Conservas - o que é saudável comer no inverno
O inverno é a estação dos tubérculos. Nabo, cenoura, beterraba, batata, aipo — todos estão em abundância, e você pode se divertir preparando-os de mil maneiras. Não tenha pressa em se desfazer dessa abundância! Em vez disso, transforme-a em deliciosas conservas caseiras, picantes e crocantes, ketchup saboroso, bebidas geladas e geleias e compotas delicadas e aromáticas que irão enfeitar sua mesa durante todo o longo inverno!
Em janeiro, o repolho reina absoluto. Repolho branco, couve-flor, couve, couve-rábano — tem para todos os gostos. Quanto às saladas, estamos comendo salada de cordeiro e de chicória. O inverno ainda é época de abóbora, e não hesitamos em comprar abóboras ou morangas para fazer uma boa sopa.
Boas notícias: os vegetais de inverno são ricos em sais minerais, vitaminas e aminoácidos, nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
Cenouras e beterrabas são ricas em vitamina C, betacaroteno e antioxidantes. Esses vegetais são valiosos porque ajudam a combater o envelhecimento. Brócolis e espinafre contêm luteína, uma molécula que auxilia na digestão. Eles também possuem bons níveis de magnésio e vitamina E.
O repolho é rico em aminoácidos e também contém uma grande quantidade de proteínas, sendo recomendado para dietas vegetarianas.
É impossível enjoar dos vegetais de inverno; basta um pouco de imaginação para decorar os pratos. A beterraba, por exemplo, vem em várias cores: vermelha, rosa e até amarela — sinta-se à vontade para misturá-las.
O espinafre fica delicioso simplesmente refogado na frigideira. A couve-flor rende um purê delicioso, mas também pode ser servida gratinada. Já as batatas, existem tantas maneiras de prepará-las que você pode comê-las várias vezes por semana.
O inverno também é a estação das sopas, e a maioria dos vegetais da estação são os ingredientes principais das melhores sopas.
