A mostarda é considerada uma cultura de adubação verde; ela enriquece perfeitamente o solo, saturando-o com nutrientes. Também pode combater certas pragas, como os vermes-arame.
Muitas pessoas semeiam no outono, mas para obter resultados positivos, é preciso saber a época certa e realizar todos os cuidados necessários com a cultura.
Mostarda como adubo verde
Esta planta anual pertence à família das crucíferas. Muitos jardineiros a utilizam como adubo verde. Ela cresce em praticamente qualquer tipo de solo, independentemente do pH. As sementes se assemelham a pequenos feijões; germinam em uma semana após o plantio e, em 30 dias, a planta atinge aproximadamente 25 centímetros de altura. Devido ao seu crescimento vigoroso, é um dos três adubos verdes mais eficazes para o cultivo de outono. O sistema radicular da planta se expande rapidamente e atinge uma profundidade impressionante, o que ajuda a soltar o solo e melhora a aeração.
Tanto as raízes quanto a parte aérea contêm substâncias facilmente digeríveis. A composição da cultura permite classificá-la como um vermicomposto natural. Geralmente, é semeada para fertilizar o substrato. mostarda branca.
Vantagens e desvantagens da semeadura de outono
Até mesmo jardineiros sem experiência no cultivo de diversas culturas podem realizar essa tarefa. O principal objetivo do adubo verde é enriquecer o solo com nutrientes como fósforo e nitrogênio. Ao ser desenterrada, a parte aérea da planta enriquece o solo com esses elementos. Esses nutrientes são então facilmente absorvidos pelas novas culturas plantadas na próxima estação.
Vantagens
- altas taxas de germinação e crescimento ativo;
- Resistência à geada: as plantas podem suportar temperaturas de até cinco graus negativos;
- O material de semente não requer preparação prévia;
- A cultura protege as plantações de lesmas e impede a invasão de besouros do Colorado;
- Onde foi cultivado adubo verde, as ervas daninhas crescem com menos frequência;
- Os óleos essenciais contidos na planta ajudam a destruir os patógenos que causam a requeima e a sarna no solo;
- A planta é capaz de absorver até mesmo substâncias inacessíveis a outras culturas;
- Semear mostarda antes do inverno é uma excelente medida preventiva contra a erosão; onde existe risco de erosão do solo, a cultura é semeada em maior densidade.
Você também pode se interessar por:Imperfeições
- Se você não cortar as plantas a tempo, elas florescerão e as sementes se espalharão com a ajuda do vento, cairão no solo e germinarão. No futuro, a mostarda crescerá como erva daninha e será muito difícil se livrar dela;
- Este adubo verde não é adequado como precursor para culturas crucíferas (repolho, nabo, rabanete);
Como e quando semear mostarda no outono para melhorar o solo.
A semeadura geralmente é feita após a colheita ou pouco antes do inverno. O procedimento é bastante simples e não requer habilidades ou conhecimentos especiais, desde que se sigam as regras de rotação de culturas. Se o terreno era cultivado anteriormente com repolho ou rabanete, é melhor semear outras culturas de adubação verde.
Semeadura precoce
Se você planeja plantar mostarda no outono, faça-o o mais cedo possível. Por que não esperar até a época da colheita? O plantio pode ser feito gradualmente. Quanto mais cedo as plantas forem plantadas, mais massa verde elas desenvolverão. Naturalmente, o solo será melhor fertilizado.
Antes de plantar mostarda, o solo deve ser ligeiramente afofado, a uma profundidade de 5 a 10 cm. Em seguida, umedeça e enterre as sementes a uma profundidade de 2 a 4 cm. Normalmente, 500 g de sementes são suficientes para um terreno de 100 m². Depois que as mudas germinarem, a cultura não requer cuidados especiais. A mostarda deve ser colhida no outono? Cada jardineiro decide por si. Alguns cortam a mostarda depois que ela cresce o suficiente e a enterram no solo. Outros semeiam as sementes mais tarde e simplesmente desenterram todo o terreno na primavera.
Semeadura tardia
Para garantir que as mudas germinem na primavera, a mostarda deve ser semeada no outono, antes da chegada do frio. No entanto, tome cuidado para não deixar as mudas germinarem. Com a chegada da primavera, a mostarda semeada brotará cedo e crescerá rapidamente, atingindo a maturidade muito antes da época de plantio das mudas.
Em seguida, as mudas são cortadas, deixadas secar ligeiramente e incorporadas ao solo a uma profundidade de 15 centímetros. Após algum tempo, as mudas podem ser plantadas no mesmo local.
Mostarda branca como fertilizante e cuidados a seguir
Essa variedade de mostarda protegerá a área de ervas daninhas e enriquecerá o solo com minerais e micronutrientes. No entanto, semear a cultura em solo pobre e não preparado não produzirá resultados. A semeadura de adubo verde não substitui a aplicação de fertilizantes como húmus ou composto. Para garantir um solo saudável e fértil, é necessária uma abordagem abrangente.
Essa planta é fácil de cuidar e cresce em qualquer lugar, mas se desenvolve melhor em solo bem drenado. O crescimento fica mais lento em solos pesados. Ela prospera tanto em meia-sombra quanto em pleno sol, desde que receba muitas horas de luz solar.
As mudas emergem em temperaturas acima de 10 graus Celsius (50 graus Fahrenheit) em 3 a 5 dias. Se semear mostarda no final do outono (para o inverno), deixe a temperatura cair abaixo desses níveis. Se semeada cedo, um tapete verde cobrirá o solo em um mês, seguido pelos botões. A floração geralmente começa após 6 a 7 semanas e é duradoura. Não é necessário fertilizar. Regue o jardim apenas quando necessário, se o solo começar a secar.
Quando se deve arrancar a mostarda após a semeadura no outono, e isso é necessário?
Os agrônomos divergem sobre a necessidade de arrancar a mostarda. Alguns não entendem a necessidade, pois ela cumpre sua função durante o inverno e, na primavera, basta arar a terra. No entanto, isso só se aplica ao plantio tardio. Se a mostarda for semeada no início do outono, pode-se arrancá-la, pois é melhor evitar que floresça.
Você também pode se interessar por:As plantas são cortadas de 30 a 45 dias após o plantio e, em seguida, incorporadas ao solo. Caso não haja precipitação, a área fertilizada é irrigada para promover a decomposição da matéria orgânica. Minhocas e outros microrganismos participam desse processo e são encontrados apenas em substratos úmidos.
Regras de escavação
Seguir algumas regras ajudará você a alcançar o resultado desejado:
- Os agrônomos recomendam desenterrar a planta antes do inverno, pois isso permitirá que o solo seja enriquecido com nutrientes durante o período frio.
- O melhor método para cavar é usar um método chamado "rotação de torrões".
- Toda a biomassa verde deve ser incorporada ao solo.
- O solo deve ser mantido úmido.
- Antes de cavar, é necessário remover todas as ervas daninhas.
Conclusão
Semear é um processo simples e direto. Requer cuidados mínimos, apenas regas ocasionais durante períodos de seca. No entanto, é importante lembrar que semear adubo verde não substitui o fertilizante orgânico. Se feito corretamente, o rendimento das suas colheitas deverá aumentar já na próxima estação.
