É comum plantar arbustos de frutos silvestres tanto na primavera quanto no outono. A groselha-preta, muito popular entre os jardineiros, é uma planta fácil de cultivar. Por isso, poucos sabem que esse arbusto prefere o outono. Plantar groselhas no outono aumenta significativamente a taxa de sobrevivência das mudas. Um arbusto mais forte e robusto produzirá uma colheita rica e nutritiva.

Melhor época para o plantio
As groselhas, sejam pretas, vermelhas, douradas ou brancas, são plantas muito resistentes e vigorosas. No entanto, para cultivar um arbusto saudável a partir de uma muda, é preciso respeitar o período de plantio e compreender as nuances do cultivo.

Você também pode se interessar por:A época certa do ano
Decidir a melhor época para plantar groselhas — primavera ou outono — é muito simples. Basta considerar as diferenças no plantio de groselhas em cada estação:
Plantio de primavera:

- É importante considerar as peculiaridades do crescimento da groselha: seus botões se abrem cedo e, na maioria das regiões, o solo ainda não aqueceu. Portanto, esse tipo de plantio é mais bem-sucedido em regiões quentes e com pouca neve.
- A melhor época para plantar é no final de março, quando as temperaturas noturnas não caem abaixo de 0°C. Se houver previsão de geadas frequentes, é melhor esperar até o início de abril, no máximo. A planta não deve entrar na fase de crescimento ativo para permitir tempo suficiente para o enraizamento.
- Não se pode adiar o plantio, pois um arbusto com botões florais terá dificuldade em criar raízes.
- O dia do plantio precisa ser escolhido com cuidado. A temperatura deve estar amena (10…12°C), mas não quente demais, e a umidade deve ser alta.
Plantar groselhas pretas no outono tem diversas vantagens:

- O outono não tem a agitação da primavera. Você tem o verão inteiro para escolher um lugar para suas groselhas.
- As mudas já desenvolveram um sistema radicular, o que facilita a seleção do arbusto mais forte e saudável.
- Praticamente não requer cuidados após o plantio - não há necessidade de rega ou fertilização frequentes.
- A atividade de insetos nocivos diminui drasticamente no outono.
- Toda a energia da planta é direcionada não para a formação de folhas, mas para o sistema radicular. Isso permite que a groselha se estabeleça de forma rápida e eficiente. Quando as temperaturas caem para aproximadamente 10°C ou menos, as raízes se aprofundam e a planta se torna imune a temperaturas adversas.
- Na primavera, o solo ao redor das raízes terá compactado na medida necessária, e a muda começará a crescer vigorosamente e a produzir bons brotos.
- As groselhas despertam de sua dormência invernal muito cedo. Um arbusto de dois anos pode produzir seus primeiros frutos já na primavera.
O melhor mês
Jardineiros experientes consideram este mês ideal para plantando groselhas — preto, vermelho, branco — é chamado de setembro. A temperatura ideal para o plantio não deve ser inferior a 15°C.
Mas não é tão simples assim: quando você pensa bem, Ao decidir em que mês plantar groselhas no outono, também é preciso considerar o clima da região:

- Rússia central (regiões de Nizhny Novgorod, Lipetsk, Kostroma) - período de 25 de setembro a 15 de outubro;
- Moscou e região de Moscou - meados de setembro ao início de outubro;
- Região de Leningrado - últimos dez dias de setembro;
- Sibéria e os Montes Urais - 24 de agosto a 10 de setembro;
- Regiões do sul, Astrakhan, região de Rostov, Krai de Krasnodar - de 10 de outubro ao início de novembro;
- Região do Volga - do final de setembro a 20 de outubro;
- Ucrânia - de meados de setembro até o final de outubro;
- Bielorrússia - em outubro.

O momento certo para o plantio é determinado com base nas condições climáticas predominantes na região, na previsão de geadas e no tempo necessário para que a muda ou estaca crie raízes, ganhe força e sobreviva ao inverno.
Você também pode se interessar por:A groselha-preta leva de 16 a 20 dias para criar raízes (a groselha-vermelha e a groselha-branca levam 25 dias). Portanto, dependendo do clima, as groselhas devem ser plantadas no outono (2, 3 ou 3,5 semanas antes da chegada das geadas). Após o plantio, a temperatura deve permanecer em torno de 5°C por um longo período.
Preparando-se para o pouso
A groselha, uma planta pouco exigente, pode crescer mesmo sem cuidados especiais. No entanto, é improvável que o arbusto produza uma colheita abundante de frutos grandes. Portanto, é importante saber como plantá-la corretamente no outono, começando pela escolha do local certo no jardim.
Selecionar uma localização no site
Um arbusto de groselha pode produzir frutos ativamente em um mesmo local por 15 a 20 anos, e transplante A groselha-preta não tolera bem a chuva. Portanto, é importante escolher o local mais adequado no jardim. Ela prefere áreas bem iluminadas, mas também se desenvolve bem em locais sombreados. Aprecia umidade, mas não tolera solo encharcado.

Se o terreno da horta estiver localizado em uma área baixa e o nível do lençol freático estiver próximo da superfície (menos de 1 metro), é importante proteger os arbustos de groselha do acúmulo de água. Isso pode ser feito drenando o solo; o ideal é construir uma estrutura de drenagem que direcione o excesso de umidade para longe das raízes.
As groselhas prosperam em encostas suaves protegidas do vento. Se plantadas em uma plataforma elevada, suas raízes frequentemente sofrem com o frio e, no inverno, o vento leva a neve que as isola.
As groselhas preferem solos férteis ou leves, soltos e com textura argilosa, com pH ligeiramente ácido ou neutro (aproximadamente 6-6,5). É melhor evitar plantá-las em áreas anteriormente ocupadas por outros arbustos de groselha, groselhas-espinhosas ou framboesas. Evite áreas onde musgo, grama-de-trigo e cavalinha crescem em abundância, pois isso indica alta acidez do solo. Áreas anteriormente ocupadas por leguminosas perenes, cereais, hortaliças ou flores são as mais indicadas.
Trabalhando com o solo
A preparação do local para o plantio, incluindo a abertura e a adubação das covas, começa de 2 a 3 semanas antes da data prevista para o plantio. O solo é cavado a uma profundidade equivalente a duas pás. Cada metro quadrado de solo é fertilizado com uma mistura da seguinte composição:

- húmus ou composto (8 kg);
- superfosfato (50 g);
- nitrato de potássio (30 g).
O solo precisa assentar, caso contrário o colo da raiz da planta não se aprofundará adequadamente.
Durante este período O solo é levado a um estado ideal da seguinte forma:
- Solo ácido. O solo deve ser tratado com cal viva (400 g por m²) ou farinha de dolomita (500 g por m²). A camada superficial do solo (40-45 cm) é removida e misturada com cal ou farinha, após o que o solo é devolvido ao seu local original.
- O solo argiloso pesado é diluído com terra preta, areia e composto.
- O solo arenoso deve ser misturado com solo argiloso.
Buracos para mudas
Os buracos para o plantio são preparados aproximadamente três semanas antes do plantio. A área preparada é nivelada e buracos de tamanho adequado são cavados no solo. Normalmente, os buracos têm de 40 a 50 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro. Ao cavar buracos ou valas, lembre-se de que o sistema radicular da groselha se expandirá até atingir o tamanho da sua coroa.
Assim que o buraco estiver pronto, os fertilizantes são colocados no fundo:

- húmus (1 balde);
- superfosfato (150 g);
- vermicomposto (3 l);
- sulfato de potássio (40 g);
- cinzas de madeira peneiradas (1 xícara).
Se o solo for pobre, aumente a quantidade de composto ou estrume curtido para 2 baldes. Cubra a camada de fertilizante com terra para evitar que as raízes da muda queimem. Deixe o buraco aberto até o plantio.
Métodos de reprodução
Existem vários opções de propagação de correnteA maneira mais fácil é simplesmente comprar mudas já prontas. No entanto, o plantio por estacas ou divisão de touceiras também são métodos comuns.
Método de corte
Acontece quando o outono chega à época da queda das folhas, aproximadamente depois de 15 de outubro:

- De um arbusto adulto de sua preferência, corte um broto basal de um ano com pelo menos 7 mm de espessura.
- Selecione uma gema na base do ramo e faça um corte em ângulo de 45° atrás dela. Marque de 20 a 25 cm ao longo da estaca e corte aproximadamente 2 cm acima da gema. Repita o processo de corte em toda a haste, sempre fazendo um corte em ângulo na base.
- As estacas devem ter aproximadamente a espessura de um lápis; as mais finas enraizarão com menos facilidade.
- Insira a estaca no solo em um ângulo de 45° para capturar o máximo de gemas possível. Apenas uma gema voltada para cima deve ficar acima da superfície do solo. Espaçamento das estacas: aproximadamente 10 cm entre elas.
Dividir o arbusto e comprar mudas

Dividir um arbusto é o método mais simples. Basta separar um broto com raízes bem desenvolvidas da planta-mãe e plantá-lo da maneira usual. Este método é mais frequentemente utilizado quando, por algum motivo, é necessário... transplante de groselhaA planta é desenterrada por completo, o que facilita a seleção dos brotos mais saudáveis.
É melhor comprar uma muda com o sistema radicular aberto do que em um vaso: isso facilita a inspeção. Uma planta com o sistema radicular fechado também pode ser inspecionada. Retire-a do vaso, com a terra. Uma boa muda terá raízes que envolvem todo o torrão. Viveiros especializados oferecem mudas de excelente qualidade. Basta prestar atenção aos seguintes parâmetros:

- A muda deve ter um ou dois anos de idade. Alguns especialistas acreditam que uma muda de dois anos é o ideal. Outros argumentam que uma muda de um ano enraíza mais rápido porque possui raízes mais fibrosas, o que permite uma melhor absorção de nutrientes.
- O sistema radicular deve ser bem desenvolvido. As raízes devem ser relativamente lenhosas e não muito pilosas. O comprimento ideal das raízes é de 15 a 20 cm.
- A muda deve ter 1, 2 ou mais brotos semi-lignificados, com comprimento não inferior a 20-30 cm.
- A aparência geral de uma muda de qualidade é saudável e atraente, sem cortes ou raízes quebradas.
As raízes da planta adquirida devem ser envoltas em um pano úmido e colocadas em um saco plástico. O saco contendo a muda deve ser transportado na vertical. O ideal é comprar as plantas de 1 a 3 dias antes do plantio. Caso esse período ainda não tenha chegado, as raízes podem ser mergulhadas em uma solução de argila e armazenadas em serragem umedecida. Tome cuidado para não deixar as raízes secarem.
Plantio correto
Antes do plantio, é aconselhável desinfetar as raízes. Para isso, mergulhe-as em uma solução de Fitosporin por 2 a 3 horas. Procedimento de aterragem:


- As groselhas são plantadas no buraco em um ângulo de aproximadamente 45°. Assim como acontece com as estacas, isso permitirá que a planta produza mais brotos verticais.
- O colo da raiz é aprofundado em 5-6 cm.
- As raízes precisam ser espalhadas, garantindo que não entrem em contato com o fertilizante. Também é preciso ter cuidado para evitar espaços entre as raízes, sacudindo a planta delicadamente de vez em quando.
- Preencha com terra e compacte.
- Apare a planta até 30-40 cm, deixando pelo menos três brotos na superfície.
- Faça uma vala rasa ao redor do arbusto plantado e despeje de 1 a 1,5 baldes de água nela. Depois que a água for absorvida, preencha a vala com terra.
- Cubra o solo com uma camada de 10 cm de turfa, palha e folhas. Essa cobertura protegerá a planta jovem do excesso de umidade e das variações de temperatura.
Se o plantio for feito em grupo, a distância entre os arbustos de groselha-preta deve ser de 1,5 a 2 metros. O plantio de variedades diferentes aumentará a produção, mas, nesse caso, a distância entre as groselhas-pretas e as groselhas vermelhas ou brancas deve ser de pelo menos 5 metros.
Dependendo da região, as plantas jovens são cobertas com ramos de abeto ou tecido não tecido para proteção durante o inverno. A cobertura é especialmente importante em regiões com pouca neve. Saber como plantar groselhas corretamente no outono garantirá uma longa temporada de frutificação. As groselhas criam raízes fortes porque o crescimento da folhagem não enfraquece as raízes. Na primavera seguinte, elas começarão a crescer vigorosamente, produzindo a primeira colheita de bagas bonitas, grandes, saborosas e muito saudáveis.

Como propagar groselhas pretas e vermelhas por estacas no outono: características do plantio
Características do plantio de groselhas no outono
Groselha-preta: poda no outono, rejuvenescimento de um arbusto antigo, preparação para o inverno.
Plano de poda de groselha no outono para iniciantes