Descrição e nomes de plantas domésticas venenosas (+34 fotos)

Flores

Os amantes de flores adoram adicionar plantas exóticas aos seus jardins domésticos em miniatura. Além disso, as "novidades" mais incomuns muitas vezes não são apenas belas, mas também perigosas. Jardineiros iniciantes, especialmente aqueles com crianças e animais de estimação, devem pesquisar sobre plantas domésticas venenosas e seus nomes antes de comprá-las.

Características específicas de plantas domésticas venenosas

Plantas venenosas que enfeitam nossos parapeitos de janelas frequentemente exibem flores vistosas e um aroma agradável. Espécimes com fragrâncias fortes podem ser prejudiciais para pessoas alérgicas. Mesmo uma pessoa perfeitamente saudável pode apresentar piora no estado de saúde, incluindo dores de cabeça e confusão mental, devido à exposição excessiva aos óleos essenciais das flores. A gravidade das reações alérgicas depende das características individuais e da idade de cada pessoa.

Lista de plantas domésticas venenosas
Lista de plantas domésticas venenosas

Plantas venenosas são particularmente perigosas devido à sua seiva. A ingestão das toxinas pode causar envenenamento com diversos efeitos colaterais, como erupções cutâneas, reações na pele como queimaduras, úlceras, dispepsia e tontura. Em alguns casos, é necessário procurar atendimento médico especializado.

Muitas espécies de euforbias, por exemplo, possuem espinhos que danificam a pele.

Observe!
Plantas venenosas são estritamente proibidas em quartos e quartos de crianças devido aos seus vapores tóxicos. Em outros cômodos, devem ser mantidas fora do alcance de crianças.

Nomes de plantas de interior que causam alergias

Não há necessidade de se desfazer de uma planta de casa, a menos que haja alguém alérgico na residência ou entre os visitantes frequentes. No entanto, é sempre importante estar atento e conhecer as características das suas plantas.

Gerânio

Um verdadeiro auxiliar de cura da família de mesmo nome, possui inúmeras propriedades benéficas: é um excelente antisséptico, ajuda com tosses e coriza, dores de garganta e infecções de ouvido, alivia o estresse e a tensão, normaliza a pressão arterial, ajuda com dores de dente, trata erupções cutâneas, eczema e muito mais.

O gerânio produz uma grande quantidade de óleos essenciais, que não só têm um aroma agradável, como também podem desencadear alergias. Quando alguém se sente mal, esta flor nem sempre é a primeira suspeita; os sintomas costumam ser semelhantes aos de um resfriado. Indivíduos hipersensíveis podem apresentar rinite grave e problemas respiratórios. Raramente, podem ocorrer angioedema ou choque anafilático.

Os problemas surgem do contato direto com a planta. Mulheres grávidas, mulheres que tomam anticoncepcionais, pessoas com hipoglicemia e crianças pequenas devem evitá-la. As crianças costumam "provar" tudo com que entram em contato, e essa flor pode causar problemas digestivos, hipotensão e aumento da viscosidade sanguínea.

Oleandro

A oleandro floresce abundantemente, exalando um aroma agradável e intenso que pode causar vertigem. Toda a planta, que contém oleandrina e corninina, é venenosa. No entanto, as folhas lanceoladas são particularmente perigosas.

Se ingeridas, podem causar cólicas severas, diarreia e vômitos, além de afetar o coração e o sistema nervoso central. Esses compostos orgânicos podem desregular o ritmo cardíaco e até mesmo causar parada cardíaca.

Ficus

A natureza traiçoeira do ficus reside em sua seiva, que contém cerca de 40% de borracha. A seiva pode causar reação alérgica na pele exposta (coceira, formigamento e, em casos raros, bolhas). Se entrar em contato com os olhos, pode causar queimadura na córnea, seguida de perda de visão.

A seiva é liberada durante o replantio, a poda e a modelagem da copa, caso o ficus esteja danificado ou doente. Esses são os tipos de seiva que podem causar problemas para pessoas com alergia ao látex. Pais cujos filhos manuseiam flores devem ser especialmente vigilantes.

A figueira não é mortal, mas suas folhas podem causar intoxicação grave (os sintomas incluem náuseas, diarreia, vômitos, dores de cabeça e confusão). Também é venenosa para animais de estimação, mas eles geralmente não demonstram interesse. Pessoas asmáticas podem apresentar crises, vômitos, inchaço das mucosas e diarreia.

Azaleia

Este é o nome elegante dado a certas espécies do gênero Rhododendron, que florescem de forma belíssima. Essas pequenas flores, semelhantes a lírios, têm um aroma muito forte. O perfume pode causar tonturas severas e até mesmo perda de consciência.

As toxinas presentes nas folhas frescas e no néctar das flores, que é um produto do mel, são perigosas. A ingestão de partes da planta causa sensação de queimação na boca e aumento da salivação. Isso pode levar a vômitos, diarreia, dores de cabeça, fraqueza e confusão mental. Distúrbios do ritmo cardíaco podem causar convulsões e até coma.

Plantas domésticas venenosas que podem causar problemas gastrointestinais

Fragmentos de plantas e seus sucos podem ser ingeridos acidentalmente. Algumas plantas têm efeitos extremamente negativos no trato gastrointestinal.

Spurge

Como a seiva branca leitosa das espécies do gênero Euphorbia é venenosa em diferentes graus, os animais selvagens evitam essas plantas. Os floristas preferem a Euphorbia de veios brancos, que tem uma aparência muito exótica.

No entanto, deve-se ter cautela e lembrar que, se o suco entrar em contato com água ou alimentos, pode causar gastroenterite tóxica em 8 a 12 horas. Esta é caracterizada por dores de cabeça, queimação e dor no esôfago, vômitos, diarreia, dor e inchaço abdominal, boca seca e desidratação, pressão arterial baixa e arritmia cardíaca.

Amarílis beladona

Esta planta bulbosa, com flores atraentes e aroma delicado, contém o alcaloide licorina em todas as suas partes. É especialmente abundante nos bulbos, que exigem cuidado ao manuseá-los: use luvas, lave bem as mãos e evite tocar os olhos.

A licorina é usada medicinalmente. Em pequenas doses, promove a expectoração. A sobredosagem pode causar vômitos, hipotensão, deterioração do funcionamento intestinal e do bem-estar geral, podendo inclusive provocar convulsões.

Aloe striata

Existem muitas espécies dessa planta suculenta (mais de 500). A babosa, comum em muitas janelas, é particularmente conhecida por suas propriedades medicinais. Jardineiros também cultivam ativamente sua parente listrada, que não deve ser usada medicinalmente devido à toxicidade de todas as suas partes.

A seiva da planta pode causar sangramento uterino e intestinal. Mulheres grávidas devem evitar especialmente a babosa, pois ela pode provocar aborto espontâneo.

Hortênsia

Todas as partes desta bela planta de jardim e de interior contêm glicosídeos cianogênicos. Admirar, tocar e cheirar as flores é permitido, mas evite até mesmo a ingestão acidental da seiva da hortênsia. O envenenamento causa sudorese excessiva, má circulação, dor de estômago, coceira, náuseas e fraqueza muscular.

Monstera

Há muita informação negativa sobre a monstera. No entanto, ela só é perigosa se a pessoa tentar extrair seu suco e aplicá-lo na pele, mucosas ou ingeri-lo. Os princípios ativos em sua composição causam forte ardência na boca, provocando salivação intensa e inflamação. Quando ingeridos, causam desconforto interno, vômitos, inflamação intestinal e até sangramento gástrico.

Pachypodium lamerii

Outra suculenta perigosa. Também conhecida como palmeira-de-madagascar, ela contém uma seiva leitosa venenosa em todas as suas partes. Como o tronco é muito espinhoso, as folhas que crescem agrupadas no topo permanecem facilmente acessíveis.

A seiva, quando ingerida, causa vômitos e diarreia em humanos. Também pode provocar tonturas, convulsões e até parada respiratória. Portanto, a palmeira-de-madagascar não deve ser mantida em áreas com crianças.

Nomes de flores que causam irritação na pele

O contato com algumas plantas de interior pode causar irritação na pele.

ciclâmen persa

Essa flor delicada é usada há muito tempo na medicina popular. Ainda hoje, gotas nasais de seu suco são recomendadas para sinusite. No entanto, se a mistura não for diluída em água, esse tratamento pode ser prejudicial.

O suco contém substâncias altamente tóxicas: pode causar queimaduras nas mucosas, febre, dor de garganta e dificuldade para respirar. O tubérculo contém as substâncias mais tóxicas. Quando entra em contato com a pele, o suco pode causar irritação e inflamação intensas.

Dieffenbachia

Ao manusear a planta perene dieffenbachia, use luvas e lave bem as mãos em seguida, pois ela é venenosa e causa dermatite (lesões inflamatórias na pele). A ingestão da seiva, especialmente do caule, causa queimaduras e inchaço, além de afetar os sistemas digestivo e respiratório.

Cactos

O perigo reside principalmente nos espinhos, pois uma picada pode resultar não apenas em dor, mas também em um pequeno abscesso (como acontece com uma farpa comum). Dependendo da espécie, os cactos contêm diversas substâncias biologicamente ativas. Alguns podem ter propriedades alucinógenas.

Cactos
Cactos

Espatifilo

A planta Spathiphyllum (conhecida popularmente como "felicidade feminina") é cultivada por diversos motivos. Entre eles, destacam-se sua aparência graciosa e sua capacidade de absorver partículas nocivas do ar. No entanto, o contato com qualquer parte da planta pode ser prejudicial.

O contato com a seiva pode causar erupções cutâneas e feridas de longa duração. A ingestão de um pedaço da planta pode causar inflamação das mucosas da boca e do esôfago, fortes dores de estômago e indigestão. Também pode causar inflamação das vias respiratórias.

Poinsétia

Esta bela planta da família Euphorbiaceae é apelidada de "estrela de Natal". Pessoas com alergia ao látex devem manuseá-la com cuidado, pois sua seiva leitosa pode irritar a pele. O contato com os olhos pode causar queimaduras na córnea.

Antúrio

A "felicidade feminina" (spathiphyllum) pode ser enganosa, assim como a "felicidade masculina" (antúrio). Tudo isso graças aos oxalatos — sais do ácido oxálico. Em contato com a pele e as mucosas, a seiva é irritante, podendo causar queimaduras e úlceras (dependendo da sensibilidade alérgica da pessoa). A presença de qualquer parte da flor na boca causa inchaço e queimaduras.

Plumeria

Possui um aroma maravilhoso, que lembra diversas fragrâncias: jasmim, lírio-do-vale, gardênia, cítricos e especiarias. No entanto, a árvore é muito bonita e sua seiva é venenosa, causando sensação de queimação e reações alérgicas ao entrar em contato com a pele.

Perguntas frequentes sobre cultivo

Quais são os cuidados básicos com as flores?
Primeiramente, as flores perigosas devem ser mantidas fora do alcance de crianças pequenas e animais de estimação. Ao manuseá-las, use equipamentos de proteção para a pele e mucosas. Em caso de contato direto com partes tóxicas da planta, evite tocar o rosto e os olhos. Além disso, tome cuidado para não danificar os órgãos da planta.

Quais são os primeiros socorros em caso de envenenamento por flores venenosas?
Se entrar suco:

  • Na pele - lave bem com sabão em água corrente;
  • Em caso de contato com os olhos, enxágue com água corrente por pelo menos 10 minutos;
  • Internamente, lave o estômago, tome absorventes ou carvão ativado (se um pedaço da flor foi engolido, induza o vômito primeiro). Em todos os casos de envenenamento, o leite não deve ser consumido, pois aumentará os efeitos das toxinas.
O envenenamento por uma flor venenosa pode ser fatal?
Sim, em casos excepcionais (se nada for feito e nenhuma ajuda for procurada), a morte pode ocorrer devido ao contato com plantas venenosas.

Cada planta tem seus pontos fortes e fracos. Ao longo da evolução, na luta pela sobrevivência, algumas espécies desenvolveram seus próprios mecanismos de defesa, incluindo a toxicidade. Essa característica oculta pode afetar o corpo humano externa e internamente. É importante estar ciente disso antes de manusear qualquer planta de interior.

Plantas domésticas venenosas
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates