Como plantar rosas ao ar livre em agosto e setembro em diferentes regiões do país.

Rosa

plantando rosasAs rosas são uma das flores mais apreciadas pelos jardineiros, cultivadas em praticamente todas as regiões da Federação Russa. Muitos jardineiros têm a ideia errada de que elas só devem ser plantadas após a chegada do clima quente e estável da primavera.

O plantio outonal de culturas que encantarão com suas flores no ano seguinte prospera nas condições de temperatura e umidade típicas de agosto e setembro. O outono é considerado a época ideal para o plantio de mudas.

As roseiras são plantadas em toda a Rússia, exceto no extremo norte. O clima do norte não é adequado para o cultivo de flores sensíveis à temperatura e à umidade. Em agosto e setembro, é possível plantar mudas de roseiras na parte central da Rússia europeia, na região de Moscou e na parte sul da Rússia europeia. Na parte central da Rússia, o plantio de roseiras termina no final de outubro e, na parte sul da Rússia europeia, no final de setembro.

Prós e contras de plantar rosas em agosto-setembro

Agosto e setembro são meses favoráveis ​​para o plantio de rosas. O solo, nessa época, apresenta a temperatura e a umidade ideais.

Monitore a temperatura. É importante que a temperatura diurna não seja inferior a 10°C e que a temperatura noturna não caia abaixo de 5°C. O calor extremo, assim como o frio, impacta negativamente o processo de adaptação. A faixa de temperatura ideal para o plantio de rosas é de 5°C à noite a 15°C durante o dia.

Importante!

As mudas de rosas devem ser plantadas no máximo um mês antes da chegada das geadas. Acompanhe a previsão do tempo para evitar a morte das plantas.

Dependendo da sua região, você deve planejar a época de plantio das mudas de rosas. Se a primeira geada na sua área ocorrer em meados de outubro, as flores devem ser plantadas antes de 15 de setembro. Este mês dará tempo para as mudas criarem raízes e se adaptarem ao solo. Seguindo essas orientações, as rosas irão te encantar com suas primeiras flores na primavera.

Jardineiros experientes não recomendam o plantio de roseiras em agosto. Embora as flores tenham condições ideais de crescimento, elas podem desenvolver botões e se preparar para a floração. No entanto, a roseira não terá tempo de florescer completamente antes da chegada do frio. Isso estressa a planta, o que afetará negativamente sua resistência ao inverno. A planta pode até morrer, dedicando seus recursos à floração em vez de se preparar para o inverno.

Plantações de primavera Plantações de outono
Condições para o crescimento e floração Condições favoráveis ​​ao crescimento e à floração. Condições favoráveis ​​apenas para adaptação e crescimento.
Umidade do ar e do solo Baixa umidade, requer rega regular. Alta umidade, condições favoráveis ​​à adaptação e ao desenvolvimento do sistema radicular.
Estabilidade térmica Existe o risco de geadas repentinas. Com uma temperatura de fundo mais estável a longo prazo, o solo aqueceu durante o verão.
Disponibilidade de mudas de alta qualidade Na maioria das vezes, as mudas do ano passado estão disponíveis. Uma ampla variedade de espécies e variedades.

A melhor época para plantar rosas depende do jardineiro. Ambos os períodos de plantio, de maio a agosto, podem ser aproveitados para apreciar as flores rosadas.

Como preparar mudas de rosas para o plantio no outono

Ao escolher mudas de rosas, considere cuidadosamente sua seleção. Elas devem ser adquiridas em lojas especializadas, agropecuárias e fornecedores de boa reputação. Se você planeja plantá-las imediatamente após a compra, escolha exemplares cujo sistema radicular possa ser inspecionado visualmente.

Ao selecionar uma muda de rosa, é importante que o sistema radicular seja:

  • desenvolvidos uniformemente em diferentes direções;
  • ter cor castanha;
  • Não apresentam manchas escuras ou sinais de apodrecimento.

A muda deve ter pelo menos três ramos principais fortes e de cor verde escura. Os brotos devem ter espinhos e um tronco denso.

Ao comprar uma muda de rosa em vaso, certifique-se de que a planta esteja firmemente ancorada no solo e que a terra se desprenda facilmente das laterais do vaso. As folhas existentes devem estar viçosas, sem manchas, danos ou partes secas.

Preparando uma muda para o plantio

Antes do plantio, as mudas devem ser preparadas para melhor adaptação:

  • Mergulhe cada planta em água por 24 horas, de forma que o líquido cubra o sistema radicular;
  • Raízes secas ou fracas devem ser removidas;
  • Ajuste o comprimento do sistema radicular para 30 cm. Não há necessidade de raízes maiores, pois isso dificultaria a adaptação ao substrato;
  • Retire as folhas do tronco. Não as arranque. É melhor cortá-las com uma tesoura ou uma ferramenta de jardinagem específica;
  • Os brotos verdes precisam ser encurtados para 30 cm;
  • Corte os botões abaixo do enxerto. Caso contrário, a rosa produzirá brotos vazios que privarão a flor de nutrientes e umidade.

Especialistas recomendam pulverizar a planta com uma solução de sulfato de cobre a 3% para fortalecer cada arbusto e torná-lo resistente à podridão, pragas e doenças fúngicas. Antes do plantio, o sistema radicular pode ser mergulhado em uma solução aquosa contendo esterco bovino (1 litro de esterco bovino para cada 10 litros de água).

Como escolher um local para plantar rosas

Antes de plantar, considere cuidadosamente o local. A experiência demonstra que os jardins de rosas prosperam e florescem em áreas ensolaradas, sem vento e protegidas dos ventos do norte.

Não é recomendável plantar rosas na sombra de edifícios ou perto de arbustos e árvores. As flores precisam de calor, luz e nutrientes. Elas tendem a se inclinar em direção ao sol, ficando frágeis e vulneráveis ​​a doenças e pragas.

Também é melhor evitar áreas com umidade excessiva. Se houver acúmulo frequente de umidade nos sulcos, ou se o nível do lençol freático subir após a chuva, procure um local mais elevado. O solo encharcado causa apodrecimento das raízes.

Requisitos de qualidade do solo

As rosas prosperam, crescem e florescem em solo fértil e rico em micronutrientes. Deve-se ter cuidado para garantir a qualidade do solo onde você planeja plantar suas mudas.

Importante!

Prepare o solo para o plantio de rosas com bastante antecedência. Conclua todos os preparativos necessários pelo menos duas semanas antes da data prevista para o plantio.

O solo deve ser preparado da seguinte forma:

  • cavar a uma profundidade de pelo menos 40 cm;
  • Adição de cal ou farinha de dolomita em caso de alta acidez;
  • Adicionar turfa ou composto se o solo for argiloso.

Após cavar com uma ferramenta de jardinagem, realiza-se a gradagem para quebrar os pedaços maiores de solo e garantir uma melhor aeração.

Métodos de plantio de rosas

É importante manter um espaçamento ideal entre as plantas para garantir que cada uma receba luz, umidade e nutrientes suficientes. Para isso, prepare as covas de plantio. Cada cova deve ter pelo menos:

  • 40 cm de profundidade;
  • 50 cm de largura.

Se a área do local permitir, certifique-se de que o diâmetro de cada cova de plantio seja de 70 cm.

Distância entre rosas

A distância entre os buracos de plantio varia dependendo da variedade de rosa. Rosas mais altas podem ser plantadas mais próximas umas das outras, enquanto plantas mais arbustivas precisarão de mais espaço.

Tipo de rosas Chá Polinatovaya rosas floribunda Parque Padrão Escalando
Distância entre arbustos, cm 30-60 30-60 30-60 75-90 100 100

Duas maneiras de plantar rosas no outono

As rosas são plantadas de duas maneiras comprovadas:

  • Método a seco. Usando uma pá, crie um pequeno monte de terra retirada do fundo da cova no local de plantio. A planta é colocada sobre o monte, a 5-10 cm de profundidade, no centro. O sistema radicular é cuidadosamente distribuído sobre a superfície do monte. Em seguida, a cova é preenchida com terra e compactada levemente.
  • Método úmido. Este método consiste em imergir a muda em um líquido, que é então vertido no fundo da cova de plantio. O líquido é preparado utilizando uma solução de humato de sódio, diluída em 3 litros de água e 10 g de matéria seca. Pelo menos 3 litros da solução preparada devem ser vertidos em cada cova. Após a imersão da muda no líquido, adiciona-se terra ao fundo da cova e compacta-se.

Após o plantio, regue a terra ao redor da roseira para evitar bolsas de ar no buraco. Ambos os métodos têm se mostrado eficazes entre os jardineiros.

Cuidando de rosas

Após o plantio, as mudas precisam de cuidados regulares e completos, como:

  • Uma cobertura isolante de alta qualidade para proteger a planta das baixas temperaturas. Deve-se adquirir uma cobertura especial que garanta a circulação ideal de ar e impeça o crescimento de fungos ou mofo no solo ou nas flores;
  • Regue quando o solo estiver seco. Os dias e noites de outono são bastante úmidos, portanto, a rega regular não será necessária.
Importante!

Evite aplicar fertilizantes minerais ou nitrogenados. Isso estimulará um crescimento vigoroso, impedindo a roseira de florescer antes da chegada do frio, dificultando sua adaptação ao inverno e podendo até mesmo causar sua morte.

Dicas de jardineiros experientes

Jardineiros experientes recomendam seguir estas regras ao plantar rosas no outono:

  • Não utilize turfa como substrato de plantio. Esse tipo de solo contém muita umidade, o que causa o apodrecimento das raízes;
  • O ideal é plantar rosas em solo argiloso. Ele é rico em nutrientes e minerais e proporciona uma aeração adequada.
  • É importante posicionar o sistema radicular da muda de forma ideal. Isso ajudará a planta a criar raízes no solo e a sobreviver ao inverno.
  • Não regue com água fria.

As recomendações de jardineiros experientes baseiam-se em estatísticas e nos princípios básicos da floricultura.

Avaliações

Vale a pena ler avaliações de jardineiros experientes para garantir as condições ideais para o desenvolvimento do seu jardim de rosas e para desfrutar do aroma inebriante e da exuberância das flores das roseiras na primavera.

Elena Pankratova, Penza, 47 anos. Adoro rosas e só recentemente me atrevi a plantá-las na minha casa de campo. Uma vizinha me deu algumas mudas extras de rosas floribunda e decidi plantá-las no outono. Há três anos que as planto em meados de setembro, espaçando-as 50 cm entre si. Primeiro, rego a cova com adubo húmico e enterro a muda. Na primavera, no final de maio, meu jardim de rosas fica perfumado.

 

Alena Maksimenko, 58 anos, de Zhukovsky. Há oito anos planto rosas na minha dacha perto de Moscou. Compro rosas arbustivas para elas. São as menos exigentes em relação ao solo. Fertilizo bem o solo com esterco de vaca algumas semanas antes do plantio. Espaçamento entre os arbustos: 80-90 cm. Quando chegam as primeiras geadas, cubro as flores com tecido não tecido.

 

Ekaterina Vieva, Kostroma, 64. Eu costumava plantar rosas apenas na primavera, pensando que era a melhor época. Mas uma vez, por causa de uma viagem, perdi maio e junho. Decidi plantá-las em setembro. Veja bem, as plantas cresceram e floresceram com muito mais vigor no ano seguinte. Um jardim de rosas plantado no outono produz botões grandes e fortes e é menos suscetível a doenças.

plantando rosas
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates