Propagação de rosas por estacas em casa

Rosa


Propagação de rosas por estacas em casaPropagar rosas a partir de estacas em casa continua sendo um desafio para muitos jardineiros, já que essa flor é notoriamente caprichosa. Dotada de beleza e fragrância encantadoras, a rosa permanece a rainha do reino floral, presente em praticamente todos os arranjos. Cientistas renomados mundialmente estão cultivando rosas, criando variedades únicas.

Cultivar essa planta ornamental não é fácil, e a própria rosa é bastante exigente em casa, mas o número de pessoas que desejam criar um jardim de rosas em seus quintais está em constante crescimento. Além de sua aparência encantadora, a flor também é valorizada por suas propriedades medicinais. As rosas são utilizadas na medicina popular, aromaterapia, cosmetologia e até mesmo na culinária. E o óleo precioso extraído de suas pétalas é usado na indústria de perfumes.

Como propagar rosas por estacas em casa

O método mais comum para propagar rosas é por estacas. Com esse método, é possível obter mudas já no segundo ano. A estaca deve ser retirada do meio de um ramo que já tenha florescido e que apresente 2 a 3 botões florais formados. Todo o manuseio das estacas deve ser feito pela manhã, quando as rosas estão bem úmidas. Após a poda, as estacas devem ser colocadas em água.
O ideal é enraizar esta planta ornamental em estufa. Vasos também são adequados para este fim. Ao preparar o substrato, utilize uma camada de húmus (20-25 cm), uma camada de relva e, por cima, uma camada de areia de rio. As estacas devem ser plantadas em ângulo, a um terço da profundidade, e regadas abundantemente. Em seguida, devem ser cobertas com filme plástico. A planta deverá enraizar em cerca de um mês. Quando surgirem 2-3 folhas, recomenda-se adubá-la com uma solução de nitrato de cálcio. Para prevenir o oídio, pode-se pulverizar com Fundazol.
As estacas preparadas desta forma conservam-se bem em areia úmida até a primavera. Antes do plantio definitivo, o sistema radicular deve ser tratado com uma solução de permanganato de potássio para desinfecção.
Como propagar rosas por estacas em casa
Plantando rosas em casa

A melhor época para plantar rosas é na primavera e no outono. Alguns dias antes do plantio, prepare covas (50x50x50 cm) e encha-as com água. Assim que a água for absorvida e o solo assentar, preencha-as com uma mistura de 50% de húmus e 50% de terra fértil. Se as mudas tiverem raízes longas e expostas, corte-as a um comprimento de 30 cm. Outra opção é transplantar a roseira do vaso. Nesse caso, retire cuidadosamente a muda com o torrão de raízes e coloque-a na cova. Após o plantio, estique levemente os arbustos e compacte a terra ao redor deles. Em seguida, regue abundantemente. Para um melhor enraizamento, cubra-os imediatamente com terra. Isso protegerá as mudas do ressecamento em clima quente e da geada no outono. Durante o primeiro ano, os botões que surgirem devem ser podados para permitir que a roseira ganhe força para o crescimento.

Ler, Como cuidar de rosas no outono

O uso de rosas na medicina popular e na cosmetologia

As pétalas desta flor majestosa são um tesouro de substâncias benéficas. As infusões feitas com elas possuem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, adstringentes e tônicas. Para resfriados e dores de garganta, são usadas como gargarejo, colocando 2 colheres de sopa de pétalas em um copo de água fervente. Para problemas gastrointestinais, as infusões são ingeridas. A água de rosas trata problemas de pele e dos olhos. O chá de rosas é benéfico para a saúde da mulher. O óleo de rosas não só trata uma ampla gama de doenças, como também é usado com sucesso em cosmetologia. Possui propriedades rejuvenescedoras e tônicas. Seu uso em misturas de óleos essenciais para a saúde em geral é muito eficaz.
Propagação de rosas por estacas
Delícias culinárias

É possível fazer geleias e licores muito saborosos e saudáveis ​​com rosas.

geleia de pétalas de rosa âmbar

Triture uma xícara de pétalas com uma xícara de açúcar até obter um purê homogêneo. Prepare uma calda à parte (400 g de açúcar, 200 ml de água). Após ferver por 7 a 8 minutos, adicione o purê de pétalas. Deixe ferver tudo junto por 15 minutos. Coloque a geleia em potes e feche bem.

Licor rosa

Misture uma xícara de pétalas com uma xícara de açúcar e amasse. Adicione uma colher de sopa de ácido cítrico. Transfira a mistura para um frasco e leve à geladeira por três dias. Para a calda, você precisará de três xícaras de açúcar e a mesma quantidade de água. Após ferver, deixe esfriar e despeje sobre as pétalas. Misture tudo e leve à geladeira por dez dias. Após esse período, coe com um pano de queijo, esprema as pétalas e adicione meio copo de vodca. Misture tudo e deixe em infusão. O licor resultante tem a cor de uma rosa chá, um aroma extraordinário e um sabor requintado.

Ler, Como conservar mudas de rosas compradas no início da primavera antes do plantio.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates