Cuidando da flor Upstart em casa (+15 fotos)

Flores

Flor-da-chuva, Flor-da-chuva e Lírio-da-chuva são todos nomes para a mesma planta — Zephyranthes. A flor recebeu esses nomes por seu rápido crescimento, literalmente brotando do solo após a chuva, e por sua semelhança com os lírios. Embora a flor-da-chuva não seja uma planta particularmente exigente, é importante seguir as regras para cuidar dela em ambientes internos.

Características da variedade e diversidade de espécies

Zephyranthes é uma planta herbácea perene bulbosa. Dependendo da espécie, o bulbo pode ser redondo ou oval.

A lâmina foliar é lanceolada e estreita, atingindo até 30 cm de comprimento. As folhas de Zephyranthes têm uma rica coloração verde-escura. A superfície das lâminas é brilhante.

As inflorescências nascem em longos caules. Seu formato lembra o de lírios e açafrões. Dependendo da espécie e da variedade, as inflorescências podem ser brancas, amarelas ou em vários tons de rosa. Também existem variedades bicolores. As pétalas podem ser largas ou estreitas, com bordas pontiagudas ou arredondadas.

Existem aproximadamente 35 espécies naturais desta flor e o dobro de híbridos. As espécies mais comuns estão listadas na tabela abaixo.

Nome da espécie Características da lâmpada Características da inflorescência
Forma e diâmetro, em cm Cor da pétala Formato de pétala Estames Período de floração
Atamas Ovoide, 2 Marfim Ponta larga Amarelo brilhante, aberto março-abril
Branca de Neve Rodada 3 Branco Ponta estreita Limão, aberto Julho-Outubro
Dourado Ovado-arredondado, 3 amarelo dourado Ponta larga Laranja, aberto dezembro-janeiro
de flores grandes Ovoide, 3 Rosa Ponta larga Amarelo, aberto Abril-Julho
Multicolorido Oblongo, 3 Branco com o verso avermelhado Ponta estreita Amarelo, aberto Janeiro
Robusta Rodada 2 Rosa choque Ponta larga Laranja, aberto Abril-Julho
Rosa Rodada 3 Rosa claro Amplo e arredondado Amarelo, escondido Abril-Julho

As espécies mencionadas acima são adaptadas para cultivo em ambientes internos. No entanto, existem muitas variedades desta planta adequadas para cultivo em jardins.

Os segredos e as dificuldades de cuidar de um filho rebelde em casa.

Cultivar essa planta em casa não é difícil. Para isso, os jardineiros devem seguir estas orientações.

Critérios de atendimento Recomendação
Iluminação Muita luz brilhante e difusa: peitoris de janelas voltados para o sul, leste e oeste.
Temperatura do ar O período vegetativo ocorre entre 20 e 26 °C; o período de dormência se dá em temperaturas abaixo de 12 °C.
Nível de umidade do ar Alto nível de umidade (50-60%).
Rega À medida que a camada superficial do solo seca durante a estação de crescimento; e diminui durante o período de dormência.
cobertura Aplique um fertilizante completo para plantas de interior com flores a cada duas semanas durante a estação de crescimento. Suspenda a adubação durante o período de dormência.
Período de repouso De dezembro a fevereiro ou de setembro a novembro, dependendo da espécie da flor.
Substrato Solo para gramado + areia + húmus em proporções iguais.
Drenagem Argila expandida, seixos, pequenas pedras britadas ou tijolos quebrados.
Vaso de flores Baixo e largo. Orifícios de drenagem e uma bandeja coletora de água são essenciais.

É melhor não colocar mudas de flores brancas em parapeitos de janelas voltadas para o sul. Essas espécies gostam menos de sol.

Lembrar!
Para regar, use água filtrada e decantada. A água da chuva é ideal. Regue à temperatura ambiente.

A dificuldade mais comum que os jardineiros encontram ao cultivar zephyranthes é a falta de flores. Esse problema ocorre quando os cuidados necessários com a planta não são atendidos. Assim que a planta receber os cuidados adequados, certamente florescerá.

Como propagar e transplantar uma flor em casa

As zephyranthes crescem rapidamente em vasos, por isso precisam ser replantadas anualmente. Para realçar o apelo estético da planta, vários bulbos são colocados em um único vaso. Dessa forma, durante a floração, novas flores substituem as murchas. Alguns cultivadores combinam diferentes variedades de zephyranthes em um mesmo vaso.

Existem duas maneiras de propagar a planta em casa: por sementes e por bulbos. Abaixo, você encontrará detalhes sobre cada método para cultivar novas zephyranthes.

Propagação por sementes

A propagação da planta invasora por sementes envolve as seguintes etapas:

  1. Polinização artificial. Utilizando um cotonete, o pólen é transferido de uma flor para outra.
  2. Coleta de sementes. Dois meses após a polinização, as sementes são consideradas maduras.
  3. Plantio. As sementes coletadas devem ser plantadas imediatamente no substrato, pois perdem rapidamente a capacidade de germinação. Pode-se usar o mesmo substrato utilizado para plantas adultas de Zephyranthes. Cubra o recipiente com filme plástico transparente, simulando uma estufa.

    sementes de Zephyranthes
    sementes de Zephyranthes
  4. Cuidados diários. Borrife as mudas diariamente e deixe-as descobertas por um curto período para permitir a circulação de ar. Os primeiros brotos aparecerão em 2 a 3 semanas.
  5. Transplante. Os rebentos jovens são transplantados apenas quando apresentam 2 a 3 folhas viáveis.

As flores cultivadas a partir de sementes florescem apenas no terceiro ano de vida.

Lâmpadas

Propagar mudas a partir de bulbos é fácil. O processo envolve os seguintes passos:

  1. Separe cuidadosamente os bulbos filhos dos bulbos pais. Os bulbos devem se soltar facilmente. Se estiverem muito presos, ainda não estão prontos para crescer independentemente.

    Lâmpadas
    Lâmpadas
  2. Os locais da fratura são lubrificados com carvão ativado ou carvão vegetal triturado.
  3. Os bulbos separados são plantados na mistura de solo, deixando os colos na superfície.
Importante!
Especialistas recomendam propagar esta planta por meio de bulbos antes ou depois do período de dormência. Não perturbe os bulbos da planta durante a floração.

Pragas, doenças e seu controle

A planta é praticamente imune a ataques de insetos nocivos. É extremamente raro ser atacada por cochonilhas, pulgões ou ácaros, pragas comuns em algumas plantas. Você pode se livrar dessas pragas tratando a planta com uma solução de qualquer inseticida floral. Os pulgões podem ser controlados com uma solução concentrada de sabão. No entanto, esse método só é eficaz se a população de insetos for mínima.

A Zephyranthes possui uma forte imunidade natural. Portanto, a única doença à qual pode ser suscetível é a podridão do bulbo. Essa doença é causada por cuidados inadequados com a planta. Existem diversas causas para a podridão. As mais comuns são:

  • Umidade excessiva no solo, que leva à estagnação da umidade;
  • falha em drenar o excesso de água do prato do vaso em tempo hábil;
  • Camada de drenagem mal instalada ou ausente;
  • Utilizar ferramentas sujas ao plantar ou replantar flores;
  • Entrada e estagnação de umidade nas axilas das folhas da planta.
Podridão no bulbo
Podridão no bulbo

Para combater a podridão, trate a planta repetidamente com uma solução de qualquer fungicida para jardim. Para prevenir a doença, mergulhe os bulbos de zephyranthes em uma solução aquosa fraca de permanganato de potássio por meia hora antes do plantio.

Propriedades medicinais

A flor possui propriedades medicinais. Devido aos seus alcaloides bioativos naturais, a zephyranthes é um componente de alguns medicamentos. A medicina tradicional utiliza componentes da planta para tratar doenças do fígado, incluindo algumas formas de hepatite.

A flor é utilizada no tratamento de acúmulos purulentos resultantes de processos inflamatórios (abscessos). Em alguns países, a planta é incluída em medicamentos destinados ao combate de diversas formas de tuberculose e diabetes. Acredita-se que as folhas de Zephyranthes possuam propriedades antitumorais.

Na medicina popular, infusões e decocções da planta são usadas para tratar resfriados, abscessos e dores de garganta purulentas. Para resfriados, a flor é preparada como um chá e ingerida. Para dores de garganta, a infusão da planta é usada como gargarejo. Um medicamento feito com os bulbos da flor é aplicado em abscessos na pele.

O uso da zephyranthes para fins medicinais por conta própria é inaceitável, pois todos os componentes desta planta são venenosos. O uso indevido representa um risco para a saúde. Para obter aconselhamento adequado sobre o uso da flor como medicamento, você deve consultar um médico homeopata.

História do cultivo de flores e seus símbolos

Zephyranthes é uma bela planta com flores da família Amaryllidaceae. Há pouco tempo, foi classificada como membro da família Liliaceae. Isso não é surpreendente, já que Zephyranthes e lírios compartilham muitas semelhanças.

A flor é originária das regiões tropicais e subtropicais americanas. Traduzido literalmente, seu nome significa "flor do vento oeste". Os americanos acreditavam que o vento oeste trazia chuva. Portanto, o vento vindo dessa direção era considerado portador de chuva.

Existem muitos sinais e superstições associados a esta flor. Alguns alertam contra o cultivo da Zephyranthes, enquanto outros, pelo contrário, aconselham mantê-la dentro de casa.

Acredita-se que a planta não possa ser cultivada em casa pelos seguintes motivos:

  1. As folhas pontiagudas, semelhantes a agulhas, permeiam o espaço, interrompendo a circulação natural da energia harmoniosa.
  2. A flor não deve ser colocada no quarto, pois traz discórdia para o relacionamento entre os cônjuges.

Os motivos pelos quais você pode e deve cultivar Upstart em casa são os seguintes:

  1. A flor possui uma energia suave que tem um efeito benéfico na atmosfera do lar.
  2. A florada da zephyranthes enche a casa de alegria, dando vigor e otimismo aos seus habitantes.
  3. O Upstart ajuda a pessoa a realizar todo o seu potencial. Também direciona os pensamentos na direção correta, facilita as negociações com parceiros e a conclusão de negócios lucrativos.

A decisão de manter ou não a planta dentro de casa é pessoal. Independentemente disso, uma zephyranthes florida é um deleite para os olhos e traz apenas emoções positivas. No entanto, a planta é tóxica. Portanto, uma casa com crianças pequenas ou animais de estimação não é o melhor lugar para ela.

Perguntas frequentes sobre cultivo

Se uma flor precisa de muita luz, por que ela murcha em uma janela voltada para o sul?
A planta precisa de bastante luz difusa, mas não de luz solar direta. O vidro da janela, exposto à luz solar direta, cria um efeito de lente. Janelas voltadas para o sul recebem mais luz solar, então a planta simplesmente superaquece nesses parapeitos.
É verdade que, para garantir uma floração frequente, a planta precisa ser cultivada em um vaso pequeno?
Existem muitas maneiras de se obter uma floração frequente. Todas elas se resumem a uma coisa: estressar a planta. Vale ressaltar que os especialistas não recomendam esse tipo de experimentação, pois pode desgastar a flor rapidamente.
É verdade que não se consegue manter um insolente em casa?
A única razão objetiva pela qual essa planta invasora não deve ser mantida dentro de casa é a sua toxicidade. No entanto, se você seguir as orientações de segurança ao cuidar dela, ela não causará nenhum dano.
Se o bulbo for danificado acidentalmente, a planta pode ser salva?
As chances de salvar a planta dependem da extensão dos danos ao bulbo. Se partes vitais estiverem danificadas, é provável que o bulbo não tenha salvação. Danos menores podem ser tratados com um antisséptico e a planta pode ser cuidada normalmente.

A Upstart é uma flor linda e singular, fácil de cultivar em ambientes internos. A planta é completamente descomplicada. Com cuidados mínimos, seu dono será recompensado com flores belas e delicadas.

Zephyranthes
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates