As propriedades benéficas da camomila são bem conhecidas. Mas poucos sabem como cultivar essa planta em seu próprio jardim. No entanto, não é nada difícil. Com um pouco de esforço e paciência, você pode cultivar seu próprio "remédio" para muitos males.
Características distintivas
A camomila, cujo cultivo e cuidado não são nada mais difíceis do que os de outras plantas. plantas perenesA camomila é uma planta herbácea anual com cerca de 35 cm de altura. Suas raízes são finas e ramificadas, de cor marrom-clara. As folhas parecem ser recortadas em segmentos estreitos. As pétalas são brancas, com o centro amarelo. Uma característica distintiva da camomila é seu aroma que lembra mel e maçã.
A flor contém apiina, óleo essencial, fitoesteróis, vitaminas, substâncias mucilaginosas e taninos, e muitos outros componentes que tornam a camomila tão valiosa para a medicina.
Semeadura e cuidados
A planta se propaga por sementes, que devem ser semeadas em agosto-setembro, pois este é o período em que há umidade suficiente. Se a camomila for semeada na primavera, as sementes podem simplesmente secar.
O local escolhido para o plantio deve ser preparado no verão, cavando-o a uma profundidade de 25 cm e adicionando composto ou estrume. Da próxima vez, o solo precisará ser revolvido pouco antes da semeadura. Semear camomila é bastante difícil porque suas sementes são muito pequenas. Essa tarefa fica muito mais fácil se você misturar as sementes com areia previamente. Em seguida, semeie as sementes uniformemente a uma profundidade de 0,5 cm.
Na primavera, quando a temperatura do ar se aproxima de 5 graus Celsius (41 graus Fahrenheit), as sementes germinam. Quando as primeiras folhas aparecem, as mudas devem ser desbastadas e, ao longo da estação, o solo deve ser capinado e afofado. A floração começa quando o ar aquece até 25 graus Celsius (77 graus Fahrenheit) e continua durante todo o verão.
Propriedades medicinais da camomila
Muitos medicamentos, infusões, decocções e outros produtos medicinais são feitos a partir desta planta.
As infusões, por exemplo, têm efeitos antissépticos, hemostáticos, diaforéticos, coleréticos, anticonvulsivantes e anti-inflamatórios.
O óleo essencial alivia a dor, reduz a inflamação, desinfeta, dilata os vasos sanguíneos, reduz a formação de gases e melhora a respiração. No entanto, deve-se observar que doses maiores podem causar fraqueza e dores de cabeça.
As decocções ajudam a eliminar a caspa e também melhoram a condição geral do cabelo.
A camomila também é usada em cosméticos. Ela possui propriedades antialérgicas, suavizantes, hidratantes e cicatrizantes para a pele.
Agora que você já sabe quase tudo sobre como cultivar e cuidar da camomila, pode plantar essas lindas flores no seu jardim. E pode até mesmo adicioná-las como plantas companheiras. petúnia.
