Uma orquídea de interior requer um substrato específico; ela não prospera em solo de jardim. Portanto, o termo "orquídea de jardim" é um tanto confuso. Nosso clima tem invernos rigorosos, sol escaldante no verão e solo inadequado. No entanto, existem espécies de orquídeas de jardim adaptadas às nossas condições. Os cultivadores desenvolveram variedades de orquídeas resistentes à geada que não apenas sobrevivem às nossas condições climáticas, mas também ao nosso solo. Elas são plantadas em casas de veraneio e usadas em composições paisagísticas em jardins, onde esta rainha tropical é o principal ponto focal.
Descrição
Existem cerca de 15 espécies de orquídeas de jardim que crescem em nosso país. Essas plantas têm uma relação simbiótica com fungos, assim como as árvores. Durante o primeiro ano, a orquídea-beleza-do-sul prospera com o micélio, que a ajuda a se adaptar às novas condições e ao solo. Se o micélio secar, a orquídea pode morrer. Muitas espécies de orquídeas são muito raras, o que faz com que o preço de um único exemplar seja alto.
As orquídeas de jardim variam em forma e cor das flores. Às vezes, lembram borboletas esvoaçantes, outras vezes um sapatinho feminino. As inflorescências são racemosas ou em forma de espiga, e flores solitárias também são comuns. As flores, de beleza requintada, são grandes e assimétricas. As cores são variegadas: carmesim, creme, amarelo, roxo e rosa. As pétalas são listradas, manchadas, sólidas e pontilhadas. O labelo geralmente é mais escuro que as pétalas.
As raízes são fortes e muitas espécies possuem tubérculos que crescem a pouca profundidade. As folhas são grandes, belamente arredondadas ou pontiagudas na extremidade, com nervuras distintas. Elas se dispõem alternadamente no caule, lembrando um pouco as folhas do lírio-do-vale. Muitas variedades têm um aroma agradável.
Variedades de orquídeas de jardim
Viveiros russos cultivam espécies de orquídeas como a dactylorhiza, a orchis e a bletilla. A orquídea "sapatinho" é uma das mais populares e procuradas para jardins.
Dactylorhiza (Dactylorhiza)
As plantas possuem um tubérculo em forma de palma com ramificações. Ele é marrom e enrugado. A cada ano, morre, e uma nova raiz dura — o tuberoide — cresce em seu lugar.
Essas plantas perenes são baixas, com caules de 30 a 70 cm de comprimento. As folhas são estreitas, alongadas e alternadas. A coloração das folhas varia do verde ao manchado. A haste floral é reta e robusta, com flores densamente agrupadas. As flores são assimétricas, com até 3 cm de diâmetro. O labelo é plano e composto por três lóbulos. As duas pétalas e as sépalas são manchadas e listradas, e as cores variam entre roxo, branco, rosa e violeta.
A dactiloriza adora sol e água, mas não tolera seca ou água parada. Prefere solos com pH neutro. A dactiloriza é cultivada nas regiões norte e oeste do país.
Você também pode se interessar por:Orquídea
As orquídeas crescem em prados e nas bordas das florestas. A planta é usada medicinalmente. As raízes da orquídea são esféricas, como grãos de milho. As folhas são estreitas e pontiagudas. As flores são brilhantes, variegadas e, às vezes, uniformes na cor. Os botões crescem densamente no pedúnculo, formando uma inflorescência em forma de capítulo. As cores das flores incluem lilás, branco e rosa.
As orquídeas são plantas silvestres que conseguem se adaptar a qualquer ambiente e florescem durante todo o verão.
Tricírtis (três tubérculos)
A Tricyrtis é uma orquídea ornamental da família Liliaceae. O rizoma cresce rente ao solo. Os arbustos são baixos, atingindo até 80 cm de altura. As folhas são oblongas. As flores têm formato de funil, com 4 cm de diâmetro, semelhantes às dos lírios, ou em forma de sino, com pétalas salpicadas. As cores incluem creme, azul, azul claro, amarelo, branco, roxo e rosa. As pétalas formam um desenho que lembra uma estrela-do-mar. Cada haste possui um único botão floral.
A Tricyrtis prospera em áreas sombreadas, sendo suficientes 5 a 6 horas de luz solar por dia. Ela não cresce em solo argiloso.
Sapato
O nome da orquídea, "Sapatinho de Vênus", vem do formato do seu labelo, que lembra um sapato. Características semelhantes são encontradas em espécies como Cypripedium, Paphiopedilum, Selenipedium e Phragmipedium. As orquídeas sapatinho pertencem ao gênero Paphiopedilum. Essas flores incomuns prosperam em climas temperados e temperados frios.
A orquídea sapatinho possui raízes maciças e superficiais com pequenas e finas radículas. Os caules são folhosos, com 30 a 40 cm de comprimento, e apresentam folíolos lanceolados com pontas agudas. As lâminas foliares são nervuradas.
O pedúnculo apresenta uma flor grande, às vezes duas. As flores são grandes, com três pétalas na parte superior e um labelo de cor viva na parte inferior. A coloração inclui manchas, pintas, listras e pinceladas.
Você também pode se interessar por:Plantando orquídeas no jardim
As orquídeas são plantas que adoram umidade. Elas precisam de solo permeável, leve, neutro ou alcalino, embora raramente ligeiramente ácido. O solo deve ter boa drenagem e uma camada fértil. Cave um buraco de 60 cm de largura e 40 cm de profundidade e distribua a mistura em camadas.
Ordem das camadas:
- Drenagem de 10 cm – argila expandida, seixos, tijolo quebrado, pedras pequenas;
- turfa;
- vermiculita;
- pedaços de casca de pinheiro (desinfetada);
- areia.
Coloque a muda sobre o monte de terra, espalhe as raízes e cubra cuidadosamente com terra. Os brotos devem ficar a pelo menos 1 cm de profundidade. Em seguida, regue a planta levemente ao redor do arbusto. Depois que a terra assentar, adicione casca de árvore e cubra com musgo.
Se for necessário replantar, mude as plantas para um novo local no máximo uma vez a cada cinco anos. Replante as flores em abril ou maio, antes da floração. Muitas variedades prosperam no mesmo local por 15 a 20 anos, desde que sejam fertilizadas e regadas regularmente.
Preparando o local
Para cultivar essa beleza no jardim, escolha um local tranquilo, sem correntes de ar, com bastante luz alternada com sombra parcial. Se o local for aberto e receber sol intenso o dia todo, uma cobertura ou abrigo será necessário para evitar que as orquídeas queimem.
Evite áreas onde a umidade se acumula constantemente após a rega ou a chuva. Escolha um solo leve que absorva bem a água.
Tipos de sapatos
A característica distintiva que une as orquídeas no grupo das "sapatinhos" é o labelo, com formato semelhante a um sapato elegante. Geralmente, trata-se de uma parte grande e saliente da flor, que se destaca pela cor vibrante.
Gisela
Uma variedade resistente ao inverno chamada Sapatinho-da-Rainha. Esta orquídea de jardim cresce em touceiras densas. As flores são numerosas e agrupadas no caule. As pétalas são marrons com um tom púrpura, e o labelo é cremoso.
O híbrido Gisela gelb possui um labelo rosa claro que depois se torna carmesim, e pétalas brancas que brilham à noite. O híbrido Michael ostenta plantas de porte baixo com grandes flores roxas e listras escuras.
Ófris portador de abelhas
Esta variedade difere de outros híbridos na estrutura de sua flor. O labelo lembra uma abelha sorridente e caprichosa. Uma única flor com três pétalas carmesim e uma parte interna variegada e fofa cresce em uma haste floral de 40 cm de altura.
A ophrys floresce em maio ou início de junho, e sua floração dura dois meses.
Bletilla
Essa espécie inclui uma dúzia de cultivares, entre elas Bletilla striata e Bletilla hyacinthina. Ela prefere um clima ameno e cresce em locais abertos e ensolarados.
As raízes do pseudobulbo são, por vezes, visíveis na superfície. Os folíolos são longos e dobrados. O caule é constituído por pseudofolhas que se agarram firmemente ao tronco. As flores lilás-pálidas formam inflorescências em forma de espiga. As cores podem ser brancas, violetas ou roxas. As flores assemelham-se a jacintos.
Variedades de sapatilhas femininas:
- Slipper - 40 cm de altura, um híbrido das variedades verdadeira e de flores grandes;
- de flores grandes – flores de até 10 cm de tamanho, cores: carmesim, rosa, roxo, em uma haste de 50 cm de comprimento, 1-2 flores;
- verdadeiro sapatinho - cresce até 40 cm de altura, as flores têm 7-8 cm de diâmetro com um labelo amarelo e pétalas escarlates;
- Variedade manchada - um tronco de 30 cm de altura com pequenas flores roxas cobertas de manchas cor de vinho;
- Uma variedade nobre que pode atingir até 1 m de comprimento, com flores grandes de 8 a 10 cm, com 2 a 4 flores por haste, pétalas brancas e labelo cor de framboesa.
Plantar e cuidar do sapatinho
As orquídeas podem suportar temperaturas de até -35°C (-35°F), desde que haja uma camada de neve de 5 cm ou que estejam cobertas com folhas, serragem ou agulhas de pinheiro. O local ideal para o cultivo de orquídeas deve ser sombreado, com exposição solar até às 11h e depois das 15h. Em pleno sol, as orquídeas desidratam. As plantas podem ser cultivadas perto de arbustos ou árvores que proporcionem sombra. As orquídeas são plantadas em canteiros elevados. Também podem ser plantadas ao longo de cercas ou edifícios voltados para o norte.
As orquídeas sapatinho-de-vênus são plantadas no outono. Cave um buraco com 60 cm de diâmetro e 30-40 cm de profundidade. Adicione uma mistura no fundo do buraco: turfa, material para drenagem, areia, casca de árvore e conchas trituradas. Coloque a planta sobre a mistura, cubra as raízes com terra, regue e cubra com uma camada de agulhas de pinheiro, serragem e casca de árvore. Ao plantar, coloque os botões a 1 cm abaixo da superfície do solo. As orquídeas florescem três anos após o plantio.
Cuidado
Cuidar de orquídeas ao ar livre não é difícil, mas existem algumas orientações a seguir. As plantas precisam de luz suficiente na primeira metade do dia. Regue as flores pela manhã ou à noite. Regue na base ou ao redor da planta, evitando o contato com as folhas. No verão, regue de 2 a 3 vezes por semana. As orquídeas não gostam de água parada, pois isso pode causar infecções fúngicas e destruir toda a família das orquídeas. No inverno, a rega deve ser suspensa.
Alimentar orquídeas em excesso é muito pior do que alimentá-las de menos. Para flores tropicais, o substrato fornecido no momento do plantio é suficiente. A cobertura morta também fornece nutrientes às plantas. Uma vez por mês, durante o verão, você pode fertilizar orquídeas de jardim com fertilizante específico para orquídeas. Dilua o fertilizante em 2 a 3 vezes menos do que o recomendado. Fertilize as plantas durante a rega.
Características da floração
Orquídeas cultivadas em ambientes internos florescem o ano todo, enquanto as orquídeas de jardim produzem hastes florais apenas durante os meses mais quentes, de maio a agosto. Isso depende da espécie ou variedade da orquídea. Os botões aparecem em maio e, um mês depois, murcham, dando lugar ao crescimento de folhagem verde e raízes. Do outono até abril, as plantas entram em um período de dormência.
Para que a planta floresça, é necessário criar as seguintes condições:
- Iluminação antes do almoço e depois das 16h;
- aumento da umidade;
- fertilização para floração;
- Rega regular e moderada;
- proteção contra ventos e correntes de ar;
- Evite a exposição constante à luz solar direta;
- Após a floração, as flores precisam de sombra.
Reprodução
As orquídeas raramente se reproduzem sozinhas, por isso, divida a planta na primavera e replante-a. Escolha uma orquídea adulta com pelo menos 4 a 5 anos, um exemplar saudável e sem sinais de doença. Desenterre a planta cuidadosamente para evitar danificar as raízes. Divida-a em 2 a 4 partes. Cada parte deve conter pelo menos 2 a 3 botões. Prepare um buraco com substrato para cada muda e coloque a planta jovem dentro, cubra com terra, regue e cubra com cobertura morta. Os cuidados são os mesmos que para plantas adultas.
Cultivar orquídeas a partir de sementes em ambientes internos é difícil, mas germiná-las no jardim é perfeitamente possível. O processo é complexo e exige esforço, paciência e tempo. As sementes são plantadas como mudas em uma estufa, e as mudas são transplantadas para o solo na primavera, quando a temperatura atinge 13-15°C. As plantas jovens são protegidas da geada durante o inverno. Muitas mudas morrem, mas apenas as mais fortes sobrevivem.
Espécies recomendadas para cultivo
As espécies de orquídeas de jardim mais resistentes à geada incluem: sapatinho-de-vênus, Dactylorhiza, Orchis, Helleborine e Orchis diffusa. Variedades de sapatinho-de-vênus resistentes ao frio incluem: sapatinho-de-vênus-pintado, sapatinho-de-vênus-de-Yatabe, sapatinho-de-vênus-de-flores-pequenas, sapatinho-de-vênus-real e sapatinho-de-vênus-tibetano.
