A begônia é um grande gênero de plantas anuais e perenes, compreendendo mais de 1.000 espécies. Ela se destaca entre outras plantas ornamentais por seu longo período de floração, coloração diversificada e formato incomum de suas folhas. As begônias podem ser propagadas por folhas, estacas, tubérculos, alporquia, divisão de touceiras e sementes.
No entanto, recomenda-se propagar variedades de floração prolongada apenas por sementes. Isso preservará a pureza da variedade e garantirá uma floração prolongada. O processo é bastante trabalhoso e demorado, mas é o mais eficaz e produtivo para se fazer em casa, especialmente se você seguir uma abordagem passo a passo.
Preparação do material de plantio
Selecionando uma variedade
Os criadores agruparam todas as variedades de plantas em três grandes grupos varietais, distinguindo entre begônias decíduas, arbustivas e tuberosas. Essas características facilitam a escolha da variedade certa pelos jardineiros e ajudam a garantir os cuidados adequados.
As variedades decíduas não são muito adequadas para o cultivo a partir de sementes devido à dificuldade de se obter mudas em casa. No entanto, se você quiser cultivar begônias decíduas a partir de sementes, as mudas podem ser adquiridas em lojas especializadas.

As variedades tuberosas diferem de suas parentes por suas flores grandes e longo período de floração, o que as torna ideais para propagação por sementes. Apesar disso, as begônias tuberosas são mais frequentemente propagadas por divisão de tubérculos e estacas.

Entre as begônias arbustivas, você pode encontrar exemplares de floração contínua que são fáceis de cultivar a partir de sementes. As begônias arbustivas, diferentemente de outras cultivares, são geralmente propagadas por esse método.
Regras e termos para a coleta de sementes
O momento ideal para coletar o material para o plantio depende diretamente do tipo de flor e do seu período de floração.
Por isso, vale a pena prestar atenção ao estado das cápsulas de sementes da planta: o amarelecimento e o ressecamento indicam que é hora de começar a coletar o material para o plantio.
O importante é não deixar que amadureçam demais, senão começam a estourar e todo o conteúdo se espalha.
Para coletar o material com facilidade, retire as cápsulas secas e coloque-as sobre papel. Após uma ou duas semanas, elas secarão completamente e se romperão, revelando seu conteúdo no papel.

Recomenda-se armazenar o material coletado em um saco de papel, em local fresco e seco.
Escolha na hora da compra
Ao comprar sementes, preste atenção à data da colheita, pois as mudas frescas germinam muito mais cedo. Mudas armazenadas corretamente têm uma vida útil de 5 anos.
À venda, você encontra sementes regulares e granuladas; estas últimas são revestidas por uma casca nutritiva, que atua como uma camada protetora e aumenta significativamente seu tamanho.

Os floristas recomendam a escolha de sementes granuladas por vários motivos:
- O plantio desse material é muito mais fácil devido ao seu tamanho maior.
- As flores cultivadas a partir dessas sementes são mais resistentes a diversas doenças e pragas.
- As sementes em grânulos são plantadas em uma pastilha de turfa, o que elimina a necessidade de colheita posterior.
- As begônias que germinam a partir de sementes cobertas com uma camada nutritiva florescem significativamente melhor.
Plantar sementes comuns é bastante difícil, pois seu tamanho microscópico não permite que o material se distribua uniformemente pelo solo.
Equipamento necessário
Para plantar sementes em grânulos, você precisa preparar:
- bandeja com água;
- pastilhas de turfa;
- Frasco de spray com água;
- um frasco de vidro ou de plástico.

Para distribuir uniformemente as sementes microscópicas pelo solo, elas são misturadas com areia. Ao germinar mudas não tratadas, a lista de equipamentos necessários muda ligeiramente.
Você precisará de:
- Recipiente para mudas.
- Vidro para cobrir mudas.
- Frasco de spray para regar.
Você também pode se interessar por:Preparação do substrato
As begônias devem ser cultivadas em solo solto e nutritivo, com pH ligeiramente ácido ou neutro. É importante entender que a escolha do substrato afeta a nutrição e a taxa de crescimento da planta. Um solo adequado para begônias pode ser comprado em lojas especializadas ou preparado em casa usando húmus de folhas, turfa e areia na proporção de 2:2:1. Fibra de coco ou vermiculita ajudam a soltar o solo preparado.
A mistura preparada deve ser passada por uma peneira para remover partículas grandes. É importante lembrar também que, ao coletar húmus de folhas ao ar livre, você pode encontrar solo contaminado com diversos microrganismos que podem prejudicar a planta. Para evitar consequências negativas, recomenda-se desinfetar esse solo lavando-o com água fervente. Ao semear sementes granuladas, a mistura de solo pode ser substituída por pastilhas de turfa com uma camada de retenção de malha.
Processo
Você pode aprender todas as nuances do trabalho utilizando o procedimento detalhado e as fotos passo a passo.
Época de semeadura das mudas
A aparência da futura planta e seu período de floração dependem da época da semeadura.
Jardineiros recomendam começar a semear em janeiro para desfrutar da floração exuberante da planta no início do verão. Se semear cedo, a begônia terá crescido mais do que o tamanho original quando for transplantada para um vaso externo, reduzindo significativamente a capacidade das mudas de se estabelecerem no novo solo e afetando consideravelmente a saúde geral da planta.
Manter as condições ideais de crescimento será significativamente mais fácil se você semear no final de fevereiro ou início de março. Durante esse período, a intensidade do sol aumenta consideravelmente e os dias são significativamente mais longos. No entanto, com essas épocas de semeadura, não espere que as plantas floresçam antes de julho.
De acordo com o calendário lunar:
| Mês | Janeiro | Fevereiro | Marchar | abril | Poderia | Junho |
| Dias favoráveis | 14-16, 23 | 12, 19-21 | 17-19 | 13-16 | 11-13, 21 | 8, 9, 17-19 |
Dias desfavoráveis (Lua Nova, Lua Cheia e os dias anteriores e posteriores a elas):
- Janeiro: 10-12, 24-26.
- Fevereiro: 9-11, 23-25.
- Março: 9-11, 24-26.
- Abril: 7-9, 23-25.
- Maio: 7-9, 22-24.
- Junho: 5-7, 21-23.
As datas restantes são neutras.
Tempo ideal por região:
- Rússia Central, incluindo a região de Moscou - fevereiro;
- Noroeste: final de fevereiro e início de março;
- Urais, Sibéria, Extremo Oriente: durante o mês de março;
- Sul - Janeiro.
Preste atenção também à previsão do tempo.
Você também pode se interessar por:Em tabletes de turfa
O plantio é bastante difícil, especialmente se forem selecionadas sementes não tratadas. Sementes comuns são praticamente inadequadas para plantio localizado, portanto, apenas sementes tratadas são apropriadas para pastilhas de turfa.
Etapas:
- Coloque os comprimidos na água.

Pastilhas de turfa - Aguarde até que os comprimidos estejam bem embebidos em água.
- Coloque uma semente na superfície de cada comprimido usando um espeto ou palito de dente.
- Ao semear o material, é muito importante não deixá-lo submerso muito profundamente, pois as sementes necessitam de muita luz para enraizarem ativamente.

Semeadura de sementes - Umedeça levemente as sementes com água.

Hidratante - Cubra os comprimidos de sementes com um frasco de vidro ou uma tampa de plástico.

Comprimidos em um recipiente - Coloque o recipiente com as mudas em um local aquecido.
- É melhor regar as mudas através de uma bandeja, pois esse método de fornecimento de umidade evitará que os comprimidos sequem.
É importante lembrar que, devido ao revestimento rico em nutrientes, as sementes peletizadas germinam um pouco mais tarde do que as sementes comuns. Seguindo todas as recomendações, os primeiros brotos podem aparecer em apenas 14 dias. Depois de brotarem, não é necessário manter as plantas em estufa.
No chão
O ideal é plantar sementes comuns diretamente no solo, pois seu tamanho as torna inadequadas para o plantio localizado em pastilhas de turfa. Elas devem ser misturadas com areia previamente para garantir uma distribuição mais uniforme sobre a superfície do solo. Sementes granuladas também são adequadas para esse método.

Ao plantar sementes no solo, recomenda-se seguir esta sequência:
- Umedeça a mistura de solo previamente preparada.
- Espalhe as sementes sobre a superfície do solo sem enterrá-las.
- Borrife levemente as mudas com água.
- Cubra o recipiente com as mudas com filme plástico ou vidro.
- Transfira o recipiente para um local aquecido.
O ideal é umedecer as delicadas mudas de begônia com um borrifador. Seguindo todas as instruções de cultivo, as sementes germinarão em 10 a 12 dias após o plantio. Assim que os primeiros brotos surgirem, retire o recipiente de vidro e coloque-o em um local bem iluminado. Quando algumas folhas aparecerem nos brotos jovens, transplante-os para vasos individuais.
Cuidando de plantas jovens e replantando em casa.
Cuidar de begônias jovens é bastante simples; basta fornecer rega regular e uma temperatura confortável:
- Os cuidados adequados com as mudas incluem o processo de aclimatação. Esse processo consiste em arejar periodicamente as sementes germinadas: basta remover o plástico ou vidro do recipiente por 10 a 15 minutos, desde o momento em que a primeira folha brota até o transplante. A aclimatação ajuda a planta jovem a se adaptar ao ambiente e a eliminar o excesso de umidade.
- Para garantir um crescimento vigoroso, as begônias jovens precisam ser mantidas em boas condições de luminosidade, mas não devem ser superaquecidas pela luz solar direta. A temperatura ideal para begônias jovens é de 20 a 22 °C.

Cuidados com a begônia - Os brotos jovens de begônia são muito delicados e podem ser danificados até mesmo pela água, portanto, a rega deve ser feita com um borrifador. Recomenda-se água morna e macia.
Uma planta cultivada no solo deve ser replantada em duas etapas, com 30 dias de intervalo. O sistema radicular das begônias é facilmente danificado, portanto, o replantio deve ser feito com extrema cautela.
A primeira colheita da planta deve ocorrer somente após o surgimento de pelo menos 2 folhas nos brotos.
Uma semana antes de plantar a flor em um vaso definitivo, recomenda-se adicionar ao solo um fertilizante complexo com baixo teor de nitrogênio.
Etapas do transplante de uma planta para um vaso definitivo:
- Coloque uma camada de drenagem no fundo do vaso.
- Encha um recipiente com uma mistura de solo de 6 a 8 cm de diâmetro, composta por terra vegetal, turfa, areia e húmus.
- Coloque a planta cuidadosamente no solo e preencha os espaços vazios do recipiente com terra.
- Umedeça o solo.
A flor crescerá nesse solo durante o próximo ano, portanto, não se esqueça de adubar a planta jovem com fertilizantes complexos para plantas ornamentais a cada 2 semanas.
Possíveis dificuldades de crescimento e doenças
A maioria das dificuldades no cultivo de begônias surge de cuidados inadequados. Cuidados insuficientes reduzem as funções protetoras da flor e diminuem seu apelo decorativo.
- As begônias são exigentes quanto às condições do solo; a deficiência de nutrientes faz com que elas simplesmente não floresçam. Para evitar esse problema, a planta deve ser adubada com um fertilizante completo a cada 14 dias.

Ausência de floração em begônias - Muitos jardineiros decoram os parapeitos das janelas da cozinha com begônias, sem saber que elas reagem negativamente aos produtos da combustão do gás. Em resposta à presença constante de um fogão a gás em um ambiente fechado, a planta murcha e suas folhas perdem a elasticidade.
- O sistema radicular das begônias apodrece com frequência devido à sensibilidade da planta ao solo encharcado. O excesso de água pode levar ao apodrecimento não só das raízes, mas também do caule.

podridão radicular - Manter a planta em um ambiente frio pode causar a perda de suas folhas. Transferi-la para um local quente e sem correntes de ar ajudará a restaurar sua folhagem.
A begônia é suscetível a diversas doenças, incluindo:
- Murcha bacteriana.
- Míldio.
- Botrytis.
Essas doenças se manifestam como diversas manchas nas folhas da planta. Elas podem ser controladas tratando a begônia com um fungicida sistêmico. O excesso de água geralmente é a causa de todas essas doenças.








As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso
Ilya
É possível plantar begônias no inverno?