

Rega

Sob a raiz

Aplique generosamente nas raízes. O solo deve estar úmido, mas não encharcado. Além disso, a cultura deve ser pulverizada frequentemente na estufa.

cobertura

Fertilizantes nutritivos de ocorrência natural

Além da matéria orgânica, são adicionados potássio, fósforo e nitrogênio. Os pepinos não devem ser alimentados em excesso.

Temperatura

+25 °C + 28 °C

+18 °C + 20 °C

Clima

Esquentar

Molhado

Luz solar

Recomendado

Em quantidades limitadas

Bons vizinhos

Cenouras, pepinos, feijões

Ervilhas, girassol, couve chinesa, alface, milho

vizinhos indesejados

Batatas, tomates

Manjericão, coentro, orégano. Solanáceas

Antes do plantio de hortaliças, o solo da estufa é limpo de restos vegetais. O segundo passo é adicionar matéria orgânica e preparar o canteiro. A irrigação é feita pelo menos duas vezes. A pré-desinfecção do solo ajudará a reduzir a atividade de patógenos e pragas.

Observação!
Vinte e quatro horas antes do plantio, regue o solo com água fervente. Caso tenha havido algum caso de doença entre as mudas, utilize um tratamento químico para o solo. Esses produtos podem ser adquiridos em lojas de jardinagem.

O lado prático da questão

Proprietários de estufas pequenas e espaçosas estão resolvendo o problema. Eles utilizam o espaço de forma eficiente, mas ao mesmo tempo plantando pepinos E as berinjelas são cultivadas de forma a garantir seu bem-estar. Os botânicos dão uma resposta clara. Ambas as culturas são compatíveis em quatro parâmetros:

  • esquentar;
  • umidade;
  • luz;
  • cobertura.

A diferença é notável na rega. A compatibilidade parcial se expressa pela maior necessidade de água dos pepinos. Enquanto as berinjelas são regadas na raiz, os pepinos são pulverizados. Frutos crocantes, ao contrário dos pepinos azuis, prosperam em alta umidade. Nem todo arranjo de plantio é aconselhável. Plantar vegetais ou ervas que se competem entre si no mesmo canteiro resultará em perdas na produção. Por exemplo, a distância mínima entre berinjelas e pepinos é de 15 a 20 cm. As plantas não devem se sombrear mutuamente. Outras recomendações:

  • O plantio de diversos tipos de pepinos e berinjelas em estufa é justificado;
  • Plantar frutos crocantes utilizando treliças;
  • Os vegetais "azuis" ficam em um canto ensolarado da estufa, enquanto os pepinos ficam em um canto mais sombreado;
  • Duas culturas são separadas por uma divisória feita de filme de polietileno;
  • Os dois tipos de vegetais são colocados em lados opostos do corredor central - isso facilitará a manutenção;
  • Os arbustos de berinjela precisam ser podados e amarrados;
  • Para o cultivo de ambas as culturas, são adequadas estufas feitas de policarbonato com base metálica.

Nenhuma das duas culturas tolera o transplante. Recomenda-se plantar berinjelas e pepinos em vasos separados.

Observação!
Os recipientes mencionados podem ser substituídos por copos feitos de turfa.

Preparando e plantando sementes

Antes do plantio, mergulhe as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio por 24 horas. Se a embalagem das sementes estiver etiquetada como "F1", o pré-mergulho não é necessário. Coloque até três sementes em um recipiente. Se todas germinarem, selecione as mais fortes. Remova as mais fracas. O segundo passo é transplantar as mudas para vasos temporários por 80 dias. Próximos passos:

  1. As mudas de pepino são transferidas para uma estufa juntamente com o recipiente de turfa onde estiveram crescendo nos últimos 70 a 80 dias. Elas podem ser transplantadas imediatamente após o surgimento de pelo menos duas folhas.
  2. Cinco dias antes de plantar as beringelas junto aos futuros pepinos, aqueça a estufa. As mudas não tolerarão bem o choque térmico durante o transplante.

As berinjelas são plantadas em duas fileiras, com espaçamento de 30 a 40 cm entre elas. Aumente o espaçamento entre as fileiras se forem escolhidas berinjelas altas. O plantio em padrão escalonado é a melhor opção. Uma única fileira é aceitável se o jardineiro tiver escolhido variedades rasteiras.

Regar e fertilizar

A quantidade de umidade aplicada depende da proximidade entre os pepinos e as berinjelas. Se estiverem muito próximos, deve-se usar filme plástico. O jardineiro o estende entre os canteiros de berinjela e pepino. Isso porque os pepinos são pulverizados regularmente, o que é prejudicial às berinjelas.

A saúde da berinjela é inversamente proporcional ao nível de umidade na estufa. Pepinos suculentos e saborosos não podem ser cultivados sem rega abundante. Outras recomendações:

  • Ambas as culturas requerem a adição de matéria orgânica a cada 14 dias;
  • Os fertilizantes minerais são aplicados até 3 vezes durante toda a estação;
  • 7 dias antes do início da floração, não adicione mais nenhum produto químico ao solo;
  • O flúor e o nitrogênio são adicionados ao solo em quantidades limitadas - o excesso dessas substâncias afeta negativamente o desenvolvimento dos vegetais;
  • Se pelo menos uma planta doente aparecer na estufa, ela é imediatamente removida, e as restantes são inspecionadas diariamente;
  • Vegetais crocantes adoram adubação foliar;
  • Você pode plantar e pulverizar pepinos com água contendo alho e cebola na proporção de 4 para 1.

Três horas antes do plantio, trate o solo ao redor das covas com uma solução fraca de verde brilhante e iodo. Essa solução destrói a flora patogênica. Depois disso, você poderá plantar as sementes com segurança.

Observação!
Cultivar duas culturas simultaneamente apresenta diversas vantagens. Primeiro, os agricultores colhem uma safra maior ao mesmo tempo, reduzindo os custos de produção de hortaliças. Segundo, se forem seguidas as práticas agrícolas adequadas, as duas culturas se beneficiarão mutuamente.

Avaliações

Anatoly

Uma boa colheita só se consegue com o manejo adequado. Sempre removo as flores masculinas e as partes danificadas das mudas de pepino. Faço o mesmo com as gavinhas e as folhas amareladas. Sempre tomo cuidado para não danificar as mudas ao tutorá-las. No caso das berinjelas, sempre corto a parte superior da planta. Faço isso assim que ela atinge 30 cm. Deixo até dois dos brotos maiores.

Tamara

Ao plantar frutas crocantes e berinjelas juntas em um canteiro, sempre as pré-trato com uma solução fraca de permanganato de potássio. Joaninhas são outra ferramenta útil. Se elas estiverem perto das mudas, não há necessidade de se preocupar com pragas. Se um vírus atacar, uso água sanitária a 20%. Borrifo as plantas até duas vezes por semana.

Yaroslav

As berinjelas que plantei, cultivei e cuidei na minha estufa, junto com os pepinos que meu avô cuidava, estão indo muito bem. O único inconveniente é que elas precisam de uma fonte de calor adicional nos verões frios e chuvosos. Eu uso um aquecedor com ventilador.

É possível cultivar berinjelas e pepinos juntos em uma estufa. O segredo é colocar os vegetais em lados opostos de um caminho central. Se isso não for possível, separe os canteiros com uma divisória de plástico. Apesar de algumas semelhanças, os dois vegetais apresentam algumas diferenças. Uma boa colheita pode ser esperada se o jardineiro seguir as práticas agrícolas adequadas.

É possível plantar berinjelas na mesma estufa que pepinos?
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates