Métodos e receitas para conservar cogumelos sorveira em conserva para o inverno (+20 fotos)

Preparativos para o inverno

Os Tricholomae são considerados uma espécie muito comum, mas a maioria dos coletores de cogumelos iniciantes evita esses cogumelos incomuns, temendo confundi-los com seus parentes venenosos. Os coletores de cogumelos experientes sabem que as variedades comestíveis são excelentes para uma grande variedade de pratos.

Os cogumelos do gênero Rowan podem ser cozidos, marinados, salgados, fritos e adicionados a saladas. São bastante simples e fáceis de preparar, e os pratos ficam aromáticos e deliciosos. Depois de aprender as técnicas básicas de preparo, você pode experimentar adicionar novos ingredientes enquanto cozinha.

Características distintivas dos cogumelos comestíveis da sorveira

Os cogumelos do gênero Sorveira, comestíveis e venenosos, são muito semelhantes na aparência, o que dificulta a escolha para quem não tem experiência em colher cogumelos. Existem algumas diferenças que podem ajudar a determinar se um cogumelo é comestível. Primeiro, observe a cor do chapéu. Se for totalmente branco, sem qualquer tonalidade, é venenoso. Somente cogumelos coloridos devem ser colhidos: aqueles com tons de rosa, roxo, violeta e outras cores. As variedades venenosas têm um odor forte e pungente.

Dentre os Trichomycetes, o mais popular é o Trichomycetes cinzento (ou Trichomycetes rato, ou serushka). Seu píleo carnoso é arredondado, mas com a idade torna-se irregular e plano, com uma protuberância ligeiramente achatada no meio. O diâmetro do píleo varia de 4 a 12 cm.

Esta espécie tem uma cor cinza escura, por vezes com um tom púrpura ou verde. O estipe pode atingir 15 cm de comprimento e a sua superfície é coberta por uma fina camada polida. À medida que o cogumelo amadurece, o estipe torna-se oco e mais claro, adquirindo, sob boa luminosidade, uma tonalidade amarelo-acinzentada. A superfície cortada do merrus adquire uma tonalidade amarelada e possui um aroma subtil.

Propriedades úteis e restrições de uso

As variedades comestíveis de cogumelos do gênero Sorveira são consideradas produtos dietéticos que ajudam a melhorar a função gastrointestinal, têm um efeito positivo na função hepática e auxiliam o organismo a eliminar toxinas e resíduos.

A análise química dos cogumelos revelou que eles possuem propriedades antivirais, antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Este produto é benéfico para pessoas com diabetes, reumatismo, doenças geniturinárias e câncer.

Importante!
Somente cogumelos jovens devem ser coletados, pois exemplares muito grandes acumulam diversas toxinas do ambiente, de modo que o dano causado por cogumelos velhos é muito maior do que o benefício.
Não é recomendável o consumo de grandes quantidades desses cogumelos para pessoas que sofrem de pancreatite, colecistite ou têm baixa acidez estomacal.

Preparação e processamento de cogumelos

Primeiramente, os cogumelos colhidos na floresta são cuidadosamente inspecionados e limpos de folhas, detritos e outros contaminantes. Espécimes com vermes devem ser evitados, e áreas danificadas devem ser cuidadosamente aparadas. A parte inferior do talo de cada cogumelo deve ser cortada, pois é considerada inadequada para o preparo. Os cogumelos colhidos são lavados abundantemente em água corrente e, em seguida, deixados de molho por três a cinco horas.

Colheita de cogumelos
Colheita de cogumelos

O tempo de imersão depende do tipo específico de cogumelo sorveira. Por exemplo, os cogumelos sorveira roxos devem ficar de molho por no máximo três horas, pois essa variedade não é amarga. A maioria das variedades deve ficar de molho por três dias, com a água sendo trocada duas vezes ao dia. Após a imersão, os cogumelos devem ser enxaguados novamente e limpos de qualquer sujeira restante. Os cogumelos devem ser levemente secos e cortados em pedaços pequenos, enquanto os menores podem ser usados ​​inteiros.

Métodos para conservar cogumelos de sorveira em conserva para o inverno.

Os apreciadores de cogumelos em conserva conhecem muitas receitas para conservar cogumelos do gênero Sorveira durante o inverno. O aroma e o sabor dependem dos ingredientes e das quantidades adicionadas à conserva.

Quente

A maioria das donas de casa prefere ferver os cogumelos antes de conservá-los em conserva, pois esse processo impede a entrada de substâncias nocivas no organismo. A conserva é feita da seguinte maneira:

  1. Coloque os cogumelos sorveira limpos e picados em um recipiente grande, cubra com água levemente salgada e leve ao fogo.
  2. Após ferver, cozinhe por cerca de cinco minutos e escorra em um escorredor.
  3. As frutas são colocadas de volta na panela, cobertas com água limpa, salgada e fervidas por 30 minutos.

    Salga a quente
    Salga a quente
  4. Poucos minutos antes de estar pronto, adicione 2 a 3 ramos de cravo-da-índia, pimenta-da-jamaica, umbrella de endro e algumas folhas de louro.
  5. O fogão é desligado e a mistura de cogumelos é deixada em infusão por cerca de 15 minutos.
  6. Coloque as folhas de groselha, cereja e raiz-forte, os grãos de pimenta-do-reino e outros temperos desejados em uma tigela preparada. Alguns cozinheiros adicionam raízes de raiz-forte picadas e descascadas, o que confere um sabor característico ao prato.

    Cogumelos em conserva
    Cogumelos em conserva
  7. Coloque o produto final em um recipiente e despeje a salmoura em que a mistura de cogumelos foi cozida. Feche bem o recipiente com uma tampa.

Os cogumelos prontos são transferidos para um local fresco. Os cogumelos em conserva só podem ser degustados após uma semana.

Frio

Antes de serem conservados em vinagre, os cogumelos do gênero Sorveira devem ser bem hidratados. Para isso, coloque-os em um recipiente grande e cubra com água. Cubra o recipiente com uma tampa ou pano. Deixe os cogumelos na água por três dias, trocando a água periodicamente. O principal sinal de que um produto está pronto para a conserva é a firmeza da tampa. Um exemplar bem embebido não deve romper. O método a frio consiste em várias etapas:

  • Coloque os cogumelos com a parte do chapéu virada para baixo, cada camada não deve ter mais de 6 cm de espessura;
  • A camada é polvilhada com especiarias e sal;

    Colheita de cogumelos de sorveira
    Colheita de cogumelos de sorveira
  • O recipiente é fechado e um peso é colocado em cima;
  • Após alguns dias, adicione uma nova camada e repita o processo até que o recipiente esteja completamente cheio;
  • As fileiras são preenchidas com uma solução salina e fechadas hermeticamente.

Conselho!
Os chefs recomendam colocar folhas de cerejeira e groselha, além de raminhos de endro, entre as camadas para realçar o aroma agradável. As folhas de cerejeira são responsáveis ​​pela elasticidade e crocância da mistura em conserva.
Você poderá experimentar as frutas salgadas em um mês e meio a dois meses.

Seco

O método a seco é muito semelhante ao método de conserva a frio, exceto que os cogumelos devem ser imersos em seu próprio suco, e não em água. Para isso, pegue cogumelos limpos e coloque-os com a parte superior voltada para baixo em um recipiente grande. Forre o fundo do recipiente com folhas de raiz-forte e umbelas de endro.

salga a seco
salga a seco

Primeiro, salgue generosamente o fundo da travessa. Salgue cada camada subsequente e adicione temperos a gosto. Cubra a última camada com folhas de raiz-forte e endro, cubra com um pano limpo, feche a tampa e coloque um peso sobre ela.

Após alguns dias, verifique se algum líquido dos cogumelos apareceu no recipiente. Se houver muito pouco, substitua o peso por um mais pesado. Você só poderá provar os cogumelos após 30 dias.

Receitas de pratos com cogumelos sorveira

Batatas fritas com cogumelos são deliciosas. Para preparar este prato saboroso, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 0,5 kg de batatas;
  • 0,5 kg de cogumelos do gênero Sorveira;
  • 50 g de manteiga;
  • aneto;
  • cebola;
  • Tempere com especiarias e sal a gosto.
Batatas fritas com cogumelos sorveira
Batatas fritas com cogumelos sorveira

Limpe os cogumelos, lave-os, fatie-os e cozinhe-os em água fervente por cinco minutos. Escorra a água, adicione água fresca e cozinhe por mais 15 minutos. Enquanto isso, prepare as batatas. Descasque-as, corte-as em rodelas finas e cozinhe-as até ficarem meio cozidas.

Coloque a manteiga em uma frigideira pré-aquecida e refogue os cogumelos por cerca de cinco minutos. Adicione todos os ingredientes à frigideira, tempere com sal e misture bem. Tampe e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos. O prato estará pronto quando as batatas estiverem douradas. Uma pitada de endro fresco e cebola frita costumam ser adicionadas ao prato finalizado.

Salada de Rowan
Salada de cogumelos

Os cogumelos sorveira roxa em conserva são uma salada deslumbrante que será um complemento perfeito para a sua mesa de Natal. Para preparar, você vai precisar de:

  • 500 g de cogumelos sorveira em conserva;
  • 100 g de ervilhas verdes em lata;
  • 100 g de cebolinhas verdes ou duas cebolas médias;
  • maionese;
  • 3-4 ovos cozidos.
Salada com cogumelos sorveira roxa.
Salada com cogumelos sorveira roxa.

Todos os ingredientes são picados e misturados com maionese e ervilhas. Tempere a gosto. Para uma mesa festiva, você pode fazer esta salada em camadas, misturando cada ingrediente separadamente com maionese.

Respostas às perguntas mais frequentes

Os soldados rasos precisam ser encharcados?
Todas as variedades de cogumelos do gênero Sorveira devem ser deixadas de molho. A duração desse processo depende da espécie. Os cogumelos Sorveira de pernas roxas e os cogumelos Sorveira violeta não são amargos, portanto, devem ficar de molho por no máximo três horas. A maioria das outras espécies precisa ficar de molho por cerca de três dias.
É possível secar o sorveira-brava?
Os cogumelos do gênero <i>Phalacus sorveira</i> não só são ótimos para pratos deliciosos, como também são excelentes para conservas de inverno. Podem ser em conserva, salgados e até mesmo secos. Os exemplares secos são moídos até virarem pó e usados ​​como um tempero saboroso.
Por quanto tempo os cogumelos salgados podem ser armazenados?
Frutas em conserva podem ser armazenadas na geladeira por cerca de 6 meses. A temperatura ambiente deve ser em torno de 5°C. Se essa temperatura for ultrapassada, o produto começará a azedar e estragar.
É possível sofrer envenenamento por cogumelos do gênero Sorveira em conserva?
A intoxicação por picles pode ocorrer se picles tóxicos forem adicionados à sua cesta durante a colheita. O armazenamento inadequado dos potes pode causar problemas gastrointestinais. Picles com mais de seis meses não devem ser consumidos.

Conservar cogumelos silvestres em conserva é bastante simples. Basta seguir as regras e recomendações básicas para o preparo e a conservação. Os cogumelos do gênero Sorveira, preparados para uso futuro, são um ótimo complemento para a mesa de festas.

Remo
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates