
A criação de lagos artificiais é uma tendência popular no paisagismo. Uma cascata se torna o ponto focal visual de uma propriedade e, em um dia quente, proporciona um ambiente sempre fresco. Ao contrário de um lago artificial de grandes dimensões, uma cascata é uma solução mais prática. Requer menos recursos, é menos dispendioso e exige menos manutenção. Criar uma estrutura deste tipo requer imaginação, algumas habilidades de construção e as ferramentas certas.
Escolher a localização de uma cachoeira no país
Quanto mais arbustos, flores e árvores ao redor, melhor. Se o terreno tiver uma inclinação, a cascata pode ser instalada ali. Caso contrário, você terá que criar uma. O formato da parte inferior é limitado pela imaginação e pelos desejos do cliente. Não exagere. A vegetação não deve cobrir mais de 1/3 da cascata, caso contrário, a composição ficará prejudicada. Outra regra: o local onde a cascata será instalada deve ser protegido da luz solar direta.
Escolhendo uma tigela em cascata
O formato curvo é um clássico. É fácil de integrar em qualquer paisagem. Quanto mais sua aparência se assemelhar a fontes de água naturais, melhor. A segunda regra é basear a escolha do formato principalmente na topografia existente. A bacia deve segui-la o mais fielmente possível. Se, à primeira vista, for impossível distinguir onde terminam as características naturais e onde começa o reservatório artificial, então o projeto foi bem-sucedido.
A geometria da estrutura influencia a profundidade da bacia. Cada detalhe é considerado durante a fase de projeto. Se o reservatório artificial for preenchido com flora e fauna aquáticas, sua profundidade mínima será de pelo menos 1,5 metros. Esse valor é ajustado com base no clima da região, considerando a profundidade de congelamento do solo.
Escolher o tamanho da cachoeira
As características geológicas do local e as suas preferências devem ser levadas em consideração. Em segundo lugar, o tamanho da futura estrutura determina a capacidade mínima de bombeamento necessária. Existem três opções possíveis:
- Uma pequena cascata é utilizada para criar um efeito decorativo. Opcionalmente, a superfície pode ser decorada com vegetação artificial ou elementos de design.
- Uma cascata de tamanho médio não tem mais de 1 metro de profundidade. Sua pouca profundidade significa que o fundo está sempre visível, criando uma bela paisagem. Do ponto de vista funcional, uma cascata de tamanho médio é fácil de limpar. O fundo da estrutura pode ser opcionalmente povoado com criaturas aquáticas.
- Uma cascata profunda serve não apenas para efeito visual, mas também para proporcionar puro deleite. A profundidade mínima de tal estrutura é de pelo menos 1,5 metros. Tanto crianças quanto adultos podem se refrescar na piscina.
Se optar pela segunda opção, esteja preparado para enfrentar alguns desafios. Isso inclui reforçar as margens e minimizar o uso de rochas artificiais e naturais. Tudo é feito dentro das normas de segurança. Quanto menores as chances de escorregar ou se machucar perto da cachoeira, melhor.
Vamos começar a criar uma cachoeira com nossas próprias mãos.
Um projeto tecnicamente sólido é a chave para o sucesso. Ele especifica a profundidade, o formato e a largura da bacia, a altura da cascata e assim por diante. Quanto mais precisamente os parâmetros-chave forem especificados, mais fácil será selecionar o equipamento de bombeamento. Concluída a parte teórica, inicia-se a parte prática.
Demarcação de território
O terreno selecionado está delimitado. Adicione 30 cm à área selecionada para o lago, que é determinada pela espessura da bacia a ser utilizada. O restante do procedimento é o seguinte:
- As estacas são cravadas ao longo do contorno desenhado - a distância recomendada entre elas é de 20 a 30 cm;
- Uma corda é esticada entre todas as estacas sem ceder - isso serve para visualizar o formato da tigela.
Durante a obra, o construtor garante que as estacas não caiam. Caso contrário, o trabalho terá que ser interrompido.
poço
Antes de começar a escavação, escolha um local para armazenar a terra e as pedras retiradas. Não as jogue fora, pois serão necessárias posteriormente na construção da cascata. Assim que atingir a profundidade desejada, cubra o fundo com areia até uma espessura de 12 cm. Em seguida, compacte cuidadosamente o solo. O próximo passo é criar uma inclinação para a água escorrer. A terra previamente escavada será utilizada para isso.
Durante a construção, a vala será parcialmente preenchida com terra. A umidificação e compactação regulares do solo ajudarão a evitar isso. Um erro comum é esquecer de deixar espaço para a mangueira que conecta a bomba à cascata durante a escavação.
As dicas a seguir ajudarão você a evitar esse tipo de problema:
- concluir os trabalhos de escavação;
- Faça um sulco - ele corre ao longo de uma das paredes do tanque de armazenamento.
Após a conclusão de todo o trabalho, as paredes são umedecidas e compactadas novamente.
Impermeabilização e a base da cachoeira
A impermeabilização é realizada com uma película de polietileno. Quanto mais espessa a película, melhor. Um geotêxtil impermeável também pode ser utilizado. Frequentemente, a escavação é maior que a largura máxima da película. Nesses casos, o material impermeabilizante é aplicado com sobreposição. A sobreposição mínima é de 50 cm ou mais. Após a aplicação da película, certifique-se de que o material cubra as paredes e a linha de costa.
Não se preocupe com a aparência da película ou do tecido, que podem prejudicar a paisagem. Todos os detalhes podem ser facilmente disfarçados com elementos decorativos. Uma camada de cascalho fino, com 5 a 10 cm de espessura, é colocada sobre a película. O objetivo dessa camada de amortecimento é evitar que a cascata desabe em caso de movimentação do solo. Após a compactação da camada de cascalho, ela é coberta com uma tela de reforço de fibra de vidro. O tamanho recomendado da tela é de até 4 cm. A etapa final é a concretagem da base, que deve secar por pelo menos 4 dias.
As paredes da tigela
Para fixar a tela e instalar a fôrma flexível, você precisará de fixadores plásticos. Esses itens podem ser encontrados em qualquer loja de materiais de construção. O próximo passo é despejar o concreto na fôrma. Como antes, ele deve secar por pelo menos quatro dias. Em seguida, remova a fôrma com cuidado. É comum que as paredes pareçam irregulares após a remoção da fôrma. Não se preocupe. A falta de simetria apenas contribui para o aspecto natural da cascata.
Instalação da bomba
Para calcular corretamente a potência da unidade, vários parâmetros são levados em consideração. Entre eles, o volume, a altura da cascata e o volume da bacia utilizada. Os minimalistas ficarão perfeitamente satisfeitos com uma bomba cuja potência não ultrapasse 70 W. A seguinte fórmula ajudará a evitar erros: K x L x 24 x 60:100.
O significado das variáveis é o seguinte:
- K é o coeficiente de velocidade do fluxo. Para um fluxo lento, o valor é definido como 5, para um fluxo moderado, 10 e para um fluxo rápido, 15.
- Ш – largura da cachoeira, medida em metros.
Ao escolher a vazão de água, é melhor optar por um valor médio. Caso contrário, o risco de desgaste rápido do equipamento aumenta drasticamente. Outra consideração importante é a necessidade de levar em conta as perdas por atrito.
| Vazão necessária (l/min) | Diâmetro da mangueira utilizada (mm/polegadas) | Perda de pressão (m.c.a./m. mangueira) |
| 30-50 | 20 mm – ¾´ | 0,12-0,35 |
| 50-75-100 | 25 mm - 1 polegada | 0,08-0,19-0,34 |
| 150 | 32 mm - 1 ¼´ | 0,21 |
| 150-200-250 | 40 mm – 1 ½ polegada | 0,07-0,12-0,15 |
| 300-350-400-450 | 50 mm - 2 polegadas | 0,08-0,10-0,14-0,17 |
Os dados apresentados demonstram uma relação direta entre o diâmetro da mangueira e a eficiência da bomba. Na fase de projeto, deve-se determinar a vazão de água desejada e, consequentemente, a vazão planejada. Por exemplo, considerando uma faixa de 100 a 150 l/min, para uma cascata desse tipo, é necessária uma mangueira com diâmetro de 40 mm (1 1/2 polegadas). Mangueiras com diâmetro inferior a esse não são recomendadas.
Outro detalhe importante na escolha de equipamentos de bombeamento está relacionado à escolha correta do tipo:
- As unidades submersíveis são instaladas no fundo. De acordo com as normas de segurança, essas unidades são permitidas apenas em cachoeiras que tenham fins puramente estéticos.
- Os aquecedores de água de superfície são instalados perto da cachoeira e conectados a ela por meio de uma mangueira resistente ao desgaste.
Neste último caso, é necessário decorar a mangueira utilizada na fase de lançamento do concreto.
Qualquer tipo de bomba utilizada requer uma fonte de alimentação constante de 220V. Durante a fase de projeto, certifique-se de que o comprimento do cabo seja suficiente. Caso contrário, uma extensão à prova d'água será útil.
Decore e ilumine uma cascata você mesmo
Ao escolher os elementos decorativos e a iluminação, leve em consideração o estilo da cascata desejada. O leito do rio é revestido com pequenas pedras e as margens do lago com rochas maiores. Se houver pedras decorativas naturais disponíveis, elas também podem ser usadas para decorar o leito do rio. Arenito é frequentemente usado para revestir as margens. Esse material é essencial para emoldurar a cascata. Caso contrário, os respingos atingirão constantemente os objetos ao redor.
Um ou dois bancos, ou um gazebo, são instalados perto da cascata. Isso depende do tamanho do terreno. A iluminação também deve receber atenção especial, complementando sempre o estilo geral do jardim. Uma das opções mais comuns são as pedras luminosas feitas de material impermeabilizante, usadas para iluminar a cascata. Um novo tipo de iluminação surgiu nos últimos anos, que lembra visualmente lírios-d'água. As lanternas flutuam na água, balançando suavemente conforme a bomba se move.
Que plantas devo plantar para um lago com cascata?
A ênfase é dada a diversas variedades que se distinguem por uma maior resistência à exposição prolongada a fatores externos negativos.
Nomeadamente:
- cálamo-aromático;
- Ligulária;
- diferentes variedades de samambaia.
Se uma grande cascata for construída na propriedade, os nenúfares são uma escolha melhor. Ao escolher a vegetação, é importante ter em mente o equilíbrio. É melhor deixar um espaço vazio do que preenchê-lo com plantas. Os paisagistas recomendam plantar nenúfares e as espécies mencionadas anteriormente na base da cascata. Eles conferem à bacia um aspecto mais natural e purificam a água.
É possível plantar rosas perto de uma cachoeira. Independentemente do tipo de plantio escolhido, lembre-se desta regra importante: se a cachoeira for claramente visível apenas de um lado, as plantas devem ser cultivadas no lado oposto.
Conclusão
Uma cascata grande, porém não excessivamente artificial, se tornará o ponto focal visual do jardim. Seu tamanho é escolhido com base no espaço disponível e nas preferências do jardineiro. Um projeto detalhado, levando em consideração todos os parâmetros técnicos, ajudará a reduzir a probabilidade de erros. Ele precisa ser impecável, caso contrário será impossível selecionar uma bomba de alta eficiência. Após a conclusão da construção, o sistema de iluminação é instalado, as plantas são plantadas e os elementos decorativos são colocados.
