Tillandsia - cuidados em casa, tipos e replantio

Flores

Tillandsia é um gênero de plantas que compreende aproximadamente 500 espécies herbáceas diferentes, com uma grande variedade de formas e cores. Como planta selvagem, a Tillandsia é encontrada em regiões tropicais e subtropicais das Américas. No entanto, nenhum membro deste numeroso gênero se adaptou com sucesso a climas temperados. Mesmo assim, algumas espécies se tornaram bastante populares como plantas de interior. A aparência exótica e, às vezes, peculiar da planta conquistou rapidamente adeptos entre jardineiros russos.

A Tillandsia pode parecer uma planta caprichosa, bastante difícil de cuidar adequadamente em casa. No entanto, seguindo todas as recomendações básicas de cultivo, qualquer jardineiro conseguirá cultivar esta extraordinária planta tropical sem esforço.

Características da variedade e diversidade de espécies de tillandsia

Tillandsia é um gênero relativamente grande de plantas herbáceas da família Bromélias. Essa planta perene é considerada nativa das regiões tropicais e subtropicais das Américas. É nessas regiões que essa flor incomum cresce em estado selvagem.

Fornecer uma descrição botânica precisa de uma cultivar é bastante difícil, pois a maioria de seus membros praticamente não compartilha características externas semelhantes. Apenas alguns representantes deste numeroso gênero são adequados para o cultivo em vasos. Entre eles, incluem-se as seguintes espécies de Tillandsia:

  1. Atmosférica. A planta praticamente não possui sistema radicular; ela depende das escamas que cobrem seus brotos e folhas para se nutrir. As raízes subdesenvolvidas atuam como âncoras, permitindo que a tillandsia se fixe em qualquer superfície.
    Atmosférico
    Atmosférico

    As folhas finas e verde-acinzentadas da flor, que podem atingir até 1 metro de comprimento, começam a pender para baixo à medida que crescem. Esta espécie inclui diversas subespécies, sendo a mais famosa a Tillandsia usneoides, ou musgo espanhol.

  2. Tillandsia Anita. Uma variedade híbrida única, que se distingue da maioria das suas parentes pela bráctea altamente decorativa em forma de espiga. Durante a floração, pequenas flores azul-violeta, compostas por três pétalas, surgem ao longo das bordas da bráctea rosa.
    Anita
    Anita

    As flores abrem alternadamente, começando no topo da espiga. As folhas longas e estreitas, cobertas por pequenas escamas, formam uma roseta densa. As lâminas foliares verdes e curvas apresentam uma tonalidade vermelho-acastanhada na base. Acredita-se que a planta-mãe desta cultivar seja a Tillandsia azul.

  3. Tillandsia duerii. Esta variedade epífita apresenta uma bráctea decorativa de cor laranja brilhante, com formato de espiga solta. Folhas largas em forma de língua formam uma roseta densa ao redor do caule.

    Duera
    Duera

Os segredos e desafios de cuidar de diferentes variedades de tillandsia em casa.

A Tillandsia é uma planta caprichosa, que exige conhecimento e habilidades específicas para seu cultivo. Acostumada à alta umidade, essa flor tropical não se adapta bem à baixa umidade e ao ar seco de ambientes internos.

Regras gerais de cuidados

Ao escolher o local para a planta, lembre-se de que a luz solar direta é prejudicial. Ela responde bem a dias longos, desde que suas partes aéreas recebam apenas luz solar difusa. No inverno, a planta pode sofrer com a falta de luz, portanto, nessa época do ano, ela precisa de iluminação suplementar com lâmpadas fluorescentes.

A temperatura ideal para esta beleza tropical varia entre 20 e 25 °C. Não é recomendável deixar a temperatura do ambiente onde a planta está cultivada cair abaixo de 18 °C. A Tillandsia precisa de uma renovação constante do ar. No entanto, ao ventilar o ambiente, lembre-se de que a planta é sensível a correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.

