Os tomates mais deliciosos ao estilo búlgaro para o inverno.
Quero compartilhar a receita mais deliciosa de tomates ao estilo búlgaro para o inverno. Existem muitas receitas diferentes de tomates búlgaros hoje em dia, mas quero apresentar a versão clássica, feita com os temperos mais simples. Muitas pessoas se lembram do sabor desses tomates da época soviética, quando podiam ser encontrados em todas as prateleiras dos supermercados.
A quantidade de água e tomates pode variar ligeiramente dependendo do tamanho dos tomates. As quantidades indicadas são para um frasco de dois litros. Como usei vários frascos de uma só vez, a descrição estará no plural.
Ingredientes:
- tomates - 1300 gramas;
- Água - 900 mililitros;
- alho - 3 dentes;
- açúcar - 3,5 colheres de sopa;
- vinagre (9%) - 2 colheres de sopa;
- sal - 2/3 colher de sopa;
- endro - 2 guarda-chuvas.
Como fazer tomates em conserva ao estilo búlgaro
Recomendo esterilizar os frascos e as tampas por cinco minutos cada, previamente. Certifique-se de lavá-los com bicarbonato de sódio antes. Assim que os frascos esfriarem um pouco, você pode adicionar todos os ingredientes. Coloque alguns raminhos de endro (secos ou frescos) no fundo, não faz diferença.
Coloque os tomates lavados por cima, bem juntinhos, tentando não deixar grandes espaços.
Despeje água fervente e deixe repousar por 15 minutos; durante esse tempo, tanto os frascos quanto os tomates estarão bem esterilizados.
Cubra com uma tampa.
Escorra a salmoura para uma panela, adicione sal e açúcar e leve ao fogo até ferver.
Descasque os dentes de alho e corte-os em vários pedaços, caso sejam grandes. Coloque o alho no frasco com os tomates.
Despeje a salmoura sobre os frascos e adicione o vinagre por último. Feche bem as tampas, vire-os de cabeça para baixo e cubra com um pano. Após 24 horas, transfira as conservas para uma despensa ou adega.
Os tomates ao estilo búlgaro estão prontos para o inverno. Espere até que o inverno chegue e aproveite-os.
Bom apetite!
