Para garantir uma floração abundante na primavera, as peônias precisam de cuidados no outono. Essa planta começa a acumular nutrientes em suas raízes imediatamente após a floração. Existem diversos métodos e estágios de fertilização. Essas orientações devem ser seguidas, pois a fertilização inadequada pode prejudicar as plantas. Os jardineiros podem optar por fertilizantes prontos ou usar métodos tradicionais; não há restrições.
Horário e escolha da alimentação
Como as raízes da planta crescem mesmo depois que o arbusto para de florescer, elas continuam acumulando os nutrientes necessários para a próxima floração. Esses nutrientes se acumulam nas raízes e formam espessamentos ao longo delas. As plantas são fertilizadas com produtos que contêm potássio, fósforo e nitrogênio. Fertilizantes naturais também podem ser usados.
Os métodos de fertilização são determinados com base na idade da planta e no clima. Plantas com pelo menos três anos de idade devem ser fertilizadas. O uso de fertilizantes em plantas jovens pode ter efeitos negativos. À medida que a planta envelhece, a quantidade e a frequência da fertilização devem ser aumentadas.
A adubação começa em meados de setembro e continua até 15 de outubro. O trabalho deve ser interrompido de 1 a 1,5 meses antes da chegada da geada. O fertilizante é selecionado com base na idade da planta e nas condições ambientais.
- Se o solo for arenoso e empobrecido, evite usar grandes quantidades de fertilizantes minerais, pois isso pode reduzir o crescimento das plantas. Nesse caso, o ideal é fertilizar duas vezes, com pelo menos duas semanas de intervalo entre as aplicações.
- Se o solo for ligeiramente ácido ou alcalino, é melhor usar superfosfato; ele auxilia na formação de folhagem e flores e melhora a qualidade do solo.
- Os fertilizantes mais simples são os orgânicos, que contêm potássio e fósforo. Podem ser usados em qualquer tipo de solo, pois contêm uma gama completa de nutrientes essenciais, enriquecendo-o eficazmente.
Em condições de tempo seco, o fertilizante é diluído em água, e se chover, é aplicado seco, caso contrário a solução será simplesmente lavada.
Tipos de fertilizantes e métodos de aplicação para peônias
https://youtu.be/0qHvzR22LUs
Fertilizantes minerais (potássio, fosfato) podem ser aplicados secos ou em solução. Regue o solo primeiro, depois incorpore o fertilizante seco em buracos de 6 a 8 cm de profundidade ao redor da planta e regue novamente. Aplique 20 g de fósforo e 15 g de potássio em cada planta. O contato do fertilizante com a planta pode causar queimaduras.
Você também pode se interessar por:Para preparar a solução, utilize água em repouso à temperatura ambiente. Dissolva os minerais nela e use-a para regar as plantas. Você pode usar um comprimido de sulfato de potássio, superfosfato, "Kemira-Autumn" ou "Kemira-Combi".
Você pode preparar uma solução nutritiva a partir de esterco de galinha e verbasco, enriquecendo-a com minerais pela adição de superfosfato. Essa mistura é benéfica para o desenvolvimento das flores.
- Utiliza-se verbasco fresco, diluído em 5 baldes de água, 1 balde de fertilizante, e deixado a fermentar ao sol por pelo menos 2 semanas.
- Adicionam-se 200 g de superfosfato e 500 g de cinzas à infusão.
- Antes de usar, dilua a mistura resultante com água na proporção de 1:2.
- Se usar excrementos de pássaros, dilua na proporção de 1:3. O fertilizante pode causar queimaduras se entrar em contato com a planta.
Você também pode se interessar por:O composto orgânico tem um efeito muito benéfico para as plantas. Recolha plantas que produzem húmus (folhas, relva, ramos, ervas daninhas, cascas de vegetais) e coloque-as numa composteira. Para melhorar as propriedades do composto, pode adicionar estrume, composto orgânico ou turfa. Estes aditivos podem ser alternados.
Um bom remédio caseiro é o pão de centeio, barato e saudável. Junte cerca de 5 gramas das cascas restantes e deixe-as de molho em água por 12 horas. Depois que o pão inchar, dilua a mistura com água e regue cada planta com 1 litro de água. Faça pausas entre as regas, caso contrário a planta crescerá lentamente e florescerá pouco.
As plantas também podem ser fertilizadas por outros meios:
- A cinza de madeira é adicionada ao solo na proporção de meia xícara por metro quadrado. Em seguida, é espalhada ao redor do arbusto e regada. Para melhores resultados, você pode misturar partes iguais de cinza e farinha de ossos.
- A turfa de charneca alta é mais adequada para solos arenosos. A cada 4-5 anos, espalhe-a ao redor da planta na proporção de um balde por metro quadrado.
- O vermicomposto, produzido por minhocas, aumenta o valor nutricional do solo. A dosagem recomendada é de 6 kg por metro quadrado.
- As culturas de adubação verde servem tanto como proteção quanto como fertilizante. São plantas resistentes à geada, como aveia, mostarda, centeio ou trigo. As culturas de adubação verde são plantadas perto da planta no outono e enterradas na primavera, onde formam húmus.
- Borra de café – use meia xícara por planta. Se o café é consumido com frequência em casa, esta é uma maneira bastante econômica de fertilizar as plantas.
- Folhas de chá – 50-100 g por planta.
- Casca de banana – pique as cascas de 2 a 3 bananas e espalhe-as embaixo do arbusto.
Cascas de ovo são eficazes. Junte as cascas de 20 ovos em um balde de água. Deixe em infusão por pelo menos três dias e, em seguida, regue com 0,5 litro por planta.
Métodos de alimentação
As peônias consomem quase todos os nutrientes acumulados durante o verão. A adubação no outono é essencial para uma floração exuberante. Existem diversas maneiras de fazer isso:
- Nutrição radicular. O melhor método é colocar a solução nutritiva sob as raízes. Regue o solo ao redor da planta e espalhe os grânulos. Em seguida, despeje a solução nutritiva sobre as raízes.
- Aplicação foliar. Este não é um método para o outono. Com este método, o arbusto é pulverizado quando os botões começam a abrir. Dois comprimidos de micronutrientes são diluídos em 10 litros de água e pulverizados à noite, em dias nublados. A pulverização em dias ensolarados pode causar queimaduras solares.
- Em um buraco. As peônias são replantadas raramente, às vezes uma vez a cada 10-15 anos. Se forem replantadas, adiciona-se fertilizante ao buraco previamente cavado no outono. O fundo do buraco é preenchido com uma mistura de farinha de ossos e húmus.
Você também pode se interessar por:Todo jardineiro deseja que suas plantas cresçam e sejam um deleite para os olhos. Isso não é difícil de alcançar; basta fertilizá-las adequadamente, e suas peônias florescerão abundantemente e viçosas na primavera.

Transplante de peônias para um novo local no outono.
Poda de peônias na região de Moscou para o inverno.
Como transplantar peônias para que floresçam no próximo ano.