Se você tem um pedacinho de terra, mesmo que pequeno, onde possa cultivar um canteiro de ervas aromáticas, elas são uma escolha perfeita. Cultivá-las em casa é bem fácil, e os resultados são impressionantes. São fáceis de cultivar, então você terá suas próprias ervas durante todo o verão, realçando significativamente o sabor de qualquer prato. Também são fáceis de secar ou congelar para o inverno. Dessa forma, você não precisará comprar temperos industrializados cheios de ingredientes indesejáveis. Aliás, dê uma olhada em— Cultivar mudas em garrafas de plástico sobre papel higiênico.Esta é uma maneira interessante e fácil.
Cultivar ervas em casa no seu jardim.
As ervas podem ter duas funções no seu jardim: além de serem benéficas, também podem embelezar a paisagem se você criar canteiros floridos e cultivar a combinação certa de ervas. Escolha um local ensolarado e fértil, planeje o formato do seu mini-jardim e crie os canteiros. Delimite-os com uma bordadura e comece a plantar. Se você cultivar tomilho, monarda, sálvia, alecrim e calêndulas, terá um belo canteiro florido e, ao mesmo tempo, benéfico. Para iniciantes, recomendamos começar com orégano, salsa, endro, coentro, hortelã e funcho — essas são as ervas mais fáceis e menos exigentes de cultivar.
Cultivo e cuidado de ervas
Se você quer cultivar ervas no seu jardim para repelir pragas, semeie-as ao longo do perímetro dos canteiros ou nos espaços entre as fileiras. Se quiser usá-las durante todo o verão e estocar para o inverno, distribua-as entre os canteiros. O segredo é bastante sol para ervas mediterrâneas como manjericão, sálvia e estragão, enquanto salsa, hortelã e levístico prosperam em meia-sombra.
É bom plantar ervas perenes como alecrim, funcho ou tomilho, mas você deve começar com as anuais. O endro deve ser semeado uma única vez e se espalhará sozinho por todo o jardim. Lembre-se disso e remova as umbelas da planta imediatamente se não quiser ter que arrancar ervas daninhas por todo o jardim. A salsa pode ser semeada em solo aquecido na primavera; o coentro também cresce bem. Apenas não deixe florescer; colha as pontas imediatamente, caso contrário, elas murcharão rapidamente e você não verá mais a parte verde. Você pode deixar algumas plantas para sementes e colher o resto. Se você semear a cada três semanas, a planta permanecerá verde até a chegada da geada.
Você pode se interessar por - Calendário de jardinagem de 2015 para a região de Moscou.
Manjericão Ela também cresce bem em pleno sol; belisque as pontas para dar forma ao arbusto. Pode ser semeada na primavera e plantada posteriormente como muda. No inverno, deve ser armazenada em vasos na cozinha, onde você poderá desfrutar de suas folhas verdes maravilhosas e perfumadas.
Orégano (manjerona) – Pode ser cultivada em vaso e replantada na primavera. Boa para carne e aves.
Hortelã Ela cresce bem e suas folhas arredondadas são ótimas para molho de hortelã e bebidas.
Sábio Recolha-o no verão, deixe-o secar e ele lhe será muito útil no inverno se o guardar num recipiente bem fechado.
Salsinha Você também pode secá-lo para o inverno e usá-lo para fazer seus próprios temperos para sopas.
Estragão Você se encantará com sua folhagem verde até a chegada do frio; ela pode ser conservada para o inverno por secagem ou congelamento. É excelente para picles e pratos de peixe.
Alecrim Semeie em maio e, em seguida, dê forma ao arbusto à medida que cresce. É uma planta perene, então você terá agulhas perfumadas no ano seguinte, perfeitas para acompanhar carne.
O tomilho pode ser colhido durante todo o ano. O tomilho-limão tem o aroma mais agradável, enquanto o tomilho comum tem um sabor mais forte. O tomilho-alcavia tem aroma de pinho e alcaravia. Combina perfeitamente com aves.
Se você adotar uma abordagem criativa para semear ervas em seu jardim, poderá desfrutar de sua própria colheita de ervas maravilhosas e aromáticas durante todo o ano. Boa sorte!

Como cultivar mudas com sucesso em casa
Calendário de mudas 2024: planejamento do plantio em abril
Tudo sobre mudas: um caminho fácil para uma colheita abundante.
Da semente ao broto vigoroso: por que as mudas são a chave para uma colheita abundante.