A Schlumbergera (Zygocactus) é uma espécie de cacto nativa do clima tropical do Brasil. Os membros do gênero são epífitos, crescendo em galhos de árvores em florestas. A planta é frequentemente chamada de cacto-de-natal ou cacto-dezembrista, pois floresce por volta do Natal. A Schlumbergera é cultivada como planta trepadeira. Seus caules verdes e flores vibrantes a tornam um complemento deslumbrante para vasos suspensos.
O tipo mais comum de Schlumbergera entre os cultivadores de flores é aquele conhecido por todos. Dezembro, porque se preocupa com ele.É bastante fácil de cultivar em casa, e a planta encanta seus donos com flores vibrantes todos os anos, mesmo com cuidados mínimos.
Características da Schlumbergera
A planta não se parece muito com um cacto — não tem espinhos —, mas, botanicamente, o Zygocactus é um cacto. Ele prospera na sombra das florestas tropicais, por isso não precisa armazenar água.
O cacto-de-natal é um pequeno arbusto com múltiplos ramos. Os brotos verdes são achatados e serrilhados nas bordas. Nas extremidades dos ramos articulados, surgem no início do inverno flores tubulares alongadas, que variam em cores como branco, vermelho ou rosa, com um aglomerado de longos estames.
Schlumbergera e Decembrist – existe alguma diferença entre eles?
Em nosso país, duas variedades de Zygocactus são mais comuns em apartamentos: Schlumbergera truncatina e Buckley. A Buckley é a variedade conhecida como "Dezembrista", pois floresce tipicamente em dezembro. Os caules da planta são formados por segmentos alongados com protuberâncias arredondadas. Botões lilás-rosados emergem de hastes pendentes de até 60 cm de comprimento.

Além da variedade 'Decembrist Buckley', a 'Truncate Schlumbergera' é frequentemente vista em parapeitos de janelas. Ela se distingue pelas bordas serrilhadas ao longo dos segmentos e por suas flores longas e ligeiramente inclinadas. Graças ao melhoramento genético seletivo, uma grande variedade de tonalidades de pétalas está disponível atualmente: roxa, rosa, branca e lilás. O arbusto geralmente cresce até uma altura de no máximo 40 cm. Os caules são verde-claros, às vezes com um tom avermelhado.

Outras espécies
O Zygocactus russeliana, também cultivado em ambientes internos, possui caules ramificados e pendentes que podem atingir até 1,2 m de comprimento. Os segmentos apresentam uma nervura central proeminente. As bordas dos segmentos são onduladas e sem espinhos. Durante a floração, a planta produz flores rosas, roxas ou cor de vinho.

Existem muitas variedades híbridas de zigocactus, entre as quais os jardineiros destacam as mais interessantes:
- A variedade Christmas Fantasy apresenta um belo formato arbustivo e flores cor salmão. Esta variedade híbrida é muito popular;

Fantasia de Natal - A variedade White Christmas possui flores brancas e um período de floração mais longo do que outras variedades.

Natal Branco
Manutenção e cuidados com a Schlumbergera em casa
Para manter um cacto-zigoto, é necessário criar as seguintes condições: manter a umidade e a iluminação adequadas, além de seguir rigorosamente as regras de cuidado durante o período de dormência.
Você também pode se interessar por:Luz e temperatura
Jardineiros iniciantes costumam presumir que, se uma planta pertence à família Cactaceae, ela precisa de sol pleno. Isso não se aplica ao cacto-de-dezembrista e outras espécies, pois, em seu habitat natural, elas prosperam na sombra das florestas tropicais. É importante escolher um local permanente para o vaso, já que o cacto é sensível a mudanças de luminosidade (podendo perder flores e botões).

Se isso não for possível no seu apartamento, coloque a planta em uma janela voltada para o leste ou para o sul, mas certifique-se de que haja alguma sombra. Durante o outono e o inverno, a diminuição da luz solar favorece a formação de botões florais, portanto, iluminação adicional é desnecessária.
A temperatura ambiente em que a planta se encontra deve ser constante, sem flutuações bruscas. O ideal é que fique entre 18 e 20 °C. Com a chegada do clima mais quente, é aconselhável transferir o vaso para uma varanda ou terraço, mas a temperatura nesse local não deve cair abaixo de 13 °C.
Rega e umidade do ar
A Schlumbergera cresce em florestas tropicais, portanto, deve ser mantida em condições semelhantes às de cultivo em ambientes internos. Como a planta é epífita, a umidade não permanece nas raízes por muito tempo, então ela deve ser regada com frequência, mas com moderação. Assim que a floração começar, a rega deve ser aumentada. Durante esse período, é importante monitorar a umidade do solo, pois o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes.
Essa planta, que adora umidade, responde bem à pulverização regular com água morna e decantada. O ideal é pulverizar durante todo o ano, principalmente na época de aquecimento. Durante a formação dos botões, aumente a distância entre a planta e o borrifador para evitar que as gotas de água causem o apodrecimento dos botões delicados.
cobertura
Durante o verão, a Schlumbergera é adubada com fertilizante para cactos que contenha nitrogênio ou com um fertilizante de uso geral. A adubação deve ser feita no máximo duas vezes por mês. Durante a floração, o cacto-de-natal pode ser adubado com fertilizante para plantas floríferas.

As cascas de ovos podem ser usadas como fertilizante:
- As conchas cruas são bem lavadas;
- Encha com água limpa;
- Insistir por 24 horas.
A infusão preparada pode ser usada para regar a planta. Antes da formação dos botões, recomenda-se regar a planta com chá preparado à temperatura ambiente em vez de água comum. Após essa rega, o cacto-de-natal não só florescerá, como também formará muitos mais botões florais.
Aparar
Após a floração, a Schlumbergera pode ser podada para criar uma bela copa. O ideal é fazer isso manualmente, em vez de usar um objeto cortante, removendo os segmentos que cresceram demais.

Em floriculturas, às vezes é possível encontrar uma Schlumbergera de porte incomum, criada por enxertia. Esse processo consiste em pegar uma Peyreschia (também da família dos cactos), cortar a parte superior e inserir uma pequena estaca de Decembrist no caule restante. Após todas essas etapas, o enxerto é fixado com um fio, que é removido depois que o enxerto se consolidar.
Período de repouso
A partir de agosto, a planta começa gradualmente a entrar em fase de dormência, por isso os cuidados devem ser ligeiramente ajustados, pois é nesse período que ela ganha força para formar os botões florais. Reduza a temperatura ambiente para 13-15°C, diminua a frequência de rega e evite fertilizar. Recomenda-se o uso de chá preparado na planta como solução de rega.

Em outubro, você deve dar mais atenção à planta, pois a abundância e a duração da floração dependem dos cuidados prestados neste mês. A rega deve ser moderada, assim como a iluminação. Durante esse período, o ambiente deve ser ventilado com mais frequência. No final do mês, recomenda-se adubar a planta com um fertilizante específico para plantas floríferas, que promove uma floração mais duradoura.
Você também pode se interessar por:Como propagar e transplantar uma flor em casa
A Schlumbergera se propaga facilmente por estacas. As estacas devem ser retiradas manualmente, beliscando alguns segmentos nas extremidades dos brotos.

A parte separada é deixada secar ligeiramente por um dia, após o que é plantada em solo para enraizar. Para evitar que os segmentos apodreçam, a estaca não é enterrada profundamente no solo. Ela é colocada na vertical, apoiada por palitos de dente ou encostada na lateral do recipiente.

Para o replantio, selecione uma mistura de solo nutritiva e solta com pH entre 5,5 e 6,5. Os zigocactos crescem bem em solo turfoso com a adição de areia, casca de árvore ou pequenas pedras. O cacto-de-natal cresce melhor na seguinte mistura de solo:
- solo foliar - 1 parte;
- solo para gramado - 1 parte;
- carvão e areia - 0,5 partes de cada.

As Schlumbergeras jovens devem ser replantadas após o término da floração. A frequência recomendada é de uma vez a cada 1-2 anos. Uma planta adulta precisa ser replantada a cada 3-4 anos. O vaso deve ser escolhido com apenas alguns centímetros a mais de diâmetro do que o anterior. O recipiente deve ser largo, mas não profundo, pois as raízes da planta crescem próximas à superfície. O procedimento de replantio é o seguinte:
- Uma camada de drenagem e um pouco de mistura de terra são colocadas no fundo do novo vaso.
- A planta Schlumbergera é cuidadosamente retirada do vaso antigo e a terra restante é removida com cuidado, sacudindo-se-a para retirar o excesso.
- A planta é transferida para o centro do novo vaso.
- Segurando o arbusto com a mão esquerda, adicione terra fresca ao vaso com a mão direita.

O processo de transplante - Não é necessário compactar o solo, pois após a rega ele se acomodará, e então você poderá adicionar terra até o nível desejado.
A primeira rega deve ser feita somente após três dias. A água deve estar morna e aspergida.
Doenças e pragas do Dezembrista e seu controle
A Schlumbergera possui um sistema imunológico forte, portanto, com os cuidados adequados, raramente adoece. A planta pode ser suscetível a infecções fúngicas, como a requeima e a fusariose. As plantas afetadas começam a perder os caules, que adquirem uma tonalidade verde pálida. O controle da infecção envolve pulverizar as partes aéreas com Skor ou Topaz e adicionar uma solução de Maxim à água.

Se aparecerem pequenos caroços brancos na flor, ela está infestada por cochonilhas. Para combater a praga, use um inseticida (como o Aktara). Ácaros também podem infestar a superfície da Schlumbergera. As plantas afetadas desenvolvem uma camada ferruginosa e apresentam aspecto doentio. Produtos específicos como Fitoverm, Neoron e Actellic podem ajudar a eliminar os ácaros.
A alta umidade pode causar danos à planta, principalmente a cochonilhas — pequenos insetos de até 5 mm de tamanho. Essas pragas podem literalmente sugar a vida da Decembrist, por isso devem ser removidas imediatamente. Os insetos podem ser coletados com um algodão embebido em álcool ou uma solução de malationa. Como medida preventiva, a folhagem pode ser tratada com um inseticida.
Perguntas frequentes sobre cultivo
A Schlumbergera é uma planta de interior relativamente fácil de cultivar. Mesmo iniciantes que estão aprendendo o básico de jardinagem são encorajados a cultivá-la. Com cuidados mínimos, porém adequados, a flor certamente encantará seu dono com flores abundantes e vibrantes durante as festas de Natal.






