Para cultivar pepinos e obter uma colheita precoce, é praticamente impossível sem construir uma estufa especial. Este processo simples garante o equilíbrio ideal de umidade, temperatura e iluminação, de acordo com o estágio de crescimento das plantas. Você pode construir uma estufa para pepinos usando materiais facilmente encontrados; as etapas são mostradas nas fotos abaixo.
Que tipos de estufas arqueadas existem?
As estufas arqueadas podem ser permanentes ou portáteis, dependendo da preferência do jardineiro. As estufas dobráveis são instaladas para o plantio de pepinos no solo no início da primavera, sendo a cobertura posteriormente removida. Após a remoção, as plantas permanecem ao ar livre durante toda a estação. As estufas não dobráveis são projetadas para durar várias estações e exigem que as plantas permaneçam cobertas até o outono.
Estufas de duas águas ou com telhado de uma água são feitas de perfis e tubos de metal revestidos com filme plástico ou policarbonato. Como fazer corretamente? Estufa caseira para pepinos Feito com materiais disponíveis em casa, veja a foto.
Estufas subterrâneas são ideais para regiões com primaveras tardias e geadas. Geralmente são cobertas com vidro, e as bordas da vala são revestidas com palha para reter o calor.
Você também pode se interessar por:Determinação de tamanhos
Antes de começar a construir uma estufa, você deve decidir suas dimensões, levando em consideração que não é possível cultivar mais de três pés de pepino em um metro quadrado.
Caso contrário, as plantas irão interferir umas com as outras à medida que crescem, criando sombreamento desnecessário.
Depois de decidir o número de furos, não se esqueça do material de cobertura. Usar filme plástico não apresentará dificuldades adicionais, pois você pode criar uma folha com a área necessária.
Caso a estrutura seja feita em policarbonato, é importante lembrar que a largura de uma chapa não deve ultrapassar 2,1 metros.
A altura da estufa não deve ser superior a 1,3 metros para garantir o aquecimento e a boa penetração da luz não só na parte aérea das plantas, mas também no sistema radicular.
Escolher um local
Ao planejar a localização da sua futura estufa, é importante lembrar que os pepinos não gostam de luz solar direta, portanto, uma leve sombra pode prolongar a vida das plantas.
Antes de instalar a estrutura, o solo para uma estufa caseira, feita com materiais disponíveis, deve ser preparado cavando e adicionando adubo orgânico, como mostrado na foto. Deve estar nivelado e completamente pronto para o plantio de sementes.
Estufa feita de cobertura de polietileno
O modelo mais simples e comum é aquele feito de arcos cobertos com película.
É montado e instalado na primavera e desmontado no outono.
- Primeiramente, cria-se uma caixa de madeira do tamanho necessário e ela é tratada com agentes antissépticos para aumentar sua vida útil.
- Em seguida, pedaços de vergalhão de 40 a 60 cm são cortados e cravados no chão. Eles servirão de base para fixar os arcos de plástico, que podem ser comprados prontos ou feitos a partir de tubos de plástico comuns, dobrando-os.
- Após instalar os arcos, é necessário fazer uma amarração fixando um cano na parte superior da estufa e prendendo-o com arame.
- Após a construção da moldura, a película é esticada sobre ela. Isso requer uma análise cuidadosa das opções de montagem ideais, que determinarão o tamanho da película.
Construção feita de madeira ou policarbonato
Essas estufas exigem mais tempo e materiais para serem fabricadas, mas são mais duráveis e densas.
Você também pode se interessar por:A estrutura inferior é feita de um bloco de madeira com as dimensões e formato desejados. Os postes de canto devem ter as mesmas dimensões da base. Todos os postes são conectados em uma única estrutura usando parafusos e cantoneiras.
Como a estrutura pré-fabricada é pesada, o ideal é instalá-la sobre uma base de tijolos ou madeira previamente preparada. Uma vez que a estrutura esteja segura, as paredes da estufa são revestidas com policarbonato.
Passo 1.
Passo 2.
Passo 3.
Passo 4.
Etapa 5.
Passo 6.
Passo 7.
Passo 8.
Para estufa para pepinos Feito à mão com materiais reciclados, durou bastante tempo. Recomenda-se o uso de filme reforçado, veja a foto.
Estufa embutida
Este design exclusivo é ideal para espaços pequenos e climas frios. Após determinar as dimensões, cava-se uma vala com 50 a 60 cm de profundidade e até 1 metro de largura. As paredes da vala são reforçadas com tábuas e preenchidas com biocombustível (serragem, húmus).
A parte superior é coberta com palha, e em seguida é instalada uma estrutura de proteção utilizando janelas ou policarbonato. O solo deve ser bem aquecido antes do plantio de pepinos em uma estufa desse tipo; caso contrário, há um alto risco de apodrecimento das sementes ou de mudas fracas.
