Fundação com estacas helicoidais para uma casa: vantagens e desvantagens

Construção

 

Fundação com estacas helicoidais para uma casa

As fundações com estacas helicoidais são adequadas para estruturas permanentes e até mesmo para solos instáveis. Quando o cronograma do projeto é limitado, a construção precisa continuar mesmo em condições climáticas adversas e o orçamento é restrito, essa é a opção ideal. A tecnologia em si é bastante simples, exigindo maquinário e equipamentos mínimos. Portanto, todo o trabalho pode ser feito manualmente.

Planejamento e cálculo

O trabalho pode ser realizado em qualquer condição climática. No entanto, o critério principal para a estabilidade é a ancoragem dos parafusos em uma camada de solo estável. Portanto, antes de iniciar o trabalho, é importante encontrar os dados geográficos apropriados ou realizar testes de campo. Especialistas recomendam a realização de um teste de ancoragem com parafusos para economizar tempo.

Observação!
Primeiro, você precisa determinar o peso total da estrutura, incluindo os móveis ou equipamentos que serão adicionados posteriormente.

Em geral, o processo de construção de tal fundação consiste nas seguintes etapas:

  • desenho e marcação;
  • cravação de estacas;
  • enchimento;
  • Instalação de cabeceiras;
  • vinculativo.

É praticamente impossível instalar estacas helicoidais por conta própria; você precisará contratar um profissional. Depois, você poderá fazer a fundação calculando a quantidade de materiais necessária.

Para uma casa padrão, uma estaca com 89 a 114 milímetros de espessura, parede de 3 a 5 milímetros e lâmina de até 30 milímetros de espessura é adequada. O comprimento da estaca deve ser maior que a linha de congelamento, pelo menos 1,5 metros para climas temperados. O peso total da construção deve ser dividido pela capacidade de carga de cada estaca, mais 20% para cargas de vento e neve, e o número de estacas deve ser determinado com base nisso.

Rosquear e despejar

Para garantir uma perfuração uniforme sem equipamentos especiais, é necessário cavar primeiro os buracos. Eles devem ter de 0,5 a 0,7 metros de profundidade. Isso facilitará a entrada das lâminas no solo no ângulo desejado. Em seguida, as estacas são colocadas no lugar e giradas lentamente usando um sistema de alavancas. Isso requer apenas duas pessoas. Um terceiro trabalhador deve garantir que não haja inclinação. A perfuração é interrompida quando a profundidade estiver abaixo da linha de congelamento e um aumento significativo na força mecânica for sentido.

Todas as estacas helicoidais são medidas com um nível e alinhadas uniformemente. Em seguida, são cortadas na mesma altura, o que é necessário para a posterior amarração e concretagem da grelha. Depois, as cabeças de estaca são instaladas, caso a edificação seja de estrutura metálica, painéis ou toras. Placas do tamanho selecionado são soldadas ao corpo da estaca.

Antes de instalar o bloco de coroamento, faça a concretagem. Isso aumentará a resistência, prolongará a vida útil e protegerá o corpo da estaca dos efeitos nocivos da corrosão. Pode-se utilizar o seguinte material:

  • Mistura seca de areia e concreto M300;
  • concreto pré-misturado;
  • concreto de areia M400.

A mistura mais confiável é a M400. Ela é isenta de vazios devido à sua fração de agregado fino, cimenta sem umidade dentro do suporte e atinge sua dureza final dentro da estaca em poucos dias. A mistura é simplesmente despejada na estaca através de um funil. Não ocorrerá expansão significativa, portanto, é necessário preencher completamente o vazio antes que ela escorra. Em seguida, o excesso é removido nivelando o material para evitar protuberâncias que interfiram na soldagem dos blocos de coroamento.

Construção da grelha

Esta etapa é obrigatória. As estacas helicoidais devem ser interligadas em uma única estrutura para evitar o deslocamento de toda a fundação. A tecnologia mais complexa é o escoramento monolítico, que é impraticável para casas residenciais comuns. Grelhas de madeira ou metal são as opções mais adequadas.

Observação!
O uso de cintas monolíticas é obrigatório se o material principal for tijolo ou blocos.

Uma estrutura de madeira é ideal para construções com estrutura de madeira, painéis ou toras, que exigem a instalação de tampas quadradas e planas. A base da futura casa costuma servir como estrutura de suporte nesse caso. As vigas de madeira são fixadas diretamente às tampas com parafusos. O número ideal de pavimentos na construção finalizada é um pavimento térreo e um sótão. As toras, quando utilizadas, são unidas em meia pilha.

Para a grelha metálica, utilizam-se perfis U. Estes são colocados com a aba voltada para baixo e cortados em um ângulo de 45 graus. A fixação às tampas é feita por soldagem; pontos de solda em 4 a 5 locais são suficientes. Após a montagem de toda a área, realiza-se uma soldagem dupla.

Uma fundação de estacas e parafusos é uma solução econômica para a construção de casas de madeira do tipo "faça você mesmo". Você pode aumentar o número de andares e a carga total simplesmente ajustando o espaçamento dos pilares. A resistência final dependerá da precisão dos cálculos iniciais, da qualidade do concreto utilizado e até mesmo do tipo correto de grelha.

Fundação com estacas helicoidais para uma casa
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates