Milho azul: características da variedade e propriedades benéficas

Milho

O milho azul, às vezes roxo, ou milho Hopi, é uma variedade de grão. A cultura recebe seu nome da tribo indígena que desenvolveu essa variedade. O México é considerado o berço do milho, e a diversidade genética desse grão é particularmente grande lá. Ele pode ser não apenas azul, mas também cinza escuro ou azul marinho. É usado como corante alimentar e de bebidas, especialmente na produção de chicha morada (uma bebida tradicional peruana).

Propriedades benéficas

A cor azul da plantação provém dos altos níveis de antocianinas, que conferem à planta poderosas propriedades antioxidantes. As antocianinas são um grupo de pigmentos vegetais que dão coloração às plantas, variando do rosa ao azul escuro ou roxo. O milho azul difere do milho comum não apenas na cor, mas também no seu teor de proteína 20% maior.

Observe!
As principais variedades deste cereal apresentam as seguintes cores: azul padrão, azul intenso e azul-acinzentado.

Apesar da abundância de variedades, as pessoas cultivam apenas algumas para consumo próprio. O milho Hopi é uma variedade que amadurece em 100 a 120 dias e atinge um comprimento de cerca de dois metros. Os grãos são doces e têm sabor de noz.

Teor de antocianinas

Este é um pigmento solúvel em água. Essa substância é muito benéfica para os seres humanos. O milho azul fornece ao corpo uma grande quantidade de antocianina. Possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, além de ajudar a retardar o processo de envelhecimento da pele. Tem um efeito positivo nos vasos sanguíneos e retarda a progressão de doenças vasculares. O grão contém mais antioxidantes do que, por exemplo, os mirtilos, portanto, este produto pode ser considerado uma escolha saudável.

Polifenóis na composição

Os polifenóis são poderosos antioxidantes encontrados em grandes quantidades em vegetais (grãos e outros tipos). Eles podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Os antioxidantes previnem a formação de placas ateroscleróticas nas artérias, ajudam a baixar a pressão arterial e protegem contra a formação de coágulos sanguíneos.

Previne o desenvolvimento do câncer.

Os cientistas sabem que certos alimentos contêm compostos que podem proteger contra alguns tipos de câncer. Cientistas japoneses descobriram que um pigmento encontrado no milho pode prevenir o desenvolvimento de câncer de cólon. O câncer de cólon é um dos tipos de câncer mais letais. No entanto, o mecanismo pelo qual esses oligoelementos atuam ainda não foi completamente elucidado.

Luteína na composição

O corpo humano não consegue sintetizar luteína, portanto, sua ingestão está diretamente relacionada à dieta. A luteína é essencial para a saúde ocular: ela pode reduzir a perda da capacidade de distinguir cores, proporcionando uma visão mais nítida e a capacidade de distinguir detalhes. Incluir milho azul na sua dieta pode reduzir o risco de catarata e degeneração macular, uma das principais causas de cegueira.

Outras vitaminas

O milho azul contém três vezes mais proteína, seis vezes mais cálcio, quatro vezes mais zinco e seis vezes mais ferro do que o milho amarelo. Devido ao seu alto teor de vitaminas, especialmente ferro, é recomendado para crianças e mulheres grávidas.

Observação!
O ferro é um microelemento muito importante para o organismo, participando do fornecimento de oxigênio aos tecidos, órgãos e sistemas.

O metabolismo exige muito desses elementos.

Produto puro

Os grãos de milho azul estão contaminados com micotoxinas em níveis várias vezes inferiores aos limites permitidos. As micotoxinas são substâncias tóxicas naturais produzidas por certos tipos de fungos. Elas parasitam grãos e outras culturas. Como os níveis de contaminação são várias vezes inferiores aos limites permitidos, o milho pode ser considerado um produto especialmente limpo. Ele é praticamente livre de contaminação ambiental. Portanto, pode ser incluído em dietas que promovem a saúde.

Este tipo de grão alimenta a humanidade há muito tempo, mas só agora, através da pesquisa científica, as variedades mais valiosas foram identificadas. O milho Hopi é extremamente saudável e deve estar presente nas mesas não só pela sua aparência incomum, mas também pelas suas vitaminas e benefícios para a saúde.

Milho azul: características da variedade e propriedades benéficas
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates