É improvável que um jardim paisagístico ou uma bela casa particular não tenha algumas roseiras. Desde os tempos antigos, essas belas flores têm sido uma decoração singular para qualquer jardim, evidenciando o bom gosto de seus proprietários. Cultivar roseiras continua sendo um verdadeiro culto, tornando o tema da proteção das rosas durante o inverno na região de Moscou um assunto bastante discutido.
Princípios gerais
Existe uma grande variedade de rosas disponíveis, permitindo-lhe criar arranjos florais verdadeiramente deslumbrantes no seu jardim, que irão encantar os seus olhos com a sua floração até ao final do outono. As variedades mais populares incluem rosas de parque, rosas trepadeiras, rosas rasteiras, floribundas e outras.
Mas, como muitas outras plantas, as roseiras precisam de proteção adequada no inverno, principalmente se cultivadas na região de Moscou. Enquanto jardineiros em regiões mais ao sul podem cobrir levemente as raízes ou deixar os arbustos ao ar livre sem isolamento adicional, na zona temperada isso é imprescindível. Caso contrário, passar o inverno com roseiras na região de Moscou resultará em sua morte. E mesmo que as flores consigam sobreviver ao inverno sob uma espessa camada de neve, com a chegada do clima quente, os brotos congelados não serão capazes de produzir flores em abundância.
Momento ideal
Para evitar que isso aconteça, todo jardineiro precisa saber como e quando proteger as roseiras na região de Moscou. Independentemente da variedade, as roseiras são consideradas plantas muito resistentes e tolerantes ao frio, capazes de sobreviver a quedas significativas de temperatura (até -15 graus Celsius). Se uma roseira for exposta à geada por muito tempo, ela morrerá. Geadas de curta duração não são prejudiciais à planta.
Um fenômeno ainda mais perigoso para as roseiras é o apodrecimento, que ocorre quando elas são cobertas para o inverno muito cedo, quando a temperatura ambiente está alta e o produtor já se apressou em cobrir o arbusto com isolamento. Se o isolamento utilizado for sintético em vez de tecido, a morte da planta é inevitável. Evitar esse desfecho se o isolamento não for aplicado em tempo hábil é praticamente impossível, portanto, não se apresse em cobrir as roseiras para o inverno na região de Moscou assim que a temperatura cair abaixo de zero. Geadas curtas e leves em setembro não representam perigo para as roseiras.
Preparando-se para o inverno
Durante a estação quente, as rosas florescem quase continuamente, fazendo com que a planta absorva todos os nutrientes e minerais do solo. Mesmo com quantidades generosas de fertilizante, o solo fica empobrecido e requer fertilização adicional para o inverno.
Os jardineiros iniciam essas atividades no início ou meados de setembro, utilizando fertilizantes especiais para o outono. Estes devem conter os ingredientes adequados para a estação, pois a aplicação de fertilizante de verão no solo estimulará o crescimento de vegetação, fazendo com que o arbusto produza brotos verdes antes de ter tempo de se preparar para a geada. Portanto, é melhor evitar completamente os fertilizantes orgânicos.
Dentre os fertilizantes promissores para o outono, destacam-se os seguintes:
- potássio;
- cálcio;
- fósforo.
Você pode tentar criar uma solução altamente eficaz por conta própria. Para isso, dilua um dos ingredientes em um balde com água e regue cada planta com moderação. Jardineiros experientes recomendam uma proporção de 15 gramas de fertilizante para cada 10 litros de água. Como alternativa, você pode economizar tempo e comprar uma mistura pronta em uma loja de jardinagem e aplicá-la em suas plantas.
Atividades de poda
O próximo passo fundamental na preparação das roseiras trepadeiras para o inverno é a poda. O produtor decide quando podar esse tipo de planta com base no clima atual e na previsão aproximada para a próxima semana. A poda determina não apenas a resistência da planta à geada, mas também seu crescimento na estação seguinte. Sem esse procedimento, os arbustos simplesmente não florescerão na primavera ou serão danificados pelo frio.
A poda adequada desenvolve a imunidade da planta, tornando-a resistente à geada e a doenças. Os princípios da poda são determinados não apenas pelas condições climáticas, mas também pelas nuances de cada variedade. No entanto, existem regras geralmente aceitas que se aplicam a todas as variedades de rosas.
Já em meados de setembro (se estivermos falando da região central, como a região de Moscou), você pode remover todas as folhas dos arbustos, pois elas começam a murchar. Esse procedimento evitará a evaporação excessiva da umidade e também protegerá a planta da podridão das folhas quando estiver em local coberto. Além disso, A folhagem pode ser um vetor de infecções perigosas., que são difíceis de encontrar durante a inspeção visual.
Quando as temperaturas caem abaixo de zero, as roseiras podem ser podadas. Os exemplares mais altos devem ser podados primeiro. Tesouras de poda afiadas são usadas para garantir a remoção rápida e indolor dos brotos em excesso. Os brotos são cortados deixando 1 cm acima da gema apical.
Se um jardineiro acidentalmente cortar uma roseira em excesso, isso ainda não é motivo de preocupação. A principal tarefa é evitar danificar as raízes.E a floração será possível nos novos brotos que começarão a se formar quando o clima mais quente retornar na primavera. Além disso, a poda profunda pode ser benéfica, pois tem um efeito rejuvenescedor e é indispensável para os arbustos que estão começando a produzir novos brotos.
