Formas de proteger morangos durante o inverno
Os morangos são talvez a fruta vermelha mais popular entre os jardineiros. Eles nos encantam desde o início, com algumas variedades amadurecendo já no final de maio. Possuem um sabor excelente e um aroma maravilhoso. Por isso, são utilizados em diversas preparações culinárias, conservas e congelados. A colheita do ano seguinte depende muito do sucesso na hibernação. Portanto, ao final da temporada de jardinagem, jardineiros de todo o país começam a pensar em como proteger seus morangos durante o inverno.
Características do inverno dos morangos
A maioria das variedades de frutos silvestres sobrevive bem ao inverno, desde que haja neve. Se houver uma camada de neve (pelo menos 30 cm), em climas relativamente moderados, não há perigo.
[sc name="info-dashed" text="Os maiores perigos para os morangos cultivados em jardins são os ventos secos e frios e a falta de cobertura de neve. Eles também temem o degelo, que se alterna com geadas severas. Geadas abaixo de oito graus Celsius são consideradas críticas para os morangos."]
O clima tem estado instável nos últimos anos, frequentemente trazendo todo tipo de surpresas. Portanto, cada jardineiro deve decidir por si se deve ou não cobrir seus morangos durante o inverno. Além disso, muito depende da região e da localização específica.
Variedades resistentes à geada prosperam na Sibéria, nos Montes Urais e no Norte. Em fóruns, por exemplo, siberianos se gabam de cultivar morangos sem cobri-los e de sempre obter uma boa colheita. No entanto, é importante lembrar que os invernos nessa região são rigorosos, com neve.
Além disso, as medidas tomadas antes de cobrir as plantas são uma preparação para a colheita que se aproxima. Muito depende da variedade de morango. Para garantir um bom desenvolvimento e sobrevivência durante o inverno, o ideal é escolher variedades bem adaptadas à sua região.
Isolar os canteiros de morangos durante o inverno não só os protegerá das intempéries, como também os preparará para uma transição tranquila para a primavera, criando as bases para uma colheita melhor.
Preparação para isolamento
No final do verão, os morangueiros renovam suas folhas pela terceira vez na temporada. Durante esse período, a planta acumula os nutrientes necessários para a frutificação. Formam-se as hastes florais. Portanto, é importante ajudar a planta a acumular energia para o inverno.
As variedades comuns de morango começam a se preparar para o inverno mais cedo, enquanto as variedades de produção contínua começam mais tarde. Na zona temperada, as principais atividades de preparação ocorrem no final de agosto e em setembro.
Importante! Não cubra os morangos durante esse período, pois eles podem apodrecer.
Desbaste e renovação
Uma dúvida frequente, especialmente entre os novos cultivadores de morango, é se as folhas dos morangueiros precisam ser removidas no inverno. Não, isso não é necessário. A folhagem fornecerá cobertura adicional sob a neve durante o inverno. No entanto, é necessário remover quaisquer estolões, folhas amareladas ou folhas doentes.
É importante notar que os morangos são divididos em tipos: de dias longos, de dias curtos, de dias neutros e de produção contínua.
A preparação para o inverno dos morangos de dia longo começa no final do verão, e para os morangos de dia neutro, no final de setembro. É nessa época que as folhas crescem pela terceira vez e os botões frutíferos e vegetativos (de onde crescem os estolões) já se formaram.
Renovação e divisão de um arbusto de três anos.
Normalmente, o arbusto cresce vigorosamente no terceiro ano, após o qual a produção diminui. Portanto, esses arbustos são renovados e replantados no outono. Para isso, o arbusto antigo é desenterrado. Numerosos brotos laterais com pequenas raízes se formam ao redor do arbusto principal.
A planta-mãe é cuidadosamente dividida, tentando preservar o máximo possível de brotos jovens. As raízes da planta-mãe são aparadas com tesouras de poda. Isso produz mudas para os novos canteiros.
Capina e afrouxamento do solo
Após remover os estolões e as folhas indesejadas, estes são recolhidos e queimados. Todas as ervas daninhas são arrancadas. Os arbustos são amontoados. Isso deve ser feito com extremo cuidado para evitar danos às raízes. Alguns dias antes, você pode regar o canteiro abundantemente.
Processamento e fertilização
Juntamente com a amontoa, aplique fertilizante fosfatado e potássico (20 gramas por metro quadrado). Para isso, a amontoa deve ser feita em duas etapas. Após a primeira aplicação, espalhe o fertilizante e, na segunda, misture-o ao solo. Os grânulos do fertilizante se dissolverão gradualmente, proporcionando um bom impulso na primavera. Ao mesmo tempo, fornecerão nutrição adicional e darão suporte à planta durante o inverno.
Alguns jardineiros usam cinzas como fertilizante. Dissolva duas xícaras de cinzas em um balde de água e deixe em infusão por algumas horas. Adicione 0,5 litro por arbusto. Fertilizantes nitrogenados não são recomendados, ou devem ser usados em quantidades muito limitadas, pois podem estimular o desenvolvimento e o crescimento, e precisamos que a estação de crescimento termine.
Vídeo passo a passo:
Morangos isolantes para o inverno
Depois de preparar os canteiros para o inverno, não se apresse em cobri-los. Isso deve ser feito após as primeiras geadas terem passado e o solo ter congelado alguns centímetros de profundidade. Cobri-los muito cedo pode, na verdade, prejudicar a planta. Por exemplo, as variedades de frutificação contínua produzem frutos quase até a primeira geada.
Na zona intermediária
Segundo jardineiros e cientistas, os morangos sobrevivem bem ao inverno em climas temperados, desde que haja uma cobertura de neve estável. Portanto, nessas latitudes, uma cobertura leve é suficiente. Assim que o solo congelar ligeiramente, os canteiros são cobertos com materiais naturais. Galhos de videira podados, ramos de framboesa e ramos de abeto são adequados para esse fim. Hastes de milho cortadas podem ser colocadas entre as fileiras para proporcionar retenção adicional de neve.
Outro método é a cobertura morta profunda. Utilizam-se folhas secas, serragem, turfa e composto decomposto. Os botões frutíferos e vegetativos formam-se num pequeno colo da raiz. Esta é a área que deve ser mantida o mais isolada possível. No segundo ou terceiro ano, as raízes da planta crescem ligeiramente e emergem à superfície; estas também precisam de ser cobertas. Não é recomendável o uso de folhagem de árvores de fruto, pois pode introduzir doenças nos morangos. Podem ser utilizadas folhas de nogueira e castanheiro, bem como agulhas de pinheiro.
Serragem
Você também pode cobrir os morangos com serragem durante o inverno — este é um método popular entre os jardineiros. O ideal é usar uma combinação de serragem e folhas secas, adicionando um pouco de húmus e turfa. Isso cobrirá os caules, garantirá a drenagem e reterá a umidade. Na primavera, o fertilizante se dissolverá e nutrirá a planta, enquanto a serragem impedirá o crescimento de ervas daninhas.
Para latitudes setentrionais, outros métodos são adequados.

Na região de Leningrado
Uma característica particular do cultivo de morangos em estufas na região de Leningrado é a proximidade do lençol freático à superfície em muitas áreas, situação que se agrava na primavera. Portanto, é preferível criar canteiros elevados para o cultivo de morangos. Além disso, esses canteiros retêm melhor os fertilizantes e são mais fáceis de isolar termicamente.
A primeira metade do inverno é caracterizada por frequentes flutuações de temperatura, alternando entre congelamento e degelo. Portanto, a cobertura de neve pode ser instável. O melhor método de isolamento para essas latitudes é o uso de materiais de cobertura não tecidos sobre uma estrutura.
Mas muitos usam uma combinação de cobertura morta e galhos de pinheiro. Eles aplicam a cobertura morta com a mesma mistura descrita acima. Quando o solo congela ligeiramente, eles cobrem o canteiro com galhos de pinheiro.
Em vez de serragem, turfa e húmus, você pode usar agulhas de pinheiro e depois cobri-las com ramos de abeto.
Na Transbaikália
Esta região caracteriza-se por invernos longos, com ventos frios e pouca neve. As temperaturas variam entre -15 e -37 graus Celsius. Estas condições são desfavoráveis para o cultivo de morangos durante o inverno.
Portanto, o melhor isolamento é uma cobertura que permita a secagem ao ar, utilizando agrotêxteis. No entanto, por precaução, muitos jardineiros desenterram os morangos, armazenam-nos na cave e plantam-nos na primavera.
Na Sibéria
Diferentemente da Transbaicália, os invernos no restante da Sibéria são rigorosos, com temperaturas que chegam a -45 graus Celsius. Portanto, mesmo sob uma espessa camada de neve, os morangos na Sibéria podem congelar e morrer. Mesmo que os arbustos se recuperem na primavera, a colheita será menor, com frutos mais pequenos.
A cobertura com agulhas de pinheiro e ramos de abeto é uma prática comum nesta região. No entanto, desde o surgimento de materiais isolantes não tecidos, muitos jardineiros têm utilizado abrigos de secagem ao ar com estrutura de madeira. Como a neve pode atingir uma profundidade de até 2 metros, a estrutura é reforçada, por exemplo, com tábuas de madeira.
Material de cobertura
Segundo especialistas e jardineiros, o método mais confiável para proteger os morangos durante o inverno é o isolamento a ar livre com materiais não tecidos. Ao contrário do filme plástico, os materiais não tecidos possuem microporos que permitem a passagem do ar.
Isso permite que a planta respire, reduzindo o risco de apodrecimento. Por outro lado, retém bem o calor. Dependendo das condições climáticas, pode-se utilizar agrofibra de diferentes densidades, cobrindo o morangueiro em várias camadas. Após esse tipo de hibernação, a produção de morangos aumenta, pois eles sofrem menos estresse, hibernando em condições confortáveis.
Sequência de capa:
- Realizar os trabalhos preparatórios descritos acima;
- Cubra o canteiro com cobertura morta;
- Instala-se uma estrutura para esticar material não tecido: arcos, escudos, malha metálica para construção, etc.
- Quando o solo congelar a uma profundidade de alguns centímetros, ou seja, quando as primeiras geadas leves tiverem passado, cubra com agrofibra.
Dependendo das condições climáticas, o tipo de estrutura e a densidade ideais do material não tecido são selecionados experimentalmente, preferencialmente não inferiores a 50 g por metro quadrado.
Existem muitas maneiras de proteger os morangos durante o inverno, e cada um escolhe a que for mais adequada para a sua região.
