A weigela é um arbusto deslumbrante com flores tubulares que alegram qualquer jardim. Existem muitas variedades com folhagens e cores de flores diversas. Além disso, atrai borboletas para o jardim. A weigela é resistente e muito fácil de cuidar, o que a torna uma das favoritas entre os jardineiros.
As variedades mais populares
Weigela florida 'Foliis Purpureis' (nome científico: Weigela florida 'Foliis Purpureis') é um pequeno arbusto (até 1,5 m) com folhas vermelho-púrpura escuras. Produz pequenas flores em forma de funil, de cor rosa brilhante na parte externa e rosa suave na parte interna.
A Weigela florida 'Bristol Ruby' é um arbusto relativamente grande (às vezes atingindo até 2,5 m). As flores carmesim em forma de sino desta variedade contrastam lindamente com a folhagem verde intensa.
A Weigela florida 'Rosea' é um arbusto grande com folhagem verde e numerosas flores tubulares. Uma característica distintiva desta variedade é a diversidade de cores das flores, que variam do branco ao vermelho-carmesim intenso.
Existem também variedades com folhas variegadas, como a Weigela florida 'Variegata' (lat. Weigela florida 'Variegata'), e folhas vermelho-escuras - Weigela florida 'Alexandra' (lat. Weigela florida 'Alexandra') e muitas outras variedades.
Características de cuidado
A weigela é um arbusto muito fácil de cuidar. A poda regular manterá a planta com uma forma organizada e evitará que os galhos inferiores fiquem expostos.
Página de aterrissagem
A weigela prefere locais bem iluminados, onde floresce abundantemente. Ela também tolera sombra parcial, mas a floração será menos abundante. Variedades com folhagem bordô, vermelha e variegada requerem mais luz do que as variedades comuns. Em locais com pouca luz, as folhas ficam verdes.
Embora a weigela seja bastante exigente em relação à luz, o oposto ocorre quando se trata do solo. A weigela pode crescer em praticamente todos os tipos de solo. No entanto, ela prefere solos bem drenados.
Rega
A Weigela aprecia regas regulares, especialmente durante períodos de seca no verão. A rega regular prolongará a floração.
Fertilizantes
A Weigela responde bem à adubação. O ideal é usar um fertilizante granulado que se dissolva lentamente quando regado. A adubação é especialmente importante após a poda.
Aparar
A poda oportuna ajuda a manter a Weigela compacta e viçosa. A poda também estimula o crescimento de brotos florais. Para evitar uma copa densa e excessivamente crescida, a poda é feita no botão externo. A Weigela é um arbusto que deve ser podado após a floração. Para promover a regeneração, os ramos maduros e grossos são cortados rente ao solo.
Reprodução
A weigela pode ser propagada por sementes, mas estas têm uma baixa taxa de germinação, o que torna a propagação significativamente mais difícil. Estacas são o método mais fácil e eficaz de propagação da weigela. Os ramos do primeiro ano são retirados na primavera. As estacas devem ser lenhosas na base e verdes na ponta. As folhas são removidas da parte inferior. As estacas são então plantadas em vasos e regadas. Estimulantes de crescimento de raízes também podem ser usados. Para estimular o enraizamento, coloque as estacas em um local bem iluminado e muito quente. Regue as estacas regularmente e, no outono, elas podem ser plantadas no jardim.
Com os devidos cuidados e em tempo oportuno, a weigela é praticamente livre de doenças e não sofre danos causados por pragas.
A weigela pode ser cultivada não apenas ao ar livre, mas também em vasos. Variedades menores são usadas para esse fim. No entanto, as plantas cultivadas em vasos requerem poda e fertilização regulares.
A Weigela se adapta e se torna um ótimo complemento para qualquer jardim.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso