Características da construção de uma adega
Uma adega em uma casa particular ou casa de veraneio é um espaço absolutamente indispensável. Há inúmeras maneiras de utilizá-la, desde o simples armazenamento a longo prazo de vegetais e conservas até a instalação de uma oficina ou adega de vinhos. Mas é importante lembrar que uma adega, ao contrário de um porão, pode estar localizada não apenas dentro da casa, mas também em qualquer lugar do jardim.
Antes de iniciar os preparativos para a construção, determine a localização exata da estrutura, seu tamanho e sua finalidade. Esses parâmetros determinarão se serão necessários isolamento adicional, controle de umidade, fiação e iluminação. Depois de definir os parâmetros externos, comece a selecionar os materiais. Obviamente, o orçamento também é um fator importante. Aqui estão algumas opções de materiais:
Tábuas e chapas de madeira. Nesse caso, a superfície deve ser pré-tratada para evitar mofo, umidade e corrosão. No geral, essa é uma opção muito econômica, mas não muito durável.
Tijolos de areia e cal ou blocos de concreto não devem ser usados, pois têm dificuldade em suportar alta umidade e podem sofrer deformações.
A melhor e mais confiável opção de instalação é o tijolo vermelho. Ele é resistente à água, durável e resistirá por décadas.
Para cavar um buraco você mesmo, primeiro precisará de uma pá. Você pode medir as dimensões necessárias usando uma corda esticada e estacas. Depois, basta cavar. Ajuste a profundidade de acordo com o nível de umidade, tentando evitar atingir o lençol freático. Reforce as paredes batendo nelas com uma pá úmida.
Após a preparação do fosso, deve-se assentar a fundação da estrutura. Isso pode ser feito com uma mistura de pedra britada e concreto. Assim que a fundação endurecer e assentar, as paredes podem começar a ser erguidas. Se as paredes forem de tijolo, o estilo tradicional de alvenaria é uma escolha segura. Se as paredes forem de madeira, o isolamento deve ser instalado ao longo delas. Para o teto, utilizam-se vigas de madeira ou metal mais compridas que o porão. Placas isolantes também são colocadas entre as vigas. A cobertura é feita de placas de ardósia.
Antes de enterrar o porão no solo, é necessário assentar o piso. Se a fundação não foi feita, o piso pode ser deixado apenas com terra. No entanto, isso pode levar ao aumento da umidade, o que pode causar o crescimento de mofo. O ideal é usar concreto e deixá-lo curar.
Também é importante considerar um método de ventilação. Na maioria das vezes, isso envolve pequenas aberturas com um tubo no telhado. Devem haver dois tubos, um para entrada de ar e outro para exaustão. A porta deve ser bem vedada e hermética. Uma pequena escotilha com uma escada que sai do chão é uma excelente opção.

Como escolher interruptores, tomadas e suportes de chão: dicas práticas para sua casa