A planta não prospera em baixa umidade, por isso requer pulverização foliar regular e generosa. Evite que a água entre em contato com as inflorescências. Recomenda-se o uso de água macia em temperatura ambiente para a pulverização.

De março a setembro, a pulverização deve ser feita três vezes ao dia. Nas outras estações, recomenda-se reduzir a frequência para uma vez ao dia.

Conselho!
Colocar bandejas ou recipientes com água perto das flores também ajudará a alcançar níveis ideais de umidade no ambiente.

Ao cultivar plantas epífitas, evite deixar o solo do vaso secar completamente, especialmente no verão. Embora as espécies epífitas não possam ser regadas em excesso, borrifar água regularmente em suas folhas ajudará a fornecer às flores a umidade necessária.

Como fertilizante adicional, você pode usar fertilizantes especialmente desenvolvidos para orquídeas ou bromélias, mas em baixa concentração.

Regras básicas para a aplicação de fertilizantes:

Fatores Condições
Período de contribuição Primavera-verão
Freqüência Uma vez a cada 14 dias
Caminho Aplicação foliar (pulverização das folhas com uma solução pouco concentrada).

A aplicação foliar de fertilizantes ajuda a proteger o sistema radicular da flor contra danos.

Dicas de cuidado para Tillandsia Anita

A Tillandsia Anita é uma espécie terrestre do gênero, geralmente vendida como planta de interior. Esta variedade é um híbrido e menos exigente em termos de cuidados do que outras espécies semelhantes.

Fatores Condições
Iluminação Espalhado.
Rega Rega frequente e abundante. Recomenda-se aplicar água sob a roseta da raiz da flor.
Umidade do ar 60 - 70%.
cobertura Fertilizante para orquídeas, usar metade da dose indicada nas instruções.

De resto, aplicam-se à flor as regras gerais de cuidado com as tillandsias.

Cultivo de Tillandsia Atmospherica

A Tillandsia atmospherica é uma epífita e requer cuidados mais minuciosos do que suas parentes "verdes". As espécies de Tillandsia atmosférica preferem crescer em áreas sombreadas.

Tillandsia Atmosférica
No inverno, quando o ar do ambiente está muito seco devido ao funcionamento dos aparelhos de aquecimento, a planta pode ser colocada em um terrário especial.

A flor requer borrifadas frequentes e generosas, pois obtém umidade exclusivamente do ar e não consegue absorver umidade do solo. As variedades epífitas também precisam de um banho morno pelo menos duas vezes a cada 30 dias.

A adubação suplementar é recomendada apenas durante o período de crescimento ativo e no máximo uma vez a cada quatro semanas. Para a adubação suplementar, recomenda-se o uso de um fertilizante específico para bromélias em uma concentração quatro vezes menor que a recomendada pelo fabricante.

Cuidando da Tillandsia Cyanea

A Tillandsia Cyanea, ou Tillandsia Azul, é a planta progenitora da variedade híbrida Anita, portanto, os cuidados com essas plantas são essencialmente os mesmos. No entanto, a Tillandsia Azul é significativamente menos sensível ao estresse hídrico do que a variedade híbrida. Por isso, recomenda-se regar e borrifar água nessa planta com mais frequência do que em outras variedades.

Como propagar e transplantar tillandsias em casa

O procedimento de plantio e replantio de uma planta, bem como o conhecimento de seus métodos de propagação, desempenha um papel importante no processo de cultivo de uma cultura.

Aterrissagem e transplante

A planta-mãe morre logo após a floração, portanto não há necessidade de replantá-la. O replantio geralmente é feito apenas uma vez, logo após a compra. O solo em que a planta é vendida não é adequado para cultivo posterior. Recomenda-se um vaso raso e com base larga.

Pousar
Em casos raros, pode ser necessário replantar tillandsias verdes que não floresceram em 2 a 3 anos. Nesses casos, a planta é replantada na primavera.

Um substrato para o cultivo desta flor pode ser adquirido em lojas especializadas; terra para bromélias ou orquídeas é ideal. Como alternativa, você pode preparar o seu próprio com húmus de folhas, composto orgânico, musgo, turfa, raízes de samambaia e casca de árvore, todos misturados em partes iguais.

Sequência de transplante:

  1. Regue a planta abundantemente antes de retirá-la do vaso.
  2. Coloque uma camada de drenagem no fundo do recipiente. Você pode usar carvão vegetal ou argila expandida para essa drenagem.
  3. Despeje uma camada de substrato de solo com 3 a 4 cm de largura sobre a camada de drenagem.
  4. Retire cuidadosamente a planta do vaso antigo e coloque-a em um novo, juntamente com o torrão de raízes.
  5. Preencha os espaços vazios do vaso com substrato, compactando-o periodicamente.
  6. Coloque a flor em local com sombra parcial.

Após o transplante, não é recomendável regar a planta durante uma semana.

Propagação por brotos e sementes

A Tillandsia pode se reproduzir de duas maneiras: vegetativamente e por sementes. A propagação por rebentos é uma forma relativamente rápida de produzir uma nova planta. Os rebentos são os brotos jovens da flor que aparecem durante a floração.

Estágios da propagação vegetativa:

  1. Usando uma lâmina afiada, separe um broto jovem que tenha atingido 8 cm de comprimento da planta-mãe.
  2. Polvilhe a área cortada com carvão vegetal.
  3. Coloque o material de plantio em um substrato previamente preparado, composto por turfa e areia em partes iguais.

Com rega regular e iluminação suficiente, os brotos jovens criarão raízes em até 2 meses, após o que poderão ser transplantados para vasos definitivos.

Para propagar espécies atmosféricas, basta cortar um ramo de uma flor madura e amarrá-lo a uma base, como casca de árvore ou pedra.

Cultivar tillandsias a partir de sementes é um processo trabalhoso e demorado, pois as mudas crescem muito lentamente e só florescem após cinco anos ou mais. Você pode usar sementes compradas em lojas ou cultivadas em casa para o plantio.

Cultivando a partir de sementes
Cultivando a partir de sementes

As sementes devem ser distribuídas uniformemente sobre a superfície de um substrato úmido composto por turfa e areia na proporção de 1:1. Não é recomendável enterrar as sementes ou cobri-las com terra. Após a semeadura, o recipiente com as sementes deve ser coberto com filme plástico ou vidro para criar condições de estufa.

Recomenda-se manter o recipiente com as mudas em um local quente e bem iluminado. Com borrifadas regulares no substrato e ventilação diária, as sementes germinarão em apenas 4 semanas.

Perguntas frequentes sobre cultivo

Por que a flor não desabrocha?
Essa planta caprichosa geralmente reage a condições de cultivo desfavoráveis ​​não florescendo. Umidade ou luz insuficientes, mudanças bruscas de temperatura ou correntes de ar são os principais motivos pelos quais as tillandsias se recusam a florescer.
Qual é o ciclo de vida de uma flor?
Uma flor cultivada em ambientes internos raramente vive mais de 4 a 5 anos. A vida de uma planta em cativeiro normalmente termina com a floração, após a qual a roseta mãe morre, deixando para trás um ou dois brotos jovens.
Como estimular a floração?
Se uma tillandsia não produz hastes florais há vários anos, você pode estimular a floração tratando-a com reguladores de crescimento. O zircão é o promotor de crescimento mais comumente usado. No entanto, alta umidade e boa iluminação geralmente são suficientes para que a planta floresça.

A Tillandsia é uma beleza tropical que encanta muitos jardineiros com sua aparência exótica e peculiar. Cultivá-la em casa não é tarefa fácil, mas os resultados compensam o esforço.

Tillandsia
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates