A actinídia é uma planta valiosa, rica em vitamina C. Seus frutos contêm ácidos que podem ser usados medicinalmente. Um obstáculo comum para o seu cultivo é o gato doméstico, que representa uma ameaça à planta ao mordiscar os brotos jovens. Para ajudar a trepadeira, você deve tomar medidas para protegê-la. Isso pode ser feito usando itens domésticos e truques.
Por que os gatos acham as actinídias atraentes?
As bagas de Actinidia possuem um aroma sedutor devido aos compostos aromáticos que contêm. Esses compostos são encontrados na valeriana. Para os gatos, esse aroma tem um efeito narcótico. Induz uma sensação de euforia, prejudica a coordenação, relaxa os músculos e confunde a consciência do animal.
Os animais de estimação preferem destruir completamente as plantas ou roer as bagas e a casca. É comum vê-los esfregando-se no tronco. Às vezes, eles arrancam a actinídia pela raiz ou adormecem bem ao lado do toco. Os donos frequentemente presenciam vários animais brigando por essa planta. Os gatos têm um olfato excelente, então conseguem detectar a trepadeira de longe.
Você também pode se interessar por:Medidas de proteção
Ataques frequentes de animais exigem ação imediata. De acordo com felinologistas, para salvar as actinídias, as seguintes medidas devem ser tomadas:
- Use tubos de borracha ou plástico para cobrir os caules. A desvantagem desse método é que ele deixa o rizoma desprotegido.
- Instale redes. Para isso, coloque alguns postes altos e prenda a rede neles. Este método é adequado para manter gatos preguiçosos ou gatinhos afastados.
- Construa um percurso de obstáculos usando galhos de plantas espinhosas, como espinheiro-marinho, rosa ou rosa-brava.
- Tente disfarçar o cheiro. Coloque flores secas ou ervas aromáticas por perto. Sálvia ou absinto são boas opções para isso. Coloque cascas de frutas cítricas por perto, pois os animais não as toleram.
A proteção só é necessária por um curto período. Depois de um tempo, os troncos da trepadeira ficam muito duros e pouco atraentes. Os animais de estimação se acostumam a comer os brotos jovens, mesmo antes de seus caules amadurecerem. Segundo especialistas em felinos, a proteção completa contra a planta fará com que os animais, inconscientemente, deixem de consumi-la. Após algum tempo, as medidas de proteção são removidas.
Você também pode se interessar por:Na maioria dos casos, as trepadeiras de actinídia requerem boa proteção contra animais de estimação. Protegendo-as de ameaças, você pode colher muitos benefícios da actinídia. Ter um gato não é impedimento para o cultivo de ervas medicinais. Tomando medidas de proteção, você pode minimizar o risco de destruição.
