Se você tem interesse em cultivar capuchinha a partir de sementes e sabe quando plantá-la, vamos te ensinar como cuidar dessa flor geralmente pouco exigente e quais benefícios você pode obter dela.
Em primeiro lugar, além de sua beleza, as capuchinhas ajudam a proteger o repolho de inimigos sérios como a mosca-branca e o besouro-da-couve. Elas também protegem as plantações de batata de nematoides, as árvores frutíferas de pulgões, e pepinos e rosas, que também são frequentemente afetados por pulgões, devem ser plantados junto com capuchinhas. Além disso, essa beleza do sul é tão benéfica quanto o limão, com ainda mais vitamina C, tornando-se um excelente complemento para saladas.
Veja também: Jardim, horta, casa de campo - todas as coisas mais coloridas e interessantes que você pode criar com suas próprias mãos..
Então, já estabelecemos que a capuchinha é benéfica para o jardim, comestível, bonita e um belo complemento para ele. Agora, vamos ver como plantar essa beleza para obter os melhores resultados. É importante lembrar que as capuchinhas adoram calor e não toleram frio extremo. Portanto, ao plantá-las, leve em consideração o clima da sua região e plante-as de forma que as mudas não fiquem expostas à geada, que pode ser fatal. Curiosamente, as sementes que se semeiam sozinhas no solo sobrevivem ao inverno e germinam por conta própria. Embora floresçam mais tarde quando se semeiam sozinhas, muitas pessoas ainda apreciam esse método passivo e descomplicado de cultivá-las. As sementes de capuchinha podem ser colhidas à medida que amadurecem e plantadas na primavera. Explicaremos como fazer isso a seguir.
Plantar diretamente no solo
Este é um bom método porque as raízes da planta <i>Schizachyrium scoparium</i> são frágeis e delicadas, sendo preferível plantar as sementes diretamente no jardim. No entanto, como é sensível à geada, o plantio deve ser feito por volta do final de maio, quando não há risco de geadas, pois as mudas são delicadas e frágeis e morrerão rapidamente. Coloque as sementes em buracos com cerca de 2 cm de profundidade, cubra com terra e faça outro buraco de 25 a 30 cm mais profundo. Para acelerar a germinação, mergulhe-as em água morna e, em seguida, envolva-as em um pano úmido por 24 horas. Outra opção é plantar as sementes mais cedo, no início de maio, por exemplo, cobrindo-as bem e descobrindo-as no início de junho.
Método de mudas
A segunda opção permite obter flores mais cedo: plantar mudas de capuchinha. Há algumas nuances aqui também: devido às suas raízes frágeis, as sementes devem ser plantadas diretamente em recipientes individuais, sem transplante. Você pode usar vasos de turfa e plantar três sementes por vaso, ou pode usar copos descartáveis e, na hora do plantio, basta remover cuidadosamente o fundo e plantá-los juntos. Plante as mudas em abril ou maio; elas florescerão cerca de um mês após o plantio no solo.
Cuidando da capuchinha
Nossa beleza não é exigente, não precisa de muita atenção - água com moderação, remoção de ervas daninhas, é tudo o que ela precisa.
ConselhoSe precisar de sementes para propagação, não remova as hastes florais murchas. Fique de olho nas sementes e remova-as imediatamente para evitar que se autosemeiem. Se desejar uma floração abundante, remova as hastes florais murchas assim que possível.
Outra flor interessante para o jardim é Petúnia: Quando plantar as mudas em 2016.
Tipos de capuchinhas
Já mencionamos que muitas variedades desta planta maravilhosa, bela e útil foram cultivadas. Mas a mais popular ainda é a capuchinha grande. Ela pode crescer até 70 cm de altura em forma de arbusto ou, em sua forma rasteira, produzir trepadeiras de até 2,5 metros de altura. Suas flores são brilhantes e chamativas; aliás, esta espécie é a base para muitos híbridos.
• Outra boa planta é a capuchinha arbustiva, que cresce lindamente em caules eretos e é amplamente utilizada para decorar bordaduras.
• A capuchinha trepadeira é usada por muitos proprietários de casas de campo como decoração para gazebos, terraços, jardins verticais, em vasos suspensos em varandas ou instalada em vasos elevados, criando belas cascatas.
• A capuchinha 'Terry' é muito popular na sua forma pendente, usada para decorar muros e cercas em jardins. Reproduz-se bem por sementes e tem um aspeto muito bonito.
• A capuchinha-terrestre, também conhecida como capuchinha-trepadeira, é uma bela trepadeira que, assim como sua parente subtropical, precisa de umidade e calor. Essa variedade pode ser usada em qualquer lugar da propriedade, cobrindo ou camuflando qualquer área, parede ou terraço com um tapete vertical.
Variedades de capuchinha
Dentre a grande variedade dessa flor útil e bela, as seguintes são particularmente populares:
• Vesuvius – lindas flores em tons suaves de salmão com reflexos cereja tornaram esta variedade muito popular e apreciada. Os arbustos não são altos, atingindo no máximo 30 cm, as folhas são grandes, o caule é ereto e são ótimos para bordaduras ou canteiros.
• Mistura Terry - arbustos baixos e eretos, com folhas verdes suculentas e flores perfumadas de diferentes tonalidades, que decoram alegremente os canteiros e também podem ser plantados em vasos em varandas.
• Rosa-cereja – você pode adicionar esta variedade, com suas flores carmesim incomuns, às duas anteriores e criar uma explosão de cores no canteiro de flores.
• Liana das Canárias – produz trepadeiras enormes, de até 3,5 m, e as flores são exatamente como um canário, parecendo prestes a alçar voo.
• Alaska é uma mistura brilhante e bonita, com arbustos baixos e compactos, folhas com uma maravilhosa borda marmorizada e flores grandes, belas e multicoloridas.
Considerando a diversidade de espécies, a simplicidade, a beleza e a delicadeza da planta, bem como seus benefícios óbvios para outras plantas no jardim, a capuchinha está se tornando uma das principais escolhas para o cultivo em seu jardim.
Veja também: Jardinagem faça-você-mesmo como ninguém – ideias interessantes.
