Características da hibernação de raças individuais de abelhas

apicultura

A base para uma temporada de colheita de mel bem-sucedida começa não na primavera, quando as abelhas emergem, mas já em agosto do ano corrente. No entanto, o maior esforço deverá ser feito no outono. É nessa época que se realiza a inspeção de outono, que envolve a avaliação da idade da rainha, da qualidade e quantidade das reservas de inverno (mel e pão de abelha), da adequação dos favos, da saúde dos habitantes de cada colmeia e do número de abelhas operárias. A viabilidade do apiário para o próximo ano depende desses fatores.

Tipos de invernada

O local onde as colmeias são instaladas durante a estação fria depende das condições climáticas e do tamanho do apiário:

  1. Ao ar livre. O principal requisito é uma densa camada de neve. Ela proporciona proteção adicional contra geadas. Mesmo assim, a colmeia é isolada com juta ou espuma, montada sobre suportes e escavada ao redor para evitar que a neve toque as paredes. Orifícios são feitos sob a tampa para garantir a ventilação. Eles devem ser posicionados de forma que a chuva ou a neve derretida não entrem.
  2. Em um celeiro. Durante o frio intenso, o melhor é transferir o apiário para um cômodo isolado. O chão é coberto com juncos, feno, palha ou ramos de pinheiro. Orifícios de ventilação são feitos nas paredes. Quando a temperatura do ar sobe, esses orifícios são ligeiramente abertos. A temperaturas acima de 6°C, as abelhas despertam.
  3. Numa casa de musgo (uma área isolada que protege o apiário do vento e das baixas temperaturas. Pode ser construída acima do solo ou num buraco escavado especialmente para esse fim). As paredes da estrutura são feitas de madeira, tijolo ou entulho.
  4. Em camas de bronzeamento artificial. O enxame é transferido para colmeias de corpo estreito, com alguns quadros removidos para garantir ventilação estável e o microclima necessário.
  5. Colmeias multicasco. Essas colmeias são usadas por grandes produtores de mel. A tarefa do apicultor é garantir um suprimento suficiente de alimento durante o inverno, já que essas estruturas utilizam quadros pequenos. Durante o inverno, as abelhas ocupam os níveis superiores, onde é mais quente. A montagem dessas colmeias é mais complexa.

Nas regiões do sul, a preferência é por passar o inverno ao ar livre, em casas isoladas. Em climas continentais, eles passam o inverno em ambientes fechados, como galpões ou estufas de musgo.

Preparando abelhas

Já em agosto, as colônias de abelhas são inspecionadas, os indivíduos infectados são identificados e o tratamento é fornecido, se necessário. Pequenos enxames são reunidos e uma rainha jovem é assegurada para o inverno.

Atenção!
A inspeção não deve perturbar o modo de vida normal das abelhas.

Cada colmeia deve receber alimentação suplementar. O suprimento médio consiste em pão de abelha e mel, com um peso total de 25 kg. Se os suprimentos naturais forem insuficientes, é permitido adicionar mais alimento. xarope de açúcarÉ preciso criar condições que levem a rainha a parar de pôr ovos até o final de agosto. Colônias fracas são unidas a colônias fortes.

Isolamento de casas

A partir deste ponto, pode-se iniciar o trabalho de isolamento das colmeias e dos futuros locais de invernada. Barreiras são instaladas nas entradas das colmeias para impedir a entrada de roedores. Se as colmeias forem deixadas ao ar livre, devem ser agrupadas, bem próximas umas das outras para evitar a ação do vento. As colmeias são isoladas internamente com quadros adicionais e externamente com isolamento (feltro ou manta asfáltica). As colmeias são então elevadas sobre plataformas ou suportes.

Base forrageira

Em baixas temperaturas, as abelhas são lentas e cada passo é uma luta. Portanto, os quadros de favo de mel são preenchidos até a capacidade máxima e dispostos ao redor do perímetro. Existem vários métodos para a formação de colmeias:

  1. Dobrar. Se a enxameação for forte, duas molduras (cada uma com aproximadamente 2 kg de mel) são colocadas no centro da câmara de inverno. Uma segunda fileira de favos é colocada ao redor delas, dobrando o suprimento.
  2. O método de canto é indicado para abelhas jovens. Um quadro cheio de favos é colocado em um canto, seguido pelos outros, cada um com uma quantidade menor, em ordem decrescente. Os últimos favos contêm até 2-2,5 kg de mel, não mais que isso.
  3. Barba. O princípio é o mesmo do método de canto, mas o "alimentador" cheio é colocado no centro, com os menos cheios colocados em direção às paredes, em ordem decrescente.

Colônias jovens necessitam de 15 a 25 kg de reservas para o inverno, enquanto colônias maduras necessitam de 30 a 35 kg. Blocos de madeira são colocados perpendicularmente às estruturas em favo de mel como guias para os habitantes das casas de inverno.

Preparando fertilizantes

O ideal é deixar o pão de abelha até a primavera para restaurar a força da colmeia. Para isso, substitua os favos durante a época de colheita, quando a colmeia está mais movimentada. Remova os quadros com o pão de abelha, substitua-os por favos cheios de cera e coloque o pão de abelha em uma caixa separada. Depois de selados, os favos são preservados: transferidos para caixas hermeticamente fechadas e armazenados em câmaras mantidas entre 2 e 8 °C. Os favos são então devolvidos à colmeia na primavera.

Durante a inspeção de outono, certifique-se de que não restem vestígios de mel de urze ou melada nos quadros deixados durante o inverno. O mel de urze cristaliza muito rapidamente, endurece e as abelhas não conseguem utilizá-lo. O mel de melada não é digerido, causando a morte da colônia.

https://youtu.be/561NTxNQeqM

Forcados adicionais para alimentação:

  1. Calda de açúcar. Dissolva o açúcar na água na proporção de 2:1, leve ao fogo até ferver e adicione a essência de vinagre (1 ml para cada 3,5 kg de açúcar). Despeje a calda morna à noite até que o enxame esteja pronto para o inverno.
  2. A calda de açúcar com suco de batata não só mantém as abelhas fortes, como também repõe suas reservas de nutrientes. Para cada litro de calda doce, adicione 60 ml de suco. Em seguida, coloque o recipiente dentro da colmeia.
  3. Massa de mel. Triture o açúcar granulado até obter uma consistência de pó, misture com mel morno (4 partes de açúcar para 1 parte de mel) e sove até formar uma massa. Adicione água fervente, se necessário. Você pode deixá-la em uma estrutura durante o inverno.

Para prevenir doenças, adicionam-se agentes medicinais à ração, dependendo da possível enfermidade. Outros métodos de tratamento também podem ser utilizados, como canhões de fumaça ou vapor (pendurando um prato embebido no agente medicinal).

Atenção!
Você deve escolher medicamentos com base em ingredientes naturais.

Características das raças de abelhas

Ao criar condições de inverno, as características individuais das abelhas devem ser levadas em consideração. As seguintes espécies de abelhas são as mais comumente criadas na Europa:

  • As abelhas Kuban adoram calor, as colmeias devem ser cuidadosamente isoladas e colocadas em galpões ou casas de musgo;
  • Caucasiano - é importante lembrar que eles não toleram bem a umidade;
  • Carniolano - não são necessárias condições especiais para o inverno;
  • Ucranianos - toleram bem o frio.

As abelhas Burzyan e Bashkir conseguem suportar invernos rigorosos, podem permanecer em ocos de árvores e armazenar mel. No entanto, para a produção de mel, também necessitam de condições favoráveis, como colmeias e alimentação suplementar.

Preparando a colmeia para o inverno
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates