Tradescantia - cuidados domiciliares, tipos e variedades, benefícios e malefícios

Flores

Tradescantia é o nome de um gênero de plantas perenes nativas das Américas, em climas tropicais e temperados. Espécies desse gênero são frequentemente cultivadas em ambientes internos, pois são mais fáceis de cuidar nesses locais, onde é mais fácil atingir a alta umidade necessária e uma temperatura média constante.

Cultivar esta planta não é particularmente difícil, mas é gratificante: todas as variedades têm alto valor ornamental, tornando-as um complemento deslumbrante para qualquer ambiente interno ou estufa. Esta flor é bela não apenas durante a floração; sua folhagem incomum atrai a atenção e a destaca de outras espécies.

Características das variedades e tipos de Tradescantia com nomes

A Tradescantia é uma planta perene caracterizada por caules flexíveis, longos e de crescimento rápido. Os brotos carnudos apresentam folhas ovais alongadas, presas por pecíolos curtos. As flores podem ser de cor verde sólida ou variegada.

A superfície das folhas pode ser lisa ou aveludada. Durante o período de floração, que começa em diferentes épocas do ano, as tradescântias produzem pequenas inflorescências compostas por numerosos botões. No entanto, apenas alguns botões se abrem de cada vez. As flores têm estames longos, pétalas delicadas e um cálice verde-escuro.

Entre as 75 espécies conhecidas de tradescântia cultivadas em ambientes internos, algumas variedades são particularmente populares e amplamente cultivadas: embora suas diferenças possam parecer insignificantes em fotografias à primeira vista, ao comprar flores e criar arranjos florais com elas, suas características únicas tornam-se mais evidentes.

Tradescantia albiflora é uma das variedades mais conhecidas, dividida em dois cultivares: "Aurea" (com folhas amarelas e uma faixa esverdeada) e "Tricolor" (com lâmina foliar verde e listras lilás e brancas). As folhas crescem até 6 cm de comprimento e 2 cm de largura. Os ramos apresentam cachos de pequenas flores brancas.

A Tradescantia fluviatile é uma flor com numerosos caules roxos e frágeis que se elevam acima do solo. A planta possui numerosas folhas pequenas, com 2 a 3 cm de comprimento. A parte inferior da folha tem a mesma cor do caule.

Tradescantia fluvialis
Tradescantia fluvialis

A Tradescantia blossfeldiana caracteriza-se por brotos densos, verde-avermelhados, e folhas ovais com bordas afiadas. Sua superfície externa é verde-escura com nuances avermelhadas. A flor possui inflorescências axilares muito incomuns: de um roxo intenso, cobertas por longos pelos prateados.

Tradescantia blossfeldiana
Tradescantia blossfeldiana

A Tradescantia zebrina (planta trepadeira) é uma planta rasteira cultivada em vasos suspensos para decoração de interiores. Suas folhas apresentam cores contrastantes em tons de verde claro, prata e vermelho.

Tradescantia zebrina
Tradescantia zebrina

Essa variedade se divide em vários tipos, cada um com suas próprias características:

  • pendente - uma espécie amplamente distribuída, conhecida por suas propriedades medicinais;
  • roxo - não possui um padrão nítido nas folhas, cuja cor é vermelho-oliva;
  • Floculose - as folhas são esbranquiçadas, pubescentes e muito macias.

Regras para cuidar da tradescantia em casa.

Embora a tradescântia não seja uma planta muito exigente, jardineiros iniciantes podem encontrar problemas com a deterioração de sua aparência. Os problemas e soluções mais comuns incluem:

  • Há poucas folhas, elas são muito pequenas e os brotos são muito compridos - a iluminação é fraca, a flor precisa ser transferida para uma janela voltada para o leste ou para o sul;
  • A cor das folhas mudou, ficou desbotada e pálida - a iluminação está muito forte ou muito insuficiente;
  • A interrupção do crescimento da tradescântia indica umidade excessiva no ar e no solo;

    cuidados domiciliares
    cuidados domiciliares
  • Se as folhas ficarem marrons, pare de regar com água fria e comece a usar água morna e decantada;
  • pontas de folhas secas – o ar no ambiente não está suficientemente úmido, sendo necessária a pulverização regular (especialmente importante durante a estação de aquecimento);
  • As folhas murcharam e amoleceram – está muito frio no quarto.

Para realçar a aparência da planta, ela deve ser amarrada e apoiada caso não esteja crescendo em um vaso suspenso. Um suporte vertical pode ser inserido no solo onde a planta está crescendo, e os caules podem ser amarrados com barbante. Suportes de parede também podem ser usados ​​para decoração e apoio; a tradescântia irá trepar neles.

Cuidado
Plantas compradas em lojas exigem cuidados mais minuciosos do que aquelas cultivadas em casa.

Para ajudar a planta a se aclimatar, ela deve ser replantada em solo novo e fertilizada. No entanto, se a planta-aranha foi comprada no inverno ou outono, é melhor esperar até a primavera para replantá-la. Se necessário, o replantio no inverno é possível, mas certifique-se de fornecer à planta iluminação adicional.

Ao contrário de algumas plantas de interior que podem ser plantadas ao ar livre no verão, isso não é recomendado para a tradescântia. Lesmas e ácaros podem infestá-la facilmente, e o sol escaldante do meio-dia pode queimar as folhas. No entanto, você pode levar o vaso para fora de manhã e à noite, mantendo-o em sombra parcial e borrifando água regularmente.

Escolhendo o solo e o vaso

Os requisitos básicos para um substrato para a tradescântia são leveza, boa aeração, neutralidade e valor nutricional. Para criar esse solo, você pode comprar terra para vasos em uma loja e misturá-la com minerais naturais: vermiculita e agroperlita (3 partes de terra para 1 parte de cada mineral).

Esse tipo de solo é solto, seca rapidamente e proporciona circulação de ar para o sistema radicular, evitando o acúmulo de água.

Preparação
Além de fornecer solo nutritivo, uma camada de drenagem de argila expandida deve ser colocada no fundo do vaso. Esse material drena o excesso de umidade e a absorve.

O vaso deve ser largo, mas raso, e ter furos para permitir a drenagem do excesso de água. Vasos de plástico ou madeira dura são preferíveis. Evite vasos de cerâmica, pois podem resfriar demais as raízes com facilidade.

Condições de iluminação e temperatura

A luz do ambiente deve ser bem forte, mas difusa; a luz solar direta e intensa queimará as folhas da planta. Uma planta colocada em um parapeito de janela bem iluminado pode ser protegida com cortinas romanas translúcidas. Você pode perceber se a luz está muito fraca pelo padrão nas folhas: ele fica borrado, indistinto e pálido. A iluminação ideal pode ser alcançada colocando o vaso da tradescantia perto de uma janela voltada para o oeste ou para o leste.

Iluminação
A planta também pode se desenvolver sob luz artificial, desde que esta não seja desligada por 10 a 12 horas.

Na primavera e no verão, mantenha a temperatura ambiente entre 23 e 25 °C e leve a planta para fora em dias quentes. Se isso não for possível, ventile o ambiente uma ou duas vezes por dia, mas evite correntes de ar. No inverno, mantenha a temperatura ambiente entre 14 e 16 °C; temperaturas mais baixas matarão a planta. A ventilação é necessária durante a estação fria, mas deve ser mínima e não deve haver correntes de ar frio no ambiente. Oscilações bruscas de temperatura também são inaceitáveis.

Umidade do ar, rega e fertilização

A umidade ideal para a tradescântia é de 60 a 70%. Para manter esse nível de umidade, a planta pode ser borrifada com um pulverizador. Ao borrifar, evite molhar a parte inferior das folhas. A frequência da rega depende da estação do ano: no verão, regue a planta a cada 3-4 dias e, no inverno, a cada 5-6 dias. A rega é desnecessária mesmo em clima quente, desde que os 2-3 cm superiores do solo não estejam completamente secos. O excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes.

A adubação varia de acordo com a espécie da planta. A tradescântia (ou tradescântia) requer fertilização a cada 10-14 dias, do final de fevereiro até o início do outono. Fertilizantes minerais devem ser alternados com orgânicos. No inverno, a planta pode ser fertilizada, mas não mais do que uma vez por mês.

