Como construir uma cerca com chapas onduladas e tubos perfilados: dicas e recomendações

Construção

Uma cerca opaca ao redor da sua propriedade é uma maneira simples de proteger sua privacidade de olhares curiosos ou intrusos. Se você escolher o material certo, a instalação da cerca por conta própria requer apenas habilidades básicas e um orçamento razoável. Até mesmo uma única pessoa consegue fixar chapas onduladas coloridas em uma estrutura de tubos perfilados.

Vantagens dos materiais

A chapa de aço perfilada é um material forte, durável e relativamente leve. O aço galvanizado, revestido com várias camadas de polímeros, é protegido de forma confiável contra corrosão e danos mecânicos. O revestimento externo, com acabamento brilhante ou fosco, pode ser sólido ou imitar materiais naturais. As curvas na chapa perfilada adicionam um toque decorativo e servem como reforços estruturais sem aumentar o peso da estrutura.

Uma estrutura feita de tubos perfilados é impermeável às intempéries, incluindo umidade e variações de temperatura. É fácil de projetar e instalar. A conexão dos suportes verticais às vigas transversais requer apenas habilidades básicas de soldagem. Caso a soldagem não seja viável, podem ser utilizadas conexões aparafusadas.

Atenção!
Ao comprar chapas onduladas, preste atenção às marcações para evitar adquirir acidentalmente chapas para telhados que não sejam adequadas para cercas.

Desenvolvimento de projetos

Para calcular a quantidade de material necessária para sua futura cerca, você pode usar um dos projetos prontos disponíveis online ou desenvolver o seu próprio. Ao fazer isso, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Quanto mais fina a chapa ondulada, mais suportes são necessários;
  • Chapas onduladas com menor profundidade de onda são mais fáceis de fixar;
  • Uma cerca muito alta exigirá suportes e fixações adicionais devido à força do vento:
  • Na instalação, as folhas devem ser sobrepostas por uma onda:
  • É melhor calcular o metal laminado para portões e arcos separadamente.

A distância entre os postes é normalmente de 2 a 3 metros. Para os postes, o ideal é usar tubos quadrados com espessura de parede de pelo menos 3 mm e seção transversal de 50 a 60 mm. Para portões e arcos, é necessário um tubo com seção transversal de 80 mm. Para as travessas, tubos com perfil retangular e seção transversal de 50x25, 40x20 ou 30x20 mm são mais adequados.

Importante!
Se a distância entre os suportes for superior a 3 metros ou a altura da cerca ultrapassar 1,7 metros, a cerca deverá ser reforçada com vigas diagonais adicionais.

Instalando a estrutura

A aparência e a estabilidade da cerca dependem da correta instalação dos suportes. Eles devem estar estritamente verticais; um fio de prumo deve ser usado para verificar a verticalidade. Para evitar a corrosão, o metal deve ser isolado do contato com o solo. Para isso, uma camada de areia e cascalho é despejada no fundo da vala de instalação, e o espaço ao redor é preenchido com uma mistura de concreto e pedra britada após a fixação do tubo perfilado.

Importante!
Os postes devem ser instalados abaixo da linha de congelamento. Caso contrário, eles se deslocarão devido à expansão da umidade do solo, causando deformações graves na cerca.

As vigas horizontais são soldadas aos postes nas laterais ou fixadas de ponta a ponta pelo lado externo, utilizando solda ou parafusos. Quando parafusadas, as vigas repousam sobre um suporte — um suporte pré-fabricado ou um pequeno pedaço de cantoneira de ferro de tamanho adequado.

Após a montagem, a estrutura deve ser limpa de ferrugem e pintada para protegê-la contra corrosão. Se a estrutura foi montada sem solda, as juntas devem ser cuidadosamente revestidas. Para marcar e alinhar as barras transversais horizontais, estique um barbante e verifique com um nível.

Instalação de chapas onduladas

Para fixar chapas onduladas a uma estrutura metálica, o ideal é usar parafusos autoatarraxantes com arruelas ou rebites, posicionados nas partes côncavas da chapa para um encaixe mais firme. Para garantir uma conexão forte e rígida, não espace os fixadores muito — o ideal é espaçá-los a cada duas ondulações da chapa. Se a cerca for alta — 2 metros ou mais — os fixadores devem ser instalados em duas vigas, alternando o padrão das ondulações.

Importante!
Para fixar chapas onduladas, é melhor usar parafusos galvanizados ou pintados – eles têm uma aparência mais elegante e são menos suscetíveis à corrosão.

A etapa mais crítica na instalação de chapas onduladas é a instalação da primeira chapa. Ela deve ser fixada estritamente na vertical, pois isso determina a posição de todas as chapas subsequentes. Cada chapa subsequente sobrepõe-se à anterior na primeira onda de relevo, e as juntas não necessariamente se alinham com os postes.

O portão e a porteira são fabricados separadamente. Primeiro, a estrutura é soldada de acordo com o desenho, e as dobradiças e a chapa metálica ondulada são fixadas a ela. Todos os painéis devem ser verificados quanto ao esquadro, medindo-se as diagonais, que devem ser idênticas em cada estrutura e para peças simétricas. Também é recomendável usar juntas soldadas para fixar as dobradiças aos postes de suporte.

Chapas onduladas e tubos perfilados não são os materiais mais baratos para cercas e recintos do tipo "faça você mesmo". No entanto, sua resistência, apelo estético e longa vida útil — que pode chegar a várias décadas — os tornam mais econômicos do que materiais mais acessíveis. Todas as etapas de projeto e instalação estão ao alcance de qualquer pessoa com conhecimentos básicos de engenharia.

Cerca feita de chapas onduladas e tubos perfilados.
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates