Compota de ameixa e uva, uma receita sem esterilização.
Durante os meses mais frios, todos ansiamos pelos dias quentes do verão. É em momentos como esses que você pode pegar um pote de compota deliciosa e aromática, feita com ameixas e uvas suculentas, na despensa e se deliciar. Esta receita, com fotos, vai te ajudar a prepará-la perfeitamente.
A bebida tem um sabor agradável, é refrescante e mata a sede de forma excelente. Além disso, ao contrário dos sucos e bebidas açucaradas comprados em lojas, você pode ter 100% de certeza de sua naturalidade e segurança.
Ao preparar a compota de uva e ameixa seguindo esta receita, você nem precisa esterilizar o recipiente, pois vamos deixar as frutas em infusão em água fervente por 15 minutos antes de fechar. Até mesmo o cozinheiro mais inexperiente consegue fazer esta compota.
Ingredientes (calculados para um frasco de compota de três litros):
- ameixas maduras – 8 a 10 unidades,
- uvas (azuis) – 300 g,
- Água potável – 2500 ml.
- açúcar granulado – 250 g.
Como fazer compota de ameixa e uva
Você pode usar qualquer variedade de ameixas e uvas. O importante é que elas não se desmanchem em contato com a água fervente. Uvas azuis darão uma linda cor à compota. Lave as frutas e coloque-as em um pote limpo e seco de 3 litros. Você pode usar um pote menor, mas lembre-se de que a compota será consumida rapidamente. Você pode adicionar as uvas com os talos.
Ferva a quantidade necessária de água e despeje-a no frasco. Com cuidado, despeje-a diretamente no centro das ameixas e uvas para evitar que o vidro rache.
Deixe repousar por quinze minutos e depois volte a colocar a água na panela. Agora prepare o recheio doce: adicione 250 gramas de açúcar à água e leve ao fogo até ferver.
Despeje a calda sobre as frutas até a borda e feche com tampas previamente aquecidas a vapor.
Deixamos a compota esfriar de cabeça para baixo e depois a guardamos em uma despensa ou adega.
Recomenda-se consumir a compota de ameixa e uva gelada.