As tradescântias variegadas devem ser adubadas apenas com fertilizante mineral, pois os fertilizantes orgânicos podem fazer com que as folhas percam sua coloração original. A adubação deve ser feita a cada 14 dias durante os meses mais quentes. Durante o período de dormência, o fertilizante deve ser aplicado no solo a cada 1,5 meses, reduzindo a dose pela metade.

Rega
Para regar, use água macia à temperatura ambiente.

Aparar

Como a planta cresce rapidamente e perde seu apelo decorativo, ela requer podas regulares de formação. A Tradescantia tolera bem esse tratamento e prospera depois. A primeira poda do ano deve ser feita após o inverno, no final de fevereiro ou início de março.

Preste atenção!
Você pode podar sua planta de 2 a 3 vezes por ano. Ao podar uma planta adulta, remova as folhas secas e os brotos nus.
Se precisar dar forma a uma planta jovem, basta aparar as pontas com uma tesoura de poda. A poda também pode ser feita logo após o replantio. Para melhorar o aspecto ornamental da planta, os brotos podem ser beliscados regularmente.

Doenças e pragas

Como todas as plantas de interior, as tradescântias são suscetíveis a doenças e pragas se não forem cuidadas adequadamente. Se a temperatura ambiente estiver muito alta, há um grande risco de infestação por tripes (pequenos insetos e manchas descoloridas visíveis nas folhas) e ácaros (teias que aparecem nos entrenós, fazendo com que as folhas murchem e caiam).

A aplicação de inseticida, de duas a três vezes por semana, ajudará a controlar os tripes. Os ácaros podem ser eliminados aumentando a umidade do ar, limpando a parte externa das folhas com uma esponja embebida em água com sabão e aplicando um inseticida.

As tradescântias também podem servir de criadouro para pulgões, cochonilhas e lesmas. Métodos eficazes de controle de insetos:

  • tratamento com uma solução de sabão de lavar roupa e água ou inseticida;
  • Limpar a planta com algodão embebido em solução alcoólica (4 vezes por semana);
  • Limpeza mecânica das folhas e uso de solução de sabão.

As doenças mais comuns que afetam as tradescântias incluem oídio e mofo cinzento. Tratar o oídio com um fungicida nas folhas e no solo a cada 7 dias ajuda. O mofo cinzento é consequência do excesso de umidade no ar e no solo. As áreas afetadas devem ser removidas, o ambiente deve ser ventilado com mais frequência e a rega deve ser reduzida.

Como propagar e transplantar uma flor em casa

Existem três maneiras principais de propagar a tradescântia: por estacas, divisão de touceiras e semeadura. O primeiro método é simples e pode ser usado durante todo o ano. A seguir, um guia passo a passo para propagar a tradescântia:

  1. A partir de uma flor adulta, é necessário separar as estacas (5 a 6 pedaços) e remover as folhas dos entrenós inferiores.
  2. Coloque as estacas em água por 7 a 10 dias e cubra-as com um saco ou frasco.

    Estacas
    Estacas
  3. Assim que surgirem raízes fortes, retire o frasco e plante as mudas em solo rico em nutrientes, em pequenos recipientes separados. Quando as flores crescerem, elas poderão ser transplantadas para vasos maiores e cuidadas como plantas adultas.

Dividir um arbusto é o método mais rápido e ajuda a produzir várias plantas maduras de uma só vez. Este método é adequado apenas para plantas maduras (2-3 anos) e muito grandes. Este procedimento pode ser realizado na primavera, antes do replantio.

A terra deve ser solta, o arbusto inteiro deve ser retirado do vaso e as raízes devem ser liberadas de quaisquer torrões de terra restantes. Você pode dividir o arbusto com uma faca ou à mão, mas faça isso de forma rápida e cuidadosa. As partes divididas devem ser replantadas em vasos separados, regadas com água morna e um fertilizante completo deve ser adicionado ao solo.

Dividindo o arbusto
Dividindo o arbusto

Dos métodos apresentados, a propagação por sementes é o que exige mais esforço. Além disso, esse método às vezes leva à perda de características varietais. Para garantir a germinação, prepare um solo fértil misturado com areia. As sementes são plantadas no solo, regadas com água morna e cobertas com filme plástico. Durante a germinação, mantenha a temperatura ambiente em torno de 20 °C e com luz indireta e intensa. A estufa deve ser ventilada regularmente e as mudas devem ser borrifadas com água. As plantas cultivadas dessa forma podem florescer no terceiro ano.

