Uma lista de plantas de interior que não florescem – cada uma delas merece sua atenção.

Flores

Muitos jardineiros (tanto iniciantes quanto experientes) preferem cultivar plantas sem flores em seus apartamentos ou casas. Elas são menos exigentes do que suas parentes floríferas e também têm menor probabilidade de causar alergias devido à ausência de pólen. Encontram-se em diversos grupos taxonômicos e apresentam uma grande variedade de espécies. Apresentamos um catálogo das plantas de interior mais populares com nomes, descrições e fotos.

Folhagem ornamental

As plantas decíduas geralmente exigem menos manutenção, e cuidar delas não leva muito tempo, mesmo para um jardineiro iniciante. Portanto, dê uma olhada na lista.

Saxifraga

A saxífraga, ou saxífraga-vermelha, pertence à família Saxifragaceae. É cultivada em ambientes internos por sua bela folhagem verde com nervuras brancas; a parte inferior das folhas, de cor bordô, confere um toque marcante.

Os pecíolos, pedúnculos e estolões da flor também são cor de vinho. A base da lâmina foliar tem formato de coração, mas em direção à borda torna-se amplamente serrilhada. A Saxifraga pode crescer até 50 cm de altura, mas quando cultivada como planta pendente, seus longos caules podem atingir 100 cm.

Monstera

A Monstera é uma trepadeira que adiciona um toque exótico a qualquer ambiente. Ela se distingue por suas grandes folhas que, à medida que a flor cresce, desenvolvem recortes que chegam até o centro da lâmina foliar.

Com o tempo, raízes aéreas começam a emergir do caule da monstera, permitindo que a planta se agarre para se sustentar. Essas raízes são muito delicadas e frágeis, por isso, quando ficam muito compridas, recomenda-se enraizá-las no solo para evitar danos.

Samambaias

Existem muitos tipos de samambaias ornamentais, mas todas se distinguem pela sua folhagem verde e expansiva. As samambaias mais populares incluem Nephrolepis, Cyrtomium, avenca, Polypodium dourado e Aspenium.

No entanto, a Nephrolepis é a planta mais frequentemente cultivada em apartamentos. Esta espécie possui folhas lanceoladas, compostas pinadas e segmentadas que podem atingir 70 cm de comprimento. A massa verde e rígida da planta cresce para cima até certo ponto, e somente após atingir um determinado comprimento é que começa a se curvar lateralmente.

Fatsia

A fatsia é um arbusto perene alto, com folhagem verde espalhada, da família Araliaceae. Sua característica distintiva são suas folhas grandes, brilhantes e serrilhadas.

Na natureza, o arbusto pode atingir uma altura de 6 metros, mas em ambientes internos, a Fatsia cresce apenas até 1,5 metros. O arbusto possui um rizoma ramificado e brotos que se espalham com ramificações laterais.

Ficus

O ficus é uma planta sem flores que há muito tempo goza de grande popularidade devido à sua baixa necessidade de manutenção e aparência decorativa. Atualmente, existem muitas variedades de ficus cultivadas em ambientes internos, mas as mais comuns são a figueira-da-borracha, o ficus-lira, o ficus-anão e o Ficus benjamina.

Apesar de algumas diferenças entre essas espécies, todas as figueiras possuem folhagem exuberante, de cor verde-escura ou variegada. As folhas densas e firmes da planta podem atingir 70 cm de comprimento.

Dracaena

A dracena é uma planta perene com um tronco lenhoso e reto. Suas folhas estreitas, relativamente longas, verdes ou variegadas, são dispostas paralelamente às nervuras. Embora as dracenas se assemelhem muito às palmeiras na aparência, elas não são palmeiras.

Suculentas

As suculentas são um grupo de plantas com tecidos especializados que retêm água. Essa característica deriva de sua origem em regiões com secas frequentes. As plantas desse grupo pertencem a diferentes famílias.

Cactos

Os cactos são plantas suculentas, caracterizadas pela presença de espinhos em sua superfície. No entanto, poucas pessoas sabem que existem milhares de variedades de cactos, que nem sempre são distinguíveis umas das outras à primeira vista.

Os seguintes cactos sem flores são populares:

  1. Cephalocereus. O caule do cacto possui pelos prateados que o distinguem de outros cactos.

    Cefalocereus
    Cefalocereus
  2. A Espostoa hirsuta é um cacto relativamente grande, que pode crescer até 70 cm de comprimento. Os espinhos da suculenta são cobertos por cerdas prateadas.

    Espostoa lanosa
    Espostoa lanosa
  3. O Echinocactus grusoni é o cacto mais popular, distinguindo-se pelos seus espinhos amarelo-brilhantes.

    Echinocactus Gruzoni
    Echinocactus Gruzoni

Os cactos decorativos são frequentemente usados ​​para decorar escritórios ou áreas de trabalho em casa, pois acredita-se que absorvem a radiação eletromagnética emitida por computadores ou laptops.

Agave Rainha Vitória

A agave 'Rainha Vitória' é considerada a suculenta mais bela do gênero Agave. A planta possui folhas rígidas que lembram um triângulo alongado com borda branca. Cada folha tem um único espinho, de 1 a 2 cm de comprimento, e vários outros mais curtos. As folhas da agave formam uma roseta, cujo diâmetro varia de 40 a 60 cm.

Agave Rainha Vitória
Agave Rainha Vitória

Aloe

A babosa (Aloe) é uma planta suculenta da família Asphodelaceae. O gênero Aloe compreende aproximadamente 500 espécies diferentes, mas todas compartilham um caule curto densamente coberto por folhas carnudas em forma de espada. Dependendo da espécie, as bordas das folhas podem ser lisas ou serrilhadas, e algumas são cobertas por espinhos ou, menos comumente, cílios. As espécies de babosa mais cultivadas são a babosa variegada, a babosa vera e a babosa arborescens.

Aloe
Aloe

Homem barbudo

A barba-de-veado, ou Yovibarba, é uma planta do gênero Crassulaceae. Distingue-se por suas folhas pontiagudas, que formam uma pequena roseta semelhante a um botão de flor. A barba-de-veado apresenta uma variedade de cores, que variam do verde ao marrom.

Sedum

Sedum, ou sedum, é um gênero de plantas com muitas espécies. Sedum é representado por diversas espécies, incluindo as que não florescem:

  1. Sedum Morganii.
  2. Sedum crassifolia.
  3. Sedum linearis.

O sedum possui folhas pequenas, planas ou cilíndricas que podem se desprender com o menor toque. Dependendo da espécie, as hastes florais podem ser eretas, rastejantes ou prostradas.

Sedum morganii
Sedum morganii

Crassula

A árvore-da-fortuna, ou planta-jade, é uma planta fácil de cultivar, que até mesmo um jardineiro iniciante consegue cuidar. As plantas-jade de interior se distinguem por suas folhas redondas e opostas, com formato semelhante a moedas. Com os cuidados adequados, o tronco da árvore pode atingir mais de 1,5 metro de altura.

Crassula
Crassula

Haworthia

Haworthia é um gênero de plantas miniatura da família Xanthorrhoeaceae. Suas folhas carnudas, de cor verde-escura, podem apresentar protuberâncias brancas e verrucosas. A maioria das espécies do gênero possui áreas transparentes nas pontas das folhas, permitindo que a luz penetre profundamente no tecido vegetal.

Haworthia
Haworthia

Palmeiras

Palmeiras de interior são plantas exóticas que cativaram jardineiros graças ao formato marcante e incomum de suas folhas. Para garantir que se adaptem às condições de uma determinada casa, o ideal é comprá-las quando jovens.

Areca

O gênero Areca contém cerca de 50 espécies, mas apenas algumas podem ser cultivadas em ambientes internos. As palmeiras Areca possuem um ou mais caules delgados cobertos por cicatrizes em forma de anel na base.

Areca
Areca

As folhas densas lembram penas verde-brilhantes. A folhagem se acumula no topo da palmeira, formando uma espécie de pente. A altura da palmeira pode variar de 35 cm a 12 m, dependendo da variedade.

Bambu

A palmeira-bambu, ou Rhapis, é uma árvore graciosa e pouco exigente, com troncos delgados que sustentam numerosas folhas verdes. As folhas lanceoladas em forma de leque crescem exclusivamente nas pontas dos brotos, cuja superfície é coberta por uma malha de fibras semelhante a feltro.

Rapis
Rapis

As palmeiras ornamentais dividem-se em dois grupos com base na sua altura: altas e baixas. Enquanto as palmeiras altas podem atingir até 3 metros de altura, os exemplares baixos raramente ultrapassam 1 metro.

Livistona

Livistona é um gênero de palmeiras perenes que compreende 36 espécies. A Livistona é uma árvore com folhas grandes, brilhantes e em forma de leque, de cor verde-escura ou verde-acinzentada.

Livistona
Livistona

Tamareira

A tamareira é uma planta resistente e pouco exigente, com folhas longas divididas em pinas estreitas. Tipicamente, as tamareiras têm uma copa densa e verde brilhante e um tronco plumoso.

Tamareira
Tamareira

Iúca

A iúca é uma planta ornamental de folhagem que floresce apenas em seu habitat natural. Seu caule grosso e lenhoso é ramificado na parte superior. Suas folhas pontiagudas se agrupam nas extremidades do caule ou dos ramos.

Iúca
Iúca

Amplo

Plantas trepadeiras são plantas ornamentais caracterizadas por caules longos, trepadores ou rastejantes. O formato de suas flores permite que sejam cultivadas em cestos suspensos.

Espargos

O aspargo é um gênero pertencente à família Liliaceae. Existem aproximadamente 100 espécies, mas a mais popular é o Asparagus sprengeri. Essa espécie de aspargo é uma planta arbustiva que se distingue de seus parentes por suas folhas pendentes, verde-claras e pontiagudas.

Espargos
Espargos

Hera

A hera, ou Hedera, é um arbusto rastejante com raízes adventícias que permitem à planta agarrar-se a superfícies irregulares e suportes. Suas folhas angulares e lobadas são espessas, coriáceas e de cor verde-escura.

Hera
Hera

Soleirolia

A soleirolia, ou helxina, é uma planta rasteira da família Urticaceae. A helxina possui numerosas folhas verdes em miniatura dispostas em ramos finos. A soleirolia distingue-se pelo seu caule rastejante e altamente ramificado.

Soleirolia
Soleirolia

Ficus rastejante

O ficus rastejante, ou ficus anão, difere de seus parentes pela presença de graciosos ramos trepadores e numerosas raízes acessórias. As folhas verdes em forma de coração do ficus têm uma superfície áspera e enrugada. A parte inferior do caule é coberta por rebentos, que permitem à planta agarrar-se a qualquer superfície saliente.

Ficus rastejante
Ficus rastejante

Fittônia

A fittônia é uma planta herbácea perene caracterizada por seus caules prostrados e pendentes. Suas folhas padronizadas são cobertas por uma trama vermelho-púrpura, amarela ou branca. São plantas pequenas com caules finos.

Fittônia
Fittônia

Epipremnum

Epipremnum é uma trepadeira cujos caules podem atingir 10 metros de comprimento. Suas folhas brilhantes são verde-esmeralda com inclusões ou estrias esbranquiçadas ou ligeiramente amareladas. A planta desenvolve numerosas raízes aéreas.

Epipremnum
Epipremnum

Plantas de interior
Comentários sobre o artigo: 1
  1. Stroitelstvo.Guru

    A lista inclui plantas de interior - plantas introduzidas no cultivo como plantas decorativas, adequadas para cultivo em residências e para paisagismo de interiores.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates