Orquídea Vanda: Descrição, Plantio e Cuidados em Casa

Orquídea

Gênero Vanda (Vanda, SeteA família Orchidaceae inclui mais de 40 espécies. A paleta de cores é variada, com o azul, o roxo e o rosa predominando comumente. A coloração pode ser variegada, com uma dispersão de finas veias, ou uniforme. O perfume é agradável, mas nem todas as variedades o possuem. As flores são grandes e de um verde intenso, o que se destaca durante todo o período de floração. Não há períodos de crescimento ou dormência, e a abundância de flores depende das condições de cultivo. O período de floração dura cerca de três meses. Possui folhas alternadas, de um verde intenso, e um longo pedúnculo, que pode sustentar até 15 botões florais.

Descrição e variedades

A orquídea Vanda é uma epífita com um sistema radicular único e robusto, protegido por uma camada de células queratinizadas que a protege do ressecamento e dos efeitos nocivos do sol. Essa estrutura também permite que ela obtenha umidade da atmosfera.

Observe!
A orquídea Vanda é facilmente cruzada e, portanto, possui muitos híbridos que impressionam com suas propriedades e aparência incríveis.

Variedades populares entre jardineiros experientes:

  1. Vanda coerulea – as flores são azul-azuladas, cobertas por um mosaico de veios de um tom escuro intenso.
    Vanda Azul

    As flores são grandes, têm um aroma agradável e nascem em uma única haste com cerca de 10 a 12 flores. O labelo é pouco desenvolvido, de diâmetro menor e cor mais escura.

  2. Vanda tricolor – folhas maiores, coriáceas, caule alto, até 1,5 m de comprimento.
    Vanda tricolor

    As flores são pequenas, com no máximo dez por haste, e têm formato de estrela. As pétalas são branco-creme, cobertas com manchas cor de vinho e onduladas nas bordas. O labelo é dividido em três partes, com diâmetro correspondente ao da pétala, tem formato de guitarra e é de um vermelho profundo. Estimular a floração da planta é fácil; basta reduzir a rega por um tempo.

  3. Vanda Sanderiana – folhas e flores grandes.
    Wanda Sandera

    As pétalas são de um rosa suave com borda branca. O labelo tem o mesmo tamanho que o de uma Vanda azul, com um tom rosa-amarelado.

  4. A Vanda Rothschildii é um híbrido da orquídea azul Vanda com a Sander.
    Wanda Rothschild

    Durante a floração, os botões são pequenos, mas numerosos, podendo chegar a 20 em um cacho, e de cor azul.

  5. A Vanda valkovataya possui um caule longo e trepador. As flores são de tamanho médio, atingindo até 10 cm, e têm bordas ligeiramente onduladas.
    Wanda Valkovataya

    A forma é oval ou losangular. As pétalas são amarelas com pintas cor de vinho na superfície. O labelo é dividido ao meio, de cor púrpura brilhante e alongado em forma de cunha. As raízes são numerosas e pendentes.

Cuidando da orquídea Vanda em casa

A orquídea Vanda é uma trepadeira que, em seu habitat natural, se enrosca na copa das árvores e não precisa de solo. Portanto, recomenda-se cultivá-la suspensa em um cesto ou vaso. Outra opção mais moderna é cultivar a Vanda em um vaso. O vaso deve ser afunilado na parte superior e largo na base. Vasos estreitos e altos não são adequados. Certifique-se de colocar bolinhas de hidrogel ou argila expandida no fundo para garantir a nutrição adequada das raízes. A Vanda não deve ficar completamente suspensa nesse arranjo; o ideal é plantá-la de forma que a haste floral se estenda além da borda do vaso. Cultivar a orquídea em um vaso de vidro cria um visual sofisticado.

https://youtu.be/j61WOQdV1gE

Você também pode usar uma orquídea Vanda em um vaso de plástico de pequeno diâmetro com furos nas laterais. Espalhe as raízes cuidadosamente e prenda-as com uma vareta de madeira fina ou uma lasca. Preencha o espaço entre as raízes com um substrato: pedaços grandes de casca de pinheiro e musgo na proporção de 2:1, mais um pouco de carvão vegetal (carvão vegetal já misturado está disponível em lojas de animais). O vaso dura cerca de seis meses, depois precisa ser substituído.

Esta planta tem raízes no Extremo Oriente e está habituada aos trópicos, por isso é muito exigente e não tolera cuidados descuidados. Portanto, se você é iniciante, certifique-se de ler nossas instruções sobre como cuidar desta Vanda caprichosa e delicada em casa.

Temperatura e umidade

A orquídea Vanda requer cuidados desde o primeiro dia. Antes de comprar uma muda, considere as condições de cultivo. A temperatura ambiente deve ser adequada para um clima quente, idealmente entre 20 e 30ºC, com temperaturas diurnas atingindo 25ºC e temperaturas noturnas variando de 14 a 17ºC, dependendo da estação do ano. Uma ligeira variação diária de temperatura de 8 a 10ºC é aceitável para estimular a floração.

O local ideal é uma janela voltada para o sul, com incidência direta de luz solar por mais de 12 horas diárias (devendo ser sombreada ao meio-dia) e boa ventilação. No inverno e durante a chuva, requer iluminação adicional com lâmpadas fluorescentes.

É importante manter rigorosamente os níveis de umidade do ambiente entre 70% e 80%; o excesso de secura ou umidade é prejudicial. Para manter esse nível, borrife o sistema radicular da orquídea Vanda com água morna previamente umedecida. Faça isso pela manhã, evitando que o excesso de água pingue nas raízes. No inverno, você pode colocar fontes de água ou outros dispositivos próximos para regular a umidade automaticamente.

Regar e replantar

A rega deve ser feita diariamente pela manhã na primavera e no verão, e a cada 2-3 dias no inverno. O método depende do método de cultivo. O substrato deve ser imerso em água morna por cerca de 20 minutos, deixando-o secar entre as regas. Se o recipiente for um vaso de vidro, utilize o método de inundação: despeje água morna ao redor das raízes (evitando cuidadosamente as axilas das folhas) e deixe agir por 15-20 minutos. Se as raízes ficarem verdes, descarte a água. Limpe qualquer resíduo nas paredes do vaso com um pano úmido ou água corrente e, em seguida, seque-as. A rega pelo método de inundação deve ser feita a cada três meses, adicionando suco de limão.

A terceira opção é um banho morno. Após regar e secar, para remover o excesso de água, limpe cuidadosamente as folhas com um pano de algodão.

Não há necessidade de transplante a menos que os seguintes critérios sejam atendidos:

  • Há pouco espaço para as raízes e não se observa taxa de crescimento;
  • substrato mal escolhido, umidade constante;
  • presença de sinais de apodrecimento.

Se você comprou sua orquídea Vanda em uma loja e precisa trocar o vaso, espere um pouco. A melhor época para plantar e cuidar dela é o início da primavera. Antes de replantar, umedeça levemente as raízes; isso soltará o substrato com mais facilidade e deixará as raízes mais macias.

Fertilização e propagação

O cultivo e os cuidados com plantas em ambientes internos envolvem muitas nuances. Durante o período de crescimento vegetativo, após a floração, você pode fertilizar uma vez por mês. Fertilizantes específicos contendo fosfato monopotássico são adequados para esse fim. Dilua-os em água em uma concentração maior do que a indicada na embalagem e adicione-os à água de rega ou pulverização. Mas tenha cuidado para não exagerar na quantidade.

Importante!
Preste atenção às folhas jovens; elas têm uma faixa clara. Se a planta estiver recebendo nutrientes suficientes e de maneira uniforme, essa faixa terá 1 cm de espessura.

Quando as pétalas começarem a secar, corte a haste da flor. Reduza a rega e leve a planta para o exterior; isso ajudará na sua recuperação. Assim, você poderá desfrutar novamente das melhores flores da Vanda, em toda a sua glória.

Muito raramente, pode surgir um broto lateral (filhote), e então seu exemplar poderá ser propagado. Ele poderá ser separado quando atingir mais de cinco centímetros, e a muda tratada. Esta miniatura deve ser colocada em uma estufa; após criar raízes e crescer, aclimate-a gradualmente às condições internas. Transferir Proceda da mesma forma que uma planta adulta.

Um método mais comum é cortar a parte superior do caule com as raízes aéreas e tratar o corte na parte inferior. Remova as folhas inferiores da parte superior e deixe secar. No dia seguinte, coloque-o em um substrato de casca de árvore e musgo esfagno, envolvendo-o em filme plástico para criar um efeito estufa.

Crescimento radicular e controle de doenças

Se os cuidados com a planta não forem adequados, as orquídeas Vanda podem perder algumas de suas raízes. Para estimular o crescimento de novas raízes, retire a orquídea e mergulhe-a em uma solução de fertilizante para crescimento, separando primeiro as raízes danificadas. Em seguida, transfira-a para um vaso transparente previamente preparado, preenchido com argila expandida e cubra a superfície com musgo. Guarde em um local quente e bem ventilado. Borrife água nas bordas do vaso; não regue. Os resultados serão visíveis em cerca de um mês.

Para proteger a planta de doenças, inspecione-a várias vezes ao dia em busca de pragas e doenças.

Atenção!
Na fase inicial, é mais fácil se livrar da infecção e ressuscitar um animal de estimaçãoInsetos como cochonilhas, moscas-brancas, ácaros, tripes e pulgões podem ser eliminados lavando a orquídea em uma solução com sabão e pulverizando-a com um produto medicinal (Actellic, Fitoverm).

O aparecimento de manchas marrons na base da folha indica uma infecção fúngica (murcha de fusarium). O tratamento deve ser feito com uma solução de Fundazole, mantendo-se o isolamento das plantas vizinhas. A causa é o excesso de umidade e calor, além da falha na remoção imediata de raízes e folhas mortas. A transmissão pode ocorrer pela água ou por gotículas suspensas no ar.

O excesso de umidade também causa o apodrecimento das plantas, fazendo com que as folhas murchem e enruguem, podendo surgir manchas. A solução é o replantio emergencial.

  • Todas as áreas afetadas devem ser removidas;
  • Trate a planta inteira com um fungicida.

Enxágue e desinfete o recipiente, depois guarde-o em local escuro até que apareçam sinais de crescimento. Troque o substrato, se houver.

E com a falta de água, calor ou exposição direta à luz solar, isso ocorre. amarelecimento das folhase as flores estão caindo. O aparecimento de rachaduras nas folhas indica excesso de fertilização, muito nitrogênio no solo, danos mecânicos ou frio logo após a rega. Manchas em forma de anel indicam uma infecção viral; nesse caso, a planta deve ser isolada das outras e tratada com um fungicida. A ausência prolongada de flores não é sinal de doença. Para estimular a floração, tente ajustar a temperatura e fornecer mais luz.

"Somos responsáveis ​​por aquilo que cultivamos", parafraseando o famoso ditado, queremos concluir dizendo que todas as plantas requerem cuidado e atenção. A Vanda não é exceção. Para garantir que ela continue a encantar você com sua beleza divina, tenha um pouco de paciência e seu trabalho árduo não será em vão. A orquídea Vanda em vaso de vidro é deslumbrante.

Orquídea Vanda
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates