A água oxigenada é usada não só na medicina, mas também na jardinagem. Diluída nas condições adequadas, ela pode oxigenar as plantas, desinfetar e servir como preventivo e tratamento para infecções. A água oxigenada é incolor e inodora. Quando diluída em água, ela se decompõe em oxigênio e água, produzindo um efeito semelhante ao da chuva na própria planta. O segredo é a moderação.
Finalidades de utilização: benefícios e malefícios
Os danos à planta só podem ser causados pelo uso incorreto da solução ou pela aplicação excessiva. Por exemplo, se você tratar a planta regularmente dessa forma, ela perderá a capacidade de combater a doença sozinha, enfraquecendo seu sistema imunológico. Os aspectos positivos superam em muito os negativos.
- Elimina bem as pragas;
- Melhora a imunidade;
- cura a planta;
- aumenta o fornecimento de oxigênio;
- Tem um grande efeito na floração;
- desinfeta.
O peróxido pode ser usado para:
- desinfecção de orquídeas;
- tratamento de infecções;
- Tratamentos para o controle de pragas de insetos.
Você também pode se interessar por:Acredita-se geralmente que o fertilizante é feito diluindo peróxido de hidrogênio a 3% (comprado em farmácia) na proporção de 1 colher de sopa para 1 litro de água. No entanto, isso resultaria em água com apenas 0,1% de peróxido. Essa solução não teria muito efeito sobre as plantas.
Utilizando água oxigenada em orquídeas
A concentração necessária é de 3%. Você pode usar frascos de spray de 50 ml – isso simplificará o procedimento e evitará desperdício. Pulverize toda a área da planta.
Antes do procedimento, certifique-se de que a planta esteja livre de poeira e sujeira. É importante tratar todas as áreas da orquídea.
O tempo durante a pulverização deve estar ligeiramente nublado, mas quente. Pulverize de manhã ou à noite, com temperaturas entre 22 e 28 graus Celsius. Após a pulverização, verifique se ainda há umidade na planta e seque-a com um guardanapo.
Como tratar as sementes antes da semeadura:
- Pulverize as sementes com uma solução de peróxido a 3% ou deixe-as de molho em peróxido por 10 minutos.
- Em seguida, aspire as sementes juntamente com a solução de peróxido de hidrogênio para dentro de uma seringa ou frasco e introduza-a no solo.
Você também pode se interessar por:O principal objetivo é esterilizar a superfície das sementes para facilitar a germinação. Muitos cultivadores de orquídeas acreditam que esse tratamento aumenta a taxa de germinação.
Muitas pessoas usam um produto para estimular a floração, mas o peróxido de hidrogênio não tem esse efeito. Sua principal propriedade é antisséptica.
O peróxido não diluído pode ser usado se a concentração for de 3%. No entanto, se for utilizado um concentrado de 98%, o teor de peróxido deve ser aumentado para 3%, caso contrário a planta poderá ser danificada.
A água oxigenada para orquídeas também pode ser usada em estacas. Se você podou a orquídea ou danificou acidentalmente as raízes durante o replantio, trate a área afetada com uma solução a 3%. Aplique delicadamente a solução na área danificada com um cotonete. Esse tratamento garantirá que a flor esteja livre de infecções.
Se você pulverizar e regar sua orquídea com uma solução a 3% uma vez a cada 1-2 semanas, não há risco de sobredosagem. O uso mais frequente pode danificar a planta, causando esterilidade excessiva. Se a planta se acostumar com a solução, ela se tornará mais frágil rapidamente e sua resistência a doenças diminuirá. Mais cedo ou mais tarde, essa planta adoecerá. Não é recomendável regar a orquídea com a solução; recomenda-se a pulverização.
Após a rega com peróxido, observa-se um efeito muito semelhante ao da água da chuva. As plantas revitalizam e florescem melhor. No entanto, este produto não é um fertilizante, pois não contém substâncias como nitrogênio, potássio, etc.
Opiniões de especialistas e avaliações de cultivadores de orquídeas
Você também pode se interessar por:Especialistas acreditam que o óxido é um desinfetante ideal. Pode ser usado para tratar vasos e ferramentas de jardinagem, bem como cortes e feridas em orquídeas. Também pode ser usado, em alguns casos, para desinfetar a própria planta. No entanto, não espere milagres dessa solução — ela não substitui os cuidados e a fertilização adequados.
Pessoas que usam água oxigenada para cuidar de orquídeas deixam comentários:
Ágata, 22 anos.
Tentei usar água oxigenada em orquídeas por um tempo. Comprei na farmácia, diluí com água e borrifei. Não notei nenhum efeito. Agora só uso em mudas, quando separo brotos laterais ou quando as raízes estão danificadas. Desinfeta bem, mas regar orquídeas é inútil.
Bella, 32 anos.
Certa vez, notei uma mancha estranha em uma folha, parecida com algodão ou mofo. Tratei-a com um cotonete embebido em água oxigenada e borrifei levemente na orquídea. A mancha começou a desaparecer em poucos dias. A Phalaenopsis está florida e saudável; orquídeas e água oxigenada são compatíveis.
A água oxigenada é um produto de higiene pessoal prático e barato que certamente ajudará se usado corretamente.

Características da orquídea Dendrobium e dicas para cuidar da flor em casa.
Orquídea Kornevin: Aplicação para o crescimento das raízes
Tipos e características na escolha de vasos para orquídeas
Fertilizando orquídeas em casa