Uma sauna móvel é uma estrutura que permite desfrutar de uma estadia agradável durante uma viagem de campismo. A sua instalação não requer conhecimentos de engenharia ou design. A primeira regra é evitar o design tradicional. Um fogão será a fonte de calor. Ele é montado no local onde a sauna portátil será utilizada. Lenha e pedras são coletadas para o funcionamento, dispostas em camadas e acesas. Isso reduz o custo da estrutura.
Seleção de materiais
A montagem da estrutura começa com a escolha do material. Dependendo do clima, utiliza-se polietileno ou tecido de tenda. Este último é preferível por ser mais leve e durável. O segundo elemento são as varetas:
- alumínio;
- fibra de carbono.
Se você não tiver nada semelhante à mão, as varetas de uma barraca padrão para 4 ou 5 pessoas servirão. Não se deve usar madeira para as varetas, pois ela é inflamável e não suporta alta umidade e variações de temperatura.
Selecionar o tamanho certo
Ao planejar a estrutura, leve em consideração que cada pessoa terá pelo menos 1 metro quadrado de espaço. Por exemplo, se um grupo de 5 pessoas usar a sala de vapor, a área da estrutura será de 5 metros quadrados mais 1/3 do espaço extra. O próximo passo é criar a cobertura. Uma barraca velha serve. Não use material de barracas modernas. O tecido se deteriorará rapidamente devido à umidade e às altas temperaturas. Uma lona é a solução ideal.
Regras de funcionamento
Água, pedras e lenha são os três componentes essenciais. A sauna portátil deve ser instalada perto de uma fonte permanente de lenha. O diâmetro recomendado é de 10 cm. Lenha muito grossa demora a acender, enquanto lenha fina não gera muito calor.
Antes de usar a sauna a vapor móvel, prepare um balde com pedras grandes e redondas. Se não houver nenhuma disponível perto do acampamento, pedrinhas servirão. Outro requisito é que haja um corpo d'água próximo à sauna. Uma represa foi construída nas proximidades para banho.
Arranjo do forno
Quanto mais tempo as pessoas planejam ficar na sala de vapor, mais pedras e lenha precisarão. O próximo passo é a montagem propriamente dita:
- Uma camada de lenha é colocada em terreno plano;
- Está coberto por uma camada de pedras;
- O "bolo de camadas" continua a ser montado até que as pedras acabem;
- A parte de cima da "torta" são sempre as pedras.
A montagem do fogão é feita junto à estrutura. Quanto menos tempo levar para transferir as pedras quentes do fogão para a sala de vapor, melhor. Instalação assar É possível utilizar uma sauna a vapor móvel caso os hóspedes prefiram temperaturas extremamente altas. Os céticos argumentarão que essa opção é injustificada, pois o risco de incêndio aumenta significativamente.
Montando a estrutura
Os postes de sustentação são fixados em um padrão cruzado próximo à fogueira. Os elementos são conectados usando fita isolante ou corda resistente. O próximo passo é montar o toldo:
- Você pode começar a fazer isso imediatamente após as pedras aquecerem;
- Uma pequena depressão é criada no meio da base;
- Uma fonte de calor é colocada dentro dele;
- Eles estão levantando o toldo.
Você também pode se interessar por:Suas bordas são lastreadas com areia ou toras de madeira para evitar o colapso estrutural. Como resultado, a empresa criou uma sauna móvel. Sua vida útil depende da intensidade da carga.