Todos os tipos de orquídeas de jardim são usados para criar composições no jardim e na casa de campo, cada uma única e bela à sua maneira. Entre os híbridos de orquídeas que se destacam para composições paisagísticas estão Anna, Emil, Gisela, Michael e Hank Small. Variedades de porte baixo são usadas para bordaduras floridas, enquanto plantas de porte médio são usadas para bordaduras mistas.
O ideal é plantar orquídeas-sapatinho nos cantos do jardim, rodeadas por samambaias, gramíneas e arbustos. Assim, elas criam um efeito de pequenas bordas de floresta. Todas as plantas são escolhidas de acordo com a altura, para que não obscureçam as majestosas flores.
Orquídeas são plantadas em jardins de pedra e jardins rochosos. São usadas para decorar canteiros e criar pequenos arranjos ao longo das casas. Plantios isolados de orquídeas de uma única cor conferem um aspecto único ao jardim.
Controle de pragas e doenças
Ao ar livre, o risco de doenças e infestações por insetos aumenta. Infecções fúngicas, vírus, bactérias e pragas frequentemente causam a morte de orquídeas de jardim. Se o problema não for detectado a tempo, toda uma família de orquídeas pode ser perdida.
Você também pode se interessar por:Insetos nocivos
Os fungos do pênfigo são brancos e vivem na parte inferior das folhas. Eles aparecem em ambientes secos. Trate as flores com água e sabão e bicarbonato de sódio.
As cochonilhas são protuberâncias marrons, semelhantes a crescimentos, que cobrem as folhas e os caules. Esses insetos se alimentam da seiva. Remova as pragas manualmente, retire as folhas afetadas, use sabão e bicarbonato de sódio e lave toda a planta.
Os pulgões podem ser verdes ou pretos. A má regulação da temperatura favorece a infestação por essas pragas. Lave as plantas com uma solução de água e sabão ou leite.
Os tripes aparecem em climas quentes e são muito difíceis de eliminar depois de infestarem as flores. Eles se alimentam da seiva das plantas. As orquídeas são tratadas com produtos químicos para controlar os tripes.
Ácaro-aranha vermelho – manchas brancas ou amarelas aparecem nas folhas. As folhas se enrolam. Pulverize as flores com inseticida.
A mosca-branca, um inseto branco, alimenta-se das folhas, fazendo com que elas amarelem e caiam. Trate com inseticida a cada três dias. Destrua todas as folhas afetadas e pulverize todas as plantas próximas.
Ácaros – a superfície externa da folha fica coberta por manchas amarelas, e a parte inferior, por teias brancas. Lave a superfície da folha e o tronco com uma solução alcalina e sabão; em casos graves, utilize acaricidas.
Além de insetos, as orquídeas também são atacadas por caracóis e lesmas. Estes são recolhidos manualmente e armadilhas são feitas para capturá-los. Moscas de estufa são mortas com diclorvós.
Doenças
Todas as doenças fúngicas são tratadas com fungicidas: Topaz, Fundazol, Maxim. Os fungos aparecem devido à rega frequente. As orquídeas podem ser suscetíveis a fusariose, antracnose, podridão radicular, requeima, mofo cinzento e manchas.
O vírus do mosaico do tabaco é praticamente incurável. Se o sistema imunológico da planta estiver enfraquecido, ela pode morrer e infectar orquídeas vizinhas. As flores são arrancadas e queimadas.
Assim como os vírus, as bactérias são incuráveis. No caso da mancha bacteriana e da podridão bacteriana, toda a folha fica coberta de manchas amarelas e marrons, seca e enruga.
Para evitar problemas, o melhor é comprar orquídeas em viveiros especializados. Em feiras livres, você pode acabar com uma muda doente. Antes de comprar, pense em onde plantar as flores, como organizá-las e qual cor você deseja. Com uma ideia clara do layout do jardim, você pode ir à loja com confiança para comprar uma variedade específica de orquídea. Se essas belas plantas perenes criarem raízes no seu jardim, elas o encantarão com suas flores por muitos anos. Dividindo os arbustos, você pode obter novas mudas e embelezar não só o seu jardim, mas também compartilhar orquídeas com vizinhos e parentes.

Características da orquídea Dendrobium e dicas para cuidar da flor em casa.
Orquídea Kornevin: Aplicação para o crescimento das raízes
Tipos e características na escolha de vasos para orquídeas
Fertilizando orquídeas em casa