Suco de tomate muito saboroso para o inverno.

Suco de tomate caseiro é uma delícia para o inverno. Selecionamos os tomates mais maduros, sem machucados ou podres, e com certeza serão deliciosos: doces, suculentos e levemente ácidos. Se os tomates estiverem verdes ou muito maduros, não servirão para fazer suco; só servem para molho ou extrato de tomate. O suco de tomate pode ser feito de várias maneiras: batendo os tomates no liquidificador, moendo-os em um moedor de carne, fervendo as fatias, deixando o suco em fogo baixo por um tempo ou esterilizando os potes. O suco é conservado com a polpa e, em seguida, coado para garantir um suco homogêneo, sem pele e sementes. O método mais simples é bater os tomates no liquidificador, coá-los e levar o suco para ferver. Nem vinagre nem esterilização são necessários para esse preparo — os tomates contêm ácido suficiente, que atua como conservante natural.
Ingredientes para o suco de tomate:
- tomates maduros e suculentos – 1 kg;
- Sal – a gosto;
- Ervas provençais – 0,5 colher de chá;
- Pimenta-do-reino moída – 3 pitadas.
Preparando um delicioso suco de tomate
Não é necessário descascar os tomates — as cascas permanecerão no escorredor quando os processarmos. Corte os tomates em gomos, removendo as partes brancas.
Transfira os tomates em porções para um liquidificador e bata até obter um purê espesso. Bata bem os tomates para minimizar o desperdício. Despeje em uma peneira fina ou coador.
Coe o purê de tomate com uma colher, deixando apenas pedaços de pele e sementes. Lave a peneira após cada porção de purê de tomate, caso contrário, será difícil coar.
Leve o suco para ferver em fogo alto. Assim que começar a ferver, uma camada espessa de espuma se formará na superfície. Você pode retirá-la, mas depois de alguns minutos, a espuma começará a diminuir e se dissipar.
Cozinhe o suco em fogo médio por dez minutos, evitando que ferva em excesso. Se desejar um sabor mais intenso, adicione ervas provençais e um pouco de pimenta-do-reino moída. Caso contrário, deixe-o ao natural, sem nenhum aditivo.
Adicione sal ao suco a gosto e cozinhe por mais um ou dois minutos, até que os cristais de sal se dissolvam.
Um quilo de tomates rende de 700 a 800 ml de suco de tomate — escolha os potes de acordo com os tomates que você tiver. Esterilize os potes previamente e ferva as tampas. Despeje o suco de tomate fervente nos potes ainda quentes e feche-os com tampas de rosca ou com uma seladora a vácuo.
Depois que o suco esfriar, guarde os potes em um local sombreado para evitar que o suco escureça com a luz forte. Boas conservas!