Plantas jovens precisam ser replantadas a cada 2-3 anos, enquanto plantas mais velhas podem ser replantadas conforme a necessidade. O replantio emergencial é necessário se o torrão de raízes estiver encharcado ou se o sistema radicular estiver muito extenso.

Ao replantar, use um vaso ligeiramente maior que o anterior, com furos de drenagem e uma camada de drenagem. Se a terra antiga estiver em boas condições, não é necessário removê-la das raízes: basta transferir a planta para o novo vaso e adicionar terra nova. Após o replantio, regue a planta.

Benefícios e malefícios da tradescantia para o lar

Você pode cultivar tradescântia em casa não apenas para decoração de interiores, mas também para fins medicinais e preventivos. A planta atua como um filtro, purificando e umidificando o ar, o que é benéfico para o sistema respiratório. Quando usada externamente, a planta promove a cicatrização de feridas e queimaduras, e quando usada internamente, auxilia no tratamento de problemas gastrointestinais e dores de garganta.

Existe uma crença popular de que a tradescântia é um indicador da energia de um ambiente. Mesmo com bons cuidados, a planta não prospera em áreas com energia negativa. No entanto, ela também pode ser cultivada para melhorar o relacionamento entre os membros da família: tem um efeito positivo no humor e ajuda a evitar brigas familiares.

Tradescantia
Acredita-se também que a Tradescantia protege a casa de seus donos de más intenções, inveja e fofocas.

Se uma flor secar repentinamente, apesar de todos os cuidados, isso pode ser um sinal de que ela se protegeu de danos ou do mau-olhado de seus donos.

Cultivar esta flor é recomendado para pessoas que raramente sorriem e se sentem infelizes e deprimidas. Acredita-se que a tradescântia atrai emoções positivas e ajuda a encontrar felicidade nas coisas simples do dia a dia. Cuidar desta flor promove um espírito despreocupado, melhora o senso de humor e aumenta a capacidade de lidar com adversidades.

Os benefícios da tradescântia para a casa também dependem de onde ela é cultivada: é aconselhável cultivá-la na cozinha e no escritório, mas não deve ser cultivada no quarto, pois o problema nesse cômodo é que, como qualquer planta trepadeira, ela pode causar problemas de relacionamento entre os cônjuges.

Perguntas frequentes sobre cultivo

Por que não floresce?
O principal motivo é a falta de luz. Se a planta estiver num vaso muito fundo no cômodo, não florescerá; deve ser transferida para um local mais iluminado. Outra forma de estimular a floração é proporcionar um ambiente fresco durante o inverno (mantenha a planta a 16 °C e reduza a rega). A planta também não florescerá se for muito jovem — entre 1 e 1,5 anos de idade.
É possível plantar espécies diferentes em um mesmo vaso?
É possível plantar diferentes variedades no mesmo vaso, pois todas têm necessidades de cuidado semelhantes. No entanto, é importante escolher um recipiente espaçoso e plantar as flores de forma espaçada para garantir espaço suficiente para todas as raízes. Várias variedades diferentes ficam lindas juntas: esses arranjos são adequados para fins decorativos.
Por que as listras brancas nas folhas ficaram marrons?
Listras escuras podem indicar apodrecimento da planta devido ao excesso de água no solo. A rega deve ser interrompida temporariamente. Se houver água no prato do vaso, drene-a e afofe a terra diariamente com uma agulha de tricô para permitir a entrada de ar.
Qual o comprimento ideal das raízes para plantar uma estaca no solo?
As raízes devem ter pelo menos 2 a 4 cm de comprimento. Estacas com raízes muito compridas geralmente não enraízam: as raízes ficam emaranhadas e não se fixam no solo.

A Tradescantia é uma ótima opção para jardineiros iniciantes e uma planta de fácil cultivo para profissionais. É fácil e agradável de cuidar: não é exigente em termos de condições de cultivo e complementa qualquer decoração de interiores.

Tradescantia
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates