Com a chegada do outono, as temperaturas caem, tornando desconfortável uma estadia fora da cidade ou na sua querida dacha. 30% do calor se perde pela circulação de ar através das paredes. Se a sua dacha for construída em madeira, a melhor opção para uso durante todo o ano é o isolamento externo das estruturas que a envolvem: paredes, telhado e empenas. O acabamento da fachada com isolamento térmico deve ser feito antes da chegada do frio.
Propósito
O isolamento protege um edifício da perda indesejada de calor durante períodos frios. Seu objetivo é reduzir a perda de calor e manter uma temperatura interna constante, apesar das flutuações da temperatura externa. O isolamento reduz os custos de aquecimento, gerando economia nos sistemas de aquecimento. Quanto menor o tempo de funcionamento de uma caldeira a gás ou elétrica ou de um fogão a lenha, menor a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. Isso ajuda a prevenir o efeito estufa.
Você também pode se interessar por:Requisitos
Para obter uma camada isolante de alta qualidade, o material isolante deve atender aos requisitos.
- Durabilidade.
- Força.
- Resistência a altas temperaturas e exposição à luz solar.
- Fácil de instalar.
- Resistência ao fogo.
- Resistência a insetos e roedores.
Tipos
Os seguintes materiais de isolamento térmico são utilizados para proteger a dacha:
- placas de espuma de poliestireno (espuma plástica);
- lã mineral;
- espuma de poliuretano;
- lã ecológica.
Você também pode se interessar por:Isopor
Possui estrutura celular, oferece alto isolamento térmico, é leve e repele a água. Serve como base para argamassas de gesso utilizadas no acabamento de fachadas. É resistente a ambientes agressivos e fácil de instalar. O poliestireno expandido impede o crescimento de mofo e microrganismos. Sua vida útil pode chegar a 50 anos.
Lã mineral
Possui uma estrutura fibrosa. As fibras são altamente resistentes a produtos químicos e suportam temperaturas de até 500 graus Celsius. A estrutura do material promove a troca de ar e água, prevenindo a condensação e a formação de mofo. Também atua como isolante acústico, repele roedores e é leve. Ao escolher este tipo de isolamento, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual adicionais para a instalação: luvas, óculos de proteção e respirador. Estes protegerão o instalador da poeira higroscópica.
PPU
Uma mistura líquida de polímeros que representa um tipo avançado de isolamento. Uma máquina especial aplica-a à superfície sob pressão. Ela endurece gradualmente, formando uma superfície celular, permitindo o isolamento em áreas de difícil acesso e sendo fácil de aplicar. É adequada para todos os tipos de revestimentos exteriores de edifícios: tijolo, madeira, concreto e metal. Retém bem o calor, não absorve água e é resistente a variações de temperatura.
Ecowool
É composto por 80% de fibras de celulose e é feito a partir de resíduos da indústria de papel. 20% contém antissépticos e retardantes de chamas. A aplicação pode ser feita a seco ou úmido. O Ecowool preenche todos os espaços vazios, é ecologicamente seguro, resistente ao fogo e a fungos, bactérias e insetos. Possui longa vida útil e preço acessível. As desvantagens incluem alta higroscopicidade e aplicação trabalhosa.
Você também pode se interessar por:Tecnologia de instalação
Você mesmo pode isolar o exterior da sua dacha. Etapas de instalação:
- Tratamento com soluções antissépticas para prevenir a destruição do material da parede;
- fixação da camada de barreira de vapor;
- Instalação de uma estrutura feita de tábuas com espaçamento igual à largura das placas de isolamento;
- instalação de isolamento;
- Revestir a fachada com material de acabamento em forma de ripas ou chapa perfilada.
Isolando as paredes externas, você pode reter o calor em sua casa de campo. O tipo de isolamento escolhido depende do tipo de material da parede. A instalação pode ser feita por você mesmo ou por profissionais qualificados.