Pontos importantes
Ao cultivar variedades anãs, remova as flores murchas e encurte ligeiramente os ramos mais altos. O comprimento ideal da poda é de 10 a 15 cm.
As roseiras-de-parque frequentemente produzem rebentos com botões que florescem abundantemente. A poda destes exemplares é desnecessária, uma vez que a roseira começará rapidamente a produzir novos rebentos. Este princípio aplica-se a qualquer poda precoce que estimule o crescimento de novos ramos laterais. O ideal é podar estas partes da roseira após o início de um período de frio intenso e constante.
Pulverização e amontoamento de terra nos arbustos
Todas as trepadeiras precisam ser pulverizadas regularmente com produtos específicos para o controle de pragas. As roseiras são plantas muito vulneráveis, suscetíveis a todos os tipos de doenças e podem se tornar um foco de doenças perigosas.
Para evitar infecções, devem ser utilizados medicamentos antifúngicos e antivirais de alta qualidade. Métodos antigos, como soluções de tabaco, são ineficazes. É preferível dar preferência às seguintes opções:
- sulfato de ferro;
- Calda bordalesa.
O próximo passo no cuidado com a roseira é a amontoa de terra. Após podar, fertilizar e pulverizar a planta com sucesso, você pode começar a amontoar a terra, soltando-a aos poucos. Isso garantirá uma boa circulação de ar devido à ausência de ervas daninhas e também protegerá a roseira da geada.
Turfa, húmus ou folhas secas são espalhados sobre o solo. É importante garantir que o solo esteja completamente seco, pois vírus, fungos e parasitas perigosos podem se desenvolver em um ambiente úmido. O ideal é realizar o processo de amontoamento em um dia seco e sem vento. Qualquer umidade causará danos irreversíveis.
Sutilezas do abrigo
Depois de preparar com sucesso suas roseiras para o inverno, você pode passar para a próxima etapa, e talvez a mais importante: cobri-las. Hoje em dia, os jardineiros cobrem suas plantas de diversas maneiras, mas Os mais relevantes incluem:
Cobertura. Depois de amontoar terra ao redor das raízes e colocar uma camada de cobertura morta sobre o solo, você pode dispor galhos de pinheiro ou folhas por cima. Quando nevar, a roseira estará bem protegida. Ao usar esse método, é importante escolher o momento certo para cobrir a roseira, pois se você a cobrir muito cedo, ela ficará molhada com a chuva e começará a apodrecer. Uma das regras mais importantes para cobrir a roseira no inverno é garantir o máximo de secura. Alguns jardineiros também enterram a roseira completamente, cobrindo-a com terra solta e seca.- Abrigo seco. Um abrigo protetor feito de madeira compensada ou estacas é erguido sobre o arbusto, ao qual é fixado o material de cobertura. Isso criará uma espécie de cúpula sobre o arbusto, que logo ficará coberta de neve.
- Envolver com tecido. Os jardineiros também usam um método mais simples: envolver os caules em tecido quente, que não só funciona como isolante térmico, mas também impede que as raízes congelem. No entanto, devido a inúmeras desvantagens, esse método não se popularizou.
Regras e recomendações
Sem dúvida, o sucesso no cultivo de roseiras trepadeiras no seu jardim depende diretamente da proteção adequada dos arbustos durante o inverno. Apenas em raros casos essas belezas florescem nos ramos do ano anterior. Caso contrário, o jardineiro deve cuidar bem das raízes e dos caules.
Antes de cobrir, o arbusto deve ser removido de seus suportes e os ramos amarrados juntos para formar um feixe de 3 a 4 hastes. Estes devem então ser cuidadosamente colocados no chão e protegidos do frio utilizando um método de cobertura adequado.
Para alcançar esse objetivo, é importante cultivar bem os arbustos e amontoá-los ao redor, removendo toda a folhagem restante. O corte dos brotos não deve ultrapassar um terço.
Ao dobrar as roseiras até o chão, é importante ter muito cuidado, pois os caules lenhosos quebram com facilidade. Para evitar isso, dobre-os gradualmente. Depois de estender os caules amarrados e prendê-los com arcos, instale uma cobertura sobre eles. Arbustos trepadeiras preferem um ambiente seco. Uma cobertura feita de tábuas, pranchas ou compensado pode ser construída sobre eles, e isolada com tecido. Com a chegada do frio e da neve do inverno, essas belezas estarão protegidas.
Com a chegada do calor da primavera, você pode descobrir a roseira já no final de março, removendo gradualmente os materiais isolantes. Esta etapa não deve ser adiada, pois as roseiras reagem mal ao isolamento em clima quente e podem apodrecer. Nesse caso, é quase impossível salvá-las.

Cobertura. Depois de amontoar terra ao redor das raízes e colocar uma camada de cobertura morta sobre o solo, você pode dispor galhos de pinheiro ou folhas por cima. Quando nevar, a roseira estará bem protegida. Ao usar esse método, é importante escolher o momento certo para cobrir a roseira, pois se você a cobrir muito cedo, ela ficará molhada com a chuva e começará a apodrecer. Uma das regras mais importantes para cobrir a roseira no inverno é garantir o máximo de secura. Alguns jardineiros também enterram a roseira completamente, cobrindo-a com terra solta e seca.
Rosas: Variedades e Tipos, Fotos com Nomes e Descrições
Como regar rosas para que floresçam abundantemente
Como cuidar de uma roseira em vaso em casa após a compra.
Mistura de rosas Cordana: cuidados em casa após a compra e pode ser plantada ao ar livre?