Um molho borscht simples para o inverno, sem necessidade de esterilização.

Durante o inverno, todos sentem falta de frutas e verduras frescas. Por isso, as donas de casa tentam estocar o máximo possível desses produtos em conserva. Sugerimos que você prepare um molho borscht para o inverno sem precisar esterilizar. Este molho será uma verdadeira salvação para você. A receita é muito simples. Os pratos principais preparados com este molho ficam deliciosos, saudáveis e saborosos. Ele deve ser adicionado ao caldo pouco antes de ficar pronto. Vale ressaltar que o molho é preparado sem tratamento térmico, mas contém uma grande quantidade de sal de mesa, por isso é melhor não adicionar sal extra ao prato final. Além disso, ele economiza bastante tempo, já que a maior parte do tempo é gasto picando e preparando os legumes.
Os ingredientes são simples e acessíveis:
- cebola – 500 g;
- cenouras – 500 g;
- tomates – 500 g;
- pimentões – 300 g;
- Verduras (salsa) – 200 g;
- Sal grosso – 400 g.
Esta receita rende 2.500 gramas de molho borscht pronto. O ideal é armazená-lo em potes pequenos. Se não usar todos os vegetais depois de abrir o pote, você pode guardar um pouco para outra ocasião.
Como preparar um molho borscht simples para o inverno.
Descasque e pique finamente a cebola.
Retiramos as sementes dos pimentões e também os picamos.
Rale as cenouras descascadas ou corte-as em tiras finas.
Pique as verduras com uma faca e rale os tomates maduros.
Você também pode picar os tomates no liquidificador.
Misture todos os ingredientes em uma tigela.
Adicione 400 g de sal grosso.
Misture bem todos os vegetais.
Esterilize os frascos e as tampas. Espalhe o molho borscht até a borda. Você pode polvilhar um pouco mais de sal por cima para garantir que os vegetais estejam protegidos das bactérias que promovem a fermentação. Feche bem os frascos com as tampas e leve à geladeira.
O molho não se conserva por muito tempo em uma despensa ou porão. Portanto, guarde-o somente na geladeira.